5 dicas para seu e-commerce vender mais no Natal
Quer saber como vender mais no natal? Descubra neste artigo estratégias eficazes com a ajuda do GestãoClick!
Black Friday pairando no ar, Natal chegando… mas como se preparar para vender mais no Natal? Essa é uma das principais preocupações da maioria dos comerciantes, principalmente dos donos de e-commerce, uma vez que esse período representa uma oportunidade única de impulsionar as vendas e fechar o ano com chave de ouro.
Neste post, falaremos sobre como vender mais no Natal e apresentamos 5 dicas incríveis para que você e seu e-commerce estejam bem preparados para o Natal. Acompanhe!
Como vender mais no Natal?
Quem não deseja aumentar as vendas, especialmente durante o Natal? No entanto, simplesmente aguardar a data pode resultar em um aumento modesto nas vendas. Afinal, é um momento especial em que os consumidores se envolvem em um frenesi incrível de compras, e os canais online estão particularmente favorecidos.
Desde a atualização visual do seu site até o gerenciamento do estoque, logística de entrega, relacionamento com fornecedores, afiliados, entre outros, devem ser repensados, renegociados e preparados preferencialmente com antecedência. Deixe as estratégias de marketing para um estágio mais próximo do Natal, quando a data estiver se aproximando.
O que vender no Natal?
Se seu e-commerce não vende enfeites de Natal, mas sim pneus para automóveis, por exemplo, como aumentar minhas vendas? A pergunta não é o que vender no Natal, mas sim como vender. Sejam presentes, enfeites de Natal ou pneus, vender mais no Natal é possível. Basta ter a estratégia de marketing certa que leve o consumidor a comprar o que você oferece.
No exemplo acima, uma dica é destacar aos seus consumidores a importância de ter pneus de qualidade para as viagens de Natal e Ano Novo. Que tal presentear o pai, mãe ou irmão com um jogo de pneus novinhos? Seja como for, você deve sempre destacar os produtos que mais vendem durante o ano.
O que fazer para vender mais no Natal?
Para um e-commerce ou loja virtual, que dependem 100% do mundo online, deixar seu site e/ou aplicativos devidamente preparados e revisados para este período é fundamental dentro das etapas do que fazer para vender mais no Natal.
Se quiser, é uma boa dica deixá-los com cara nova, exclusiva para o natal, lembrando sempre de festividades, comemoração, alegria etc. Corrija possíveis bugs, falhas em alguma página, entre outros, para que tudo fique pronto até o Natal.
5 Dicas para vender mais no Natal
1. Foco no seu estoque
Já comentamos logo acima: fique de olho no seu estoque. Ofertar um produto em sua loja virtual ou e-commerce e não tê-lo para a entrega é um marketing negativo e tanto.
DICA: Sugestivamente, tenha um Software de Gestão Empresarial para o seu e-commerce, que facilita e muito o controle de estoque, automatizando e otimizando vários processos da sua empresa.
2. De olho nos prazos de entrega
Quer vender mais no natal? Então nem pense em deixar de entregar na data prevista. Se isto acontecer, como no caso da falta do produto, o marketing será negativo e suas vendas podem até cair, pois este tipo de problema se espalha muito rápido entre os consumidores. Então, foque também em sua logística.
DICA: ofereça frete grátis para um ou mais produtos. Isto favorece e muito as vendas.
3. Prepare kits de produtos
Os kits são muito bem-vindos para vender mais no natal, pois para o consumidor comprar um produto “X” que está associado a outro “Y” em um kit dá a impressão de que está economizando dinheiro.
DICA: você estará vendendo dois ou mais produtos neste kit, o que já representa um aumento de vendas. Então, dê descontos reais no caso de kits.
4. Prepare o seu marketing
Se você tem uma loja virtual, um e-commerce com vendas em algum marketplace, etc., pensar em marketing neste período do natal pode aumentar pelo menos 50% de suas vendas.
Então use e abuse das redes sociais (sempre com postagens responsáveis e de acordo com as regras das plataformas), crie uma landing page, que é uma página de conversão com um breve formulário de cadastro, e tenha nela uma oferta simplesmente irresistível, gere cupons de descontos, entre outros.
DICA: estes consumidores todos serão seus principais clientes no natal. Então divulgar os seus produtos é uma das principais maneiras de garantir um aumento nas vendas. Seja criativo e use as ferramentas do marketing a seu favor: e-mail marketing, redes sociais, SEO, etc.
5. Atendimento e suporte
Pensar e ter um bom atendimento nas vendas de natal é ter um diferencial e tanto e com certeza irá favorecer ainda mais suas vendas. Muitos consumidores deixam de comprar em determinados e-commerces ou sites de vendas simplesmente porque não tiveram suas dúvidas esclarecidas a tempo.
DICA: monitore seus canais de contato e venda com maior intensidade neste período, seja o WhatsApp, chat ou outro qualquer. Esclarecer uma dúvida a tempo pode significa uma venda efetivada. Não perca tempo!
Chegou até aqui? Aproveite para testar gratuitamente o software GestãoClick!