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6 fatores que podem levar a sua empresa à falência

Separamos 6 fatores mais frequentes que levam a empresa a falência. Será que você cometendo algum? Saiba mais e garanta o sucesso o do seu negócio.

Por GestãoClick
Atualizado em
6 fatores que podem levar a sua empresa à falência

Mesmo com um ótimo produto ou serviço para oferecer ao seu público-alvo, há sempre a possibilidade de seu negócio enfrentar dificuldades financeiras. A questão é que são muitos os aspectos que colaboram com o seu sucesso e quando algum deles falha pode causar prejuízos que levam à falência do empreendimento.

Compreender e gerenciar os múltiplos aspectos que contribuem para o sucesso de um negócio é crucial para garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, é necessário considerar múltiplas variáveis.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 6 fatores que podem levar a sua empresa à falência, confira neste artigo os seguintes tópicos:

  1. Não analisar o mercado antes de abrir um negócio;
  2. Ficar sem recursos financeiros;
  3. Não atender às necessidades do público-alvo;
  4. Dispensar o marketing;
  5. Não acompanhar as tendências do mercado;
  6. Não investir nas ferramentas adequadas.

1 – Não analisar o mercado antes de abrir um negócio

Esse pode ser o primeiro e o principal erro que vai levar a sua empresa à falência. Muitos novos empreendedores pensam que só porque oferecem um produto ou serviço com alta procura vão ter sempre um negócio de sucesso. Claro que esse aspecto é muito importante, porém não é o único e nem sempre é o mais relevante.

Hoje em dia, a concorrência é grande em praticamente todos os segmentos de mercado. O que significa que não é só você que vende determinado produto, mas muitas outras empresas também. Por isso, para fazer a sua empresa dar certo é preciso se diferenciar, o que exige bastante análise do mercado, pois é preciso conhecer a concorrência para saber como inovar em algum sentido.

Além disso, é necessário analisar onde vender e para quem vender. Afinal, essas são outras questões que exigem muita pesquisa, já que as suas decisões não podem ser baseadas em achismos.

Também é preciso ter uma visão realista do mercado, considerando todos os problemas possíveis para não ter nenhum tipo de surpresa no meio do processo.

2 – Ficar sem recursos financeiros

Quando a empresa fica no vermelho e não consegue se recuperar, a sua quebra pode ser inevitável. Em geral, todos os demais fatores que podem levar o seu negócio à falência podem causar, também, grandes danos e problemas financeiros. Porém, isso não é uma regra, ainda mais se a sua empresa consegue separar um dinheiro reserva para momentos como esses.

Além disso, existem linhas de crédito às quais os empresários podem recorrer, embora isso possa resultar em mais dívidas. De qualquer forma, se a sua empresa fizer um planejamento financeiro estruturado e adequado, é possível manter o controle das finanças e evitar surpresas, pois você estará preparado para possíveis eventos adversos.

3 – Não atender às necessidades do público-alvo

Outro aspecto fundamental para o sucesso da sua empresa é buscar sempre atender às necessidades do seu público-alvo.

Por isso, é necessário pesquisar muito bem para conhecer todas as características desse público. Não basta saber o seu gênero e faixa etária, é necessário ainda saber qual a faixa de remuneração, grau de instrução, do que gosta, o que faz, onde mora etc.

Apenas dessa maneira você vai conseguir se aproximar dos consumidores em potencial para, assim, oferecer o seu produto.

Além disso, não é raro que alguns empreendedores iniciem um negócio acreditando que o principal consumidor do seu produto seja um determinado público, mas depois de realizar uma pesquisa completa e detalhada, concluem que é outro.

Nessa hora, é preciso fazer os ajustes necessários para atingir os seus objetivos. O local onde você pretendia abrir as suas portas pode precisar mudar ou mesmo as campanhas de marketing que imaginou aplicar vão ter que sofrer mudanças.

Entender quem é o seu público-alvo vai ajudá-lo a compreender, também, se o seu modelo de venda é o mais adequado. Venda complexa, venda técnica, venda consultiva, venda B2B… você sabe onde se encaixa?

Sua empresa não está em um bom momento? Descubra como um sistema de gestão pode te ajudar em: Como um software de gestão pode te ajudar a sair da crise.

4 – Dispensar o marketing

Sabe aquela máxima “quem não é visto, não é lembrado”? Esse ditado serve como uma luva quando o assunto é a comercialização de produtos. Afinal, se você não investir em marketing, como os consumidores vão saber da sua existência? Mesmo que o boca a boca seja muito útil em alguns nichos de mercado, nem sempre é o suficiente.

É necessário criar campanhas de marketing com as ações que irão surtir o efeito desejado, e isso depende do seu setor de atuação e do seu público-alvo. Folders, panfletos, anúncios em veículos de comunicação ou estratégias de marketing digital são exemplos de ações de marketing que podem ser o melhor para o seu negócio e podem ajudar a evitar complicações mais graves ou até mesmo a falência. Por isso é necessário estudar qual delas é mais adequada e independente de qual seja o mais importante é que é preciso colocar esse planejamento em prática.

5 – Não acompanhar as tendências do mercado

Mesmo empresas tradicionais que estão há décadas no mercado podem ir à falência e mais uma razão que pode explicar esse fracasso é a inadequação ao mercado. Com o passar dos anos, os comportamentos e hábitos dos consumidores mudam e, quando eles afetam o seu negócio, é preciso se adaptar às novas tendências do mercado.

Muitas empresas enfrentam essa situação anualmente. Você consegue imaginar marcas tradicionais que ainda oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço que vendiam há anos? Em alguns casos, é necessário apenas adaptar o seu produto ou serviço às demandas atuais. No entanto, em outros casos, pode ser necessário até mesmo começar a vender algo completamente diferente.

E para não ficar para trás é preciso acompanhar o mercado, ler as notícias relacionadas, se informar e mudar quando for preciso, até mesmo antecipando-se ao que é previsível.

6 – Não investir nas ferramentas adequadas

Quando não se investe nas ferramentas adequadas, o seu negócio também pode ficar para trás ou até mesmo ir à falência, ainda mais quando esse investimento se traduz em maior eficiência. Existem diversas formas de investir em recursos adequados, seja em equipamentos para a produção ou em softwares para otimizar as atividades do escritório.

Em meio a tantas alternativas, uma bastante útil para gerenciar a sua empresa é o software ERP, que colabora com a organização da rotina administrativa ao informatizar os dados, interligar os setores e automatizar os processos.

Dessa forma, é possível realizar as tarefas cotidianas de maneira mais ágil, mas em perder em qualidade.

O software ERP também conta com funções que, hoje em dia, são indispensáveis a empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Uma dessas funcionalidades é o emissor de nota fiscal e o gerador de boleto bancário.

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2 Comentários
  1. Respostas Avatar
    Avelina Maria Firmino Hossi 24 de outubro de 2023 as 03:13

    É conteúdo muito pertinente, desejo estar sempre conectada com os vossos conteúdo. Por que eu só estudante de curso de GRH.

    • Oi, Avelina. Tudo bem?

      Que feedback maravilhoso! 🥰
      Estamos sempre em busca de conteúdos úteis para atender e ajudar vocês. Ficamos muito felizes em saber que o nosso artigo te ajudou!

      Conta com a gente e fique de olho nos posts do Blog da GestãoClick! 🤝
      Um abraço!

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