Etiquetas: como utilizar no seu controle de estoque


etiquetas controle de estoque
Manter o estoque da sua empresa bem organizado é de fundamental importância para tornar o trabalho mais eficiente. Assim, você e a sua equipe não perdem tempo procurando os itens para repor nas prateleiras ou enviar para os seus clientes.

E para garantir essa organização as etiquetas para controle de estoque são grandes aliadas, facilitando a gestão desse setor, imprescindível para a conversão de vendas. Afinal, sem registrar tudo o que entra e sai, o estoque pode virar uma bagunça.

A gestão competente do setor contribui com a identificação dos itens mais vendidos, os poucos procurados e até mesmo avaliar o que só está ocupando espaço. Além disso, controlando o estoque é possível acompanhar o comportamento de compra dos seus clientes.

Mas isso apenas se torna viável quando os produtos estão todos bem identificados e aí é que entra a importância das etiquetas para estoque, inclusive, as com código de barras. E se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.

Nele é possível conferir mais dicas sobre etiquetas: como utilizar no seu controle de estoque, por meio das informações contidas nos tópicos a seguir.
 

Como funcionam as etiquetas para estoque
Como utilizar as etiquetas no estoque
Vantagens das etiquetas para estoque
Importância do código de barra em etiquetas
Como integrar as etiquetas à gestão empresarial


Como funcionam as etiquetas para estoque


As etiquetas para controle de estoque não são apenas úteis para identificar os itens presentes no setor, mas também para contribuir com a gestão empresarial do seu negócio. Dessa forma, é necessário que elas tenham informações completas.

Entre elas, a descrição do artigo, com todas as características relevantes, inclusive, as que servem para distinguir um produto do outro, como modelo, cor, tamanho, etc. Hoje em dia, as empresas estão investindo ainda no controle de estoque com código de barras.

Dessa maneira, é possível ainda tornar a gestão do estoque mais eficiente. Afinal, com esse recurso, é possível cadastrar ainda mais informações a respeito de cada item e atualizar o setor com eficiência tendo o auxílio do leitor de código de barras.

Mas para que a etiquetagem dos itens colabore com a gestão empresarial, as informações contidas nas etiquetas devem estar cadastradas no sistema do seu negócio. Com isso, você consegue atrelar o seu uso ao sistema, possibilitando ainda atualizações automáticas.
 

Como utilizar as etiquetas no estoque

 
Para tornar viável o sistema de etiquetas para controle de estoque a sua empresa deve ter um sistema de gestão empresarial como o software ERP. Esse programa com a funcionalidade de etiquetas para estoque pode configurá-las e emiti-las de modo apropriado.

Além disso, é possível escolher entre os tamanhos padrões disponíveis ou personalizar o tamanho das etiquetas para que sejam impressas de acordo com as necessidades da sua impressora. Assim, evitam-se desperdícios.

Você consegue ainda customizar as etiquetas para controle de estoque ao optar por diferentes fontes, tamanho de fonte e largura das colunas e margens. Além da descrição, elas podem exibir o valor unitário e o código de barras do produto.
 

Vantagens das etiquetas para estoque


Agilidade na hora de encontrar os produtos no estoque é um ponto fundamental para o sucesso das suas vendas. Afinal, sejam elas online ou físicas, os consumidores costumam dar muita importância à rapidez com que são atendidos e recebem a sua mercadoria.

Mas existem outras vantagens em usar as etiquetas para controle de estoque, como a possibilidade de reduzir enganos e erros de entrega. Afinal, nelas é possível colocar todas as informações necessárias, como cor e tamanho dos itens.

Isso evita, por exemplo, que seja entregue ao cliente um artigo diferente do que ele comprou. Caso esse erro seja cometido, é bem possível perder esse cliente, além de prejudicar a imagem da sua marca.
 

Importância do código de barra em etiquetas


Já o controle de estoque com código de barras possui ainda mais benefícios para a gestão da sua empresa, pois ele garante a automática atualização do estoque. Isso quer dizer que a cada venda realizada, basta passar o leitor de código de barras no artigo.

Assim, o sistema dá baixa do item no estoque. Isso não só torna ainda mais ágil o trabalho da sua equipe, como exige um menor número de funcionários para realizar a tarefa sem perder em qualidade e sem que haja sobrecarga de trabalho.

Além disso, com o controle de estoque por código de barras é possível fazer levantamento mais eficientes, para identificar quais produtos estão com o estoque baixo e precisam ser adquiridos.

Assim, você consegue identificar quais artigos são mais vendidos e em que épocas do ano, evitando a perda de vendas por causa de faltas de itens em estoque. Também consegue identificar quais artigos tem pouca ou nenhuma saída.

Esses itens podem ser adquiridos em menor quantia ou nem mesmo serem mais vendidos mais. Afinal, mercadorias paradas no estoque significam dinheiro parado e prejuízo para o seu negócio.
 

Como integrar as etiquetas à gestão empresarial


Para usufruir de todos os benefícios das etiquetas para estoque, portanto, é preciso contar com um software ERP que atenda às necessidades para uma gestão adequada. Além disso, deve dispor da função de código de barras.

Vale lembrar ainda que o controle de estoque por código de barras permite que sejam acrescidas informações extras no cadastro do produto, como validade, lote, etc., muitas das quais são caberiam na etiqueta.

E engana-se quem pensa que as etiquetas são essenciais apenas para o varejo, mesmo a indústria pode se beneficiar das vantagens do controle de estoque por código de barras. Afinal, esse setor precisa da mesma eficiência para ter sucesso.

Em lojas físicas, há ainda mais uma vantagem, que é a de não perder tempo digitando o código do produto no caixa, bastando passar o leitor de código de barras. Além disso, nas compras virtuais, os produtos podem ser rastreados até chegar ao cliente.

Mas para que tudo isso seja possível é imprescindível que as informações sejam bem registradas para o total controle de estoque com código de barras. É necessário ainda ter um software competente como o GestãoClick.

 
 
 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: