ERP Open Source: o que é, e como funciona no Brasil?


Open Source são na verdade softwares de código aberto. E o que é um software ou aplicativo de código aberto? Geralmente um software possui um desenvolvedor, programador, etc., o qual detém o código fo

Os recursos de um ERP Open Source podem até ser considerados como inovadores, mas suas aplicações não são nenhuma novidade, saltando de uma tendência para uma realidade. Antes, porém, de falarmos do Open Source, é importante saber bem o que é um ERP, e e como funciona no Brasil.

Por conceito, ERP é um software de gestão empresarial que tem por função integrar diversas áreas de uma empresa. No entanto, suas funcionalidades vão bem mais além deste breve conceito, pois representa uma automatização de processos, otimização e redução de custos operacionais.

Mas o que é então um ERP Open Source e o que ele tem de diferente de um ERP considerado convencional? Neste artigo, você vai ficar sabendo o que é Open Source, quais os seus benefícios, como funciona o ERP Open Source brasileiro e muito mais. Confira. 
 

ERP Open Source: o que é?


Open Source são na verdade softwares de código aberto. E o que é um software ou aplicativo de código aberto? Geralmente um software possui um desenvolvedor, programador, etc., o qual detém o código fonte destes. Isto significa que atualizações, alterações e melhorias só poderão ser realizadas por este mesmo desenvolvedor.

Claro que cada atualização deste software de código fechado envolve um certo custo, para quem usa os recursos do mesmo. Um software de código aberto, como os Open Source, desenvolvedores e programadores experientes podem customiza-lo e usá-lo em seu negócio da forma que quiserem, sem custo algum.

De pronto percebe-se muitas vantagens pela própria gratuidade do processo, mas estas devem ser observadas com cuidado. 

Primeiro porque você vai precisar de uma equipe de TI altamente treinada para fazer estas customizações e segundo porque o suporte nem sempre está totalmente disponível ou mesmo tem a qualidade que se espera dele, o que raramente acontece em um sistema pago. 

O ideal neste caso é que você tenha um ERP de código fechado, mas com API aberta. Mas falaremos deste assunto mais adiante.
 

ERP Código Aberto PHP

 

O PHP é na verdade uma linguagem de script Open Source de uso geral, ou seja, qualquer um pode realizar alterações e utilizar seus recursos. Ela é muito utilizada, mais especialmente, no desenvolvimento web.

Quando falamos em ERP código aberto PHP estamos nos referindo ao uso desta linguagem nos softwares ERP disponíveis, todos Open Source, ou seja, com código aberto. 

A linguagem PHP é considerada simples e fácil de usar, mesmo para um programador iniciante. Para os profissionais, disponibiliza recursos bem avançados.
 

Como Funciona o ERP Open Source Brasileiro?

 

Na verdade, a solução ERP Open Source Brasil inovou e foi amplamente aprovada pela maioria das empresas, afinal, você pode contar com um sistema ERP com código aberto e que geralmente é gratuito, o que significa na prática que sua empresa poderá customizá-lo como quiser, sem custo algum.

Como Funciona o ERP Open Source Brasileiro? Normalmente os programadores e desenvolvedores responsáveis se organizam em comunidades na web, se auto ajudando em soluções de dúvidas comuns e na criação das linhas de código dos programas. 

No entanto, como já citamos logo acima, inclusive, esta gratuidade toda precisa ser vista com certa cautela, principalmente se seu negócio exige maiores recursos e disponibilidades, tanto em soluções para a sua empresa como em suporte.

Inicialmente, o fato de não ter custos pode dar a falsa ilusão de se tratar de um bom negócio, considerando um ERP Open Source, mas muitas vezes os usuários destes sistemas se veem totalmente sobrecarregados por integrações mal feitas, atualizações falhas, constantes manutenções ou implementações demoradas que podem até levar semanas.
 

ERP Open Source Brasil

 

A primeira grande vantagem dos ERPs Open Source no Brasil foi, sem dúvida alguma, o baixo custo nas implementações dos sistemas. Além disso, a maioria deles se beneficiam de uma grande comunidade de colaboradores na web, cada um deles trazendo várias muitas melhorias.

É preciso entender que existe uma diferença entre um ERP gratuito e um ERP Open Source. O gratuito não é, necessariamente, de código aberto e geralmente possui muitas limitações. 

Um ERP Open Source tem seu código fonte aberto e, portanto, pode receber adaptações de qualquer programador, gratuitamente. Os ERPs pagos possuem muito mais funcionalidades, mas alguns módulos extras podem ser pagos e sua implantação e adaptação para uma determinada empresa pode ser mais complexa, dependendo do caso.

No entanto, oferece muito mais soluções e recursos, muitos destes personalizáveis, segundo as necessidades do negócio o que, no final, pode significar uma melhor relação custo benefício.
 

Integração GestãoClick: + aplicativos para PME's


Existem alguns sistemas ERP com código fechado e que não são gratuitos, mas, no entanto, possuem API aberta, como é o caso do GestãoClick.

Esta condição garante uma quantidade bem maior de parceiros que poderão utilizar a integração GestãoClick na sua empresa, aumentando cada vez mais a variedade de aplicativos que complementam e facilitam a rotina do pequeno empresário.

O GestãoClick, que leva a sério o compromisso de usar a tecnologia para descomplicar o cotidiano de empresas e seus gestores, disponibiliza sua API de integração para aplicativos e sistemas e todos os dados integrados ficarão diretamente na nuvem.

Desta forma seus programadores terão a possibilidade de alterar, selecionar e excluir quando quiser e de qualquer lugar que estejam. Para PME’s, por exemplo, isto é um ganho operacional muito grande, que se reflete diretamente nos lucros da empresa.
 

Sistema ERP de código fechado e API aberta

 

O sistema ERP do GestãoClick, apesar de ser de código fechado, é também de API aberta. E o que isto significa, afinal? A Integração via API é na verdade uma inovação tecnológica que consegue unificar sistemas e modernizar a troca de informação entre estes.

Seja um aplicativo, sistema próprio ou uma loja online, a API da GestãoClick vai se conectar facilmente ao seu negócio, proporcionando maior agilidade e disponibilidade, uma vez que todo o sistema e seus respetivos dados estão armazenados na nuvem.

Além disso, sendo uma API aberta, você mesmo pode criar suas próprias integrações conectando-as facilmente ao ERP da GestãoClick, bem como a outros tantos serviços, tudo em questão de minutos.
 

Saiba mais sobre as soluções ERP com a Integração via API GestãoClick.