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9 estratégias infalíveis para fidelizar clientes

Ver entrar na sua loja novos clientes que compram os seus produtos é o máximo, não é mesmo? Confira estas estratégias infalíveis para fidelizar seus clientes!

Por GestãoClick
Atualizado em
9 estratégias infalíveis para fidelizar clientes
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Ver entrar na sua loja novos clientes que compram os seus produtos é o máximo, não é mesmo? Mas, e o que você sente quando pessoas que já adquiriram as suas mercadorias voltam a comprar na sua empresa?

A sua satisfação deve ser ainda maior, pois se os clientes voltaram quer dizer que eles gostariam do seu produto, do preço, do atendimento, etc.

Quando o cliente retorna a sua empresa, quer dizer que ele foi fidelizado.

E quanto mais clientes você fidelizar melhor, afinal, eles já foram conquistados, bastando manter a relação firme. Além disso, saber como fidelizar clientes é muito fácil.

Confira, então, neste artigo as 9 estratégias infalíveis para fidelizar clientes e aumenta a conversão de vendas.
 

– Acompanhe o comportamento do público alvo;
– Ofereça produtos personalizados;
– Amplie o roll de produtos da sua empresa;
– Invista na etapa do pós-venda;
– Verifique a satisfação dos seus clientes ;
– Facilite o contato do cliente com a sua empresa;
– Mantenha um relacionamento com os clientes;
– Faça campanhas para valorizar os clientes;
– Tenha a tecnologia como aliada.

 

1- Acompanhe o comportamento do público alvo  

Uma das estratégias infalíveis para fidelizar clientes é acompanhar o comportamento de compra do seu público alvo. Dessa forma, aumentam as chances das pessoas que já são seus clientes voltarem a comprar os seus produtos.

Afinal, é preciso saber quais são as suas atitudes perante o mercado para sempre ter a capacidade de suprir as suas necessidades.

Esse monitoramento, aliás, deve ser permanente, pois a mudança de comportamento em alguns nichos é bem dinâmica.

Um exemplo são as compras online, cada vez mais comuns para consumidores de diversos segmentos de mercado.

Se você ainda não disponibiliza os seus produtos na internet pode ficar para trás e perder os clientes que já conhecem e gostam da sua marca.
 

2- Ofereça produtos personalizados 

 

Outra forma de como fidelizar clientes é comercializando produtos que podem ser customizados. A personalização das mercadorias está em alta e, cada vez mais, conquista clientes de diferentes setores.
 

Então, nada melhor do que dispor em sua loja de opções que possam se adaptar às necessidades do cliente. Com certeza, essa possibilidade vai tornar a pessoa fiel a sua marca, pois sabe que na sua empresa pode sempre achar o que quer e do jeito certo.

3 – Amplie o roll de produtos da sua empresa 

Uma das estratégias para fidelizar clientes muito eficiente é contar com uma maior variedade de mercadorias para vender. Pense que as pessoas que já são os seus clientes podem já ter adquirido tudo o que precisam com você, mas como fazer com que eles retornem?

Se você vender outros itens que sejam do seu interesse, as chances de fidelização são maiores. No entanto, essa medida deve ser bem pensada para não vender artigos que pouco são úteis para o seu roll de produtos.
 

4 – Invista na etapa do pós-venda  

Como fidelizar clientes também exige que a sua equipe faça um excelente pós-vendas. É preciso entrar em contato com quem comprou na sua loja para avaliar como está a sua satisfação com a mercadoria adquirida.

Isso pode ser feito por e-mail ou por mensagem no celular para facilitar o trabalho, de maneira automatizada. Mas, a sua atenção à resposta deve ser avaliada individualmente e sempre oferecer soluções quando houver reclamações do consumidor.
 

5 – Verifique a satisfação dos seus clientes 

Pesquisas de satisfação também são ótimas estratégias para fidelizar clientes, sendo que elas podem fazer parte da sua política de pós-vendas. A satisfação pode ser medida de outras maneiras, porém, pesquisas podem conferir informações bem pontuais.

Quem vende online, por exemplo, pode enviar um e-mail para o cliente logo após a finalização da sua compra, para já saber o que ele achou da experiência. O cliente, por sua vez, sente-se valorizado quando querem saber a sua opinião.
 

6 – Facilite o contato do cliente com a sua empresa 

Contar com vários canais de comunicação para os seus clientes entrarem em contato com a sua marca é mais uma forma de como fidelizar clientes. Já pensou ele tentar enviar um e-mail ou fazer uma ligação e não encontrar o e-mail ou telefone de contato da sua empresa? 

Isso pode dar a entender que a sua loja ou outro estabelecimento simplesmente não quer ser encontrado. Chats online e formulários de contato nos sites também são úteis, mas deve haver colaboradores dedicados a responderem as mensagens dos clientes com agilidade.
 

7 – Mantenha um relacionamento com os clientes 

Relacionamento é palavra chave na hora de como fidelizar clientes. Além de manter abertos os canais de comunicação para que eles entrem em contato com a sua empresa, também vale a pena você fazer esse contato. É válido manter seu cadastro de clientes atualizados. 

Para tanto, a sua equipe pode enviar mensagens em datas especiais, parabéns no aniversário e mesmo um convite para visitar a sua loja e conhecer os lançamentos. Mais uma vez, o cliente se sente valorizado e pronto para se tornar fiel a sua marca.
 

8 – Faça campanhas para valorizar os clientes

Já as campanhas de fidelização são excelentes, já que oferecem um estímulo para os clientes comprarem de novo da sua empresa. Além dos programas de fidelidade, que oferecem benefícios na medida em que os consumidores compram mais, existem outras estratégias.
 
Entre elas, enviar cupons de desconto em datas especiais para os clientes ou mesmo oferecer descontos especiais em uma segunda compra. Tudo isso é muito eficiente se for bem planejado e deve fazer parte da campanha de marketing do seu negócio.

 

9 – Tenha a tecnologia como aliada

Mas como ter todos os dados dos seus clientes bem organizados para colocar em prática as estratégias infalíveis para fidelizar clientes? Um software ERP é a resposta certa, pois nele é possível cadastrar clientes, produtos e muito mais, além de cruzar os dados e obter relatórios.

Assim, você consegue saber tudo o que acontece na sua empresa e quais são os seus principais clientes para que recebem atenção especial. 
  
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