5 Dicas para seu e-commerce vender mais no Natal


 Saiba como vender mais no Natal!
Black Friday pairando no ar, Natal chegando... como se preparar para vender mais no natal? Esta é uma das preocupações da maioria dos comerciantes, principalmente os de e-commerces, uma vez que este ano as compras online cresceram significativamente.
 
O motivo deste crescimento, infelizmente, foi o Coronavírus. No entanto, para o setor de vendas online, houve um grande avanço e o consumidor também mudou bastante a sua forma de comprar. Assim, é natural até se preocupar com as vendas para o Natal.

Vender no Natal não é como outra época comemorativa qualquer. O natal vem com um clima de festividade, de esperança, além do ano novo que começa a apontar. Todo este “clima” bom leva o consumidor, na maioria das vezes, a comprar mais e quem não estiver devidamente preparado para absorver esta demanda, pode ficar para trás. 

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Neste post, vamos falar como vender mais no natal e lhe dar 5 dicas incríveis para você e seu e-commerce se prepararem bem para o natal 2020. Acompanhe.
 

Como vender mais no Natal?

 
Quem não quer vender mais, principalmente se for no natal? No entanto, só esperar a data pode sim até representar um singelo aumento de vendas, afinal, é um momento especial onde os consumidores são pegos de um frenesi incrível para as compras e os canais online, por conta da pandemia, estão super favorecidos. 

Mas se você não fizer nada a mais, só vai sentir mesmo este pequeno aumento no volume das vendas. Então, quer saber como vender mais no natal? O preparo antecipado é sem dúvida alguma uma das melhores dicas para estar bem nas vendas de natal.

Desde a atualização do visual do seu site até seu estoque, logística de entrega, fornecedores, afiliados, etc., devem ser repensados, renegociados e preparados preferencialmente com antecedência. Deixe o seu marketing mais para a frente, quando já estiver quase próximo do natal.

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E porque este preparo todo antecipado vai colaborar para que seu e-commerce venda mais? Porque você terá o mínimo possível de chances de ter problemas se pensar em todas as etapas de venda com antecedência. A previsibilidade favorecerá suas vendas e, com isso, elas tendem sim a aumentar.

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Vender Mais: como bombar suas vendas antes do fim do ano?!
 

O que vender no Natal?

Se seu e-commerce não vende enfeites de natal e sim pneus para automóveis, por exemplo, como aumentar minhas vendas? A pergunta não o que vender no natal, mas como vender. Sejam presentes, enfeites de natal ou pneus, vender mais no natal é possível, basta ter a jogada de marketing certa que leve o consumidor a comprar o que você vende.

No exemplo acima, uma dica é lembrar seus consumidores da importância de ter um bom pneu para as viagens de natal e ano novo: que tal presentear o pai, mãe, irmão com um jogo de pneus novinhos? 

Seja como for, você deve sempre evidenciar os produtos que mais vendem durante o ano e possíveis promoções também devem ser, preferencialmente, sobre estes produtos também. Natal lembra presente, lembra alegria e seu produto deve estar inserido neste contexto, mesmo que sejam pneus.
 

O que fazer para vender no Natal?

Para um e-commerce ou loja virtual, que dependem 100% do mundo online, deixar seu site e/ou aplicativos devidamente preparados e revisados para este período é fundamental dentro das etapas do que fazer para vender no Natal.  Se quiser, é uma boa dica deixá-los com cara nova, exclusiva para o natal, lembrando sempre festas, alegria.

Corrija possíveis bugs, falhas em alguma página, etc., para que tudo fique pronto até o natal. Lembre-se que o marketing neste período será importantíssimo, pois você enfrentará uma concorrência acirrada, o que é absolutamente natural, com o aumento no volume de compras.

E fique atento também para não falhar no seu estoque e na sua entrega: falhas deste tipo pode levar o consumidor a desacreditar de sua marca, de seus produtos e esta perda de confiabilidade é bem difícil de ser recuperada.
 

5 Dicas para vender mais no Natal

 
1. Foco no seu Estoque:

Já comentamos logo acima: fique de olho no seu estoque. Ofertar um produto em sua loja virtual ou e-commerce e não tê-lo para a entrega é um marketing negativo e tanto. 

DICA: Sugestivamente, tenha um Software de Gestão Empresarial para o seu e-commerce, que facilita e muito o controle de estoque, automatizando e otimizando vários processos da sua empresa. 
 

2. De olho nos prazos de entrega:

Quer vender mais no natal? Então nem pense em deixar de entregar na data prevista. Se isto acontecer, como no caso da falta do produto, o marketing será negativo e suas vendas podem até cair, pois este tipo de problema se espalha muito rápido entre os consumidores. Então, foque também em sua logística.

DICA: ofereça frete grátis para um ou mais produtos. Isto favorece e muito as vendas. 
 

3. Prepare Kits de Produtos:

Os kits são muito bem-vindos no natal, pois para o consumidor comprar um produto “X” que está associado a outro “Y” em um kit dá a impressão de que está economizando dinheiro. 

DICA: você estará vendendo dois ou mais produtos neste kit, o que já representa um aumento de vendas. Então, dê descontos reais no caso de kits.
 

4. Prepare o seu Marketing:

Se você tem uma loja virtual, um e-commerce com vendas em algum marketplace, etc., pensar em marketing neste período do natal pode aumentar pelo menos 50% de suas vendas.

Então use e abuse das redes sociais (sempre com postagens responsáveis e de acordo com as regras das plataformas), crie uma landing page, que é uma página de conversão com um breve formulário de cadastro, e tenha nela uma oferta simplesmente irresistível, gere cupons de descontos, entre outros.

DICA: Estes consumidores todos serão seus principais clientes no natal. Então divulgar os seus produtos é uma das principais maneiras de garantir um aumento nas vendas. Seja criativo e use as ferramentas do marketing a seu favor: e-mail marketing, redes sociais, SEO, etc.
 
5. Atendimento e Suporte:

Pensar e ter um bom atendimento nas vendas de natal é ter um diferencial e tanto e com certeza irá favorecer ainda mais suas vendas. Muitos consumidores deixam de comprar em determinados e-commerces ou sites de vendas simplesmente porque não tiveram suas dúvidas esclarecidas a tempo.

DICA: monitore seus canais de contato e venda com maior intensidade neste período, seja o WhatsApp, chat ou outro qualquer. Esclarecer uma dúvida a tempo pode significa uma venda efetivada. 

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