Entenda em detalhes a importância da gestão de serviços

Mesmo empresas que vendem produtos devem estar atentas à gestão de serviços. Você sabia disso? Afinal, mesmo durante a venda de um produto, o seu negócio presta um ou mais serviços.

Ou seja, existe a entrega, a garantia, o atendimento, entre outros aspectos que formam a venda. Além de tornar os procedimentos mais eficientes, geri-los adequadamente pode ser um diferencial de mercado.

Afinal, quando empresas comercializam uma mesma mercadoria, como fazer para se destacar entre a concorrência? Os serviços de alta qualidade podem ser esse diferencial e, se você deseja aprender tudo sobre gestão de serviços, continue a leitura.

Neste artigo você encontrá:

  • O que é gestão de serviços
  • Como funciona a gestão de serviços
  • Como gerir serviços com sucesso
  • Como um ERP ajuda na gestão de serviços

 

O que é gestão de serviços

Gerir significa acompanhar, controlar e organizar, então, gestão de serviços refere-se à maneira como acontecem os procedimentos que são executados durante a venda. Como já foi dito, todos os negócios prestam serviços.

Se eles não forem a atividade final da sua empresa, certamente, aparecem durante a venda de um item, sendo que eles variam conforme o mercado de cada empreendimento. Se a sua empresa entrega a encomenda no endereço do cliente, esse é um serviço oferecido.

O mesmo pode ser dito do próprio atendimento e da garantia estendida, quando houver. São classificados como serviços atrelados a uma venda ainda o que é realizado no pós-venda. O SAC – Serviço de atendimento ao cliente e o suporte ao cliente são mais alguns bons exemplos.
 

Como funciona a gestão de serviços

A gestão de serviços nada mais é, que a forma que seu negócio irá realizar o acompanhamento dos serviços prestados pela sua empresa. Essa gestão pode está ou não atrela à venda de produto. Por este motivo, realizar uma boa gestão impacta diretamente no atendimento ao cliente, ofertas a fim de satisfazer seu cliente .

Afinal, serviços de alta qualidade contribuem para que a empresa tenha diferenciais importantes para se destacar de outros negócios. Porém, mais do que simplesmente oferecer esses serviços é preciso gerenciamento.

Assim eles serão realizados com qualidade, uma vez que envolvem bom atendimento, observação às necessidades do seu público e uma maneira de agregar valor ao seu serviço ou produto. Isso quer dizer que é preciso uma ou mais pessoas envolvidas em sua gestão.

Aqui listamos itens essenciais para →  manter a qualidade na sua prestação de serviços
 

Como gerir serviços com sucesso

Além de ser uma estratégia para atrair e conquistar mais clientes, a oferta e gestão de serviços adequada também é uma das principais ferramentas para a fidelização. Afinal, cliente sastifeito, é bem provável que adquira novamente os seus produtos e serviços.

E para garantir que os serviços sejam apropriadamente conduzidos, é preciso ter em mente o que se chama de os 4 P’s da gestão de serviços. Veja quais são eles a seguir e como são úteis para o sucesso do seu empreendimento:

Perfil

Quando falamos em perfil, refere-se tanto a sua empresa quanto ao do seu público alvo. Afinal, ao identificar o seu tipo de negócio e o que ele pode oferecer em termos de serviço, fica mais fácil de visualizar o que é mais relevante.

Por outro lado, é importante considerar como esses serviços podem ser disponibilizados para que se ajustem à necessidade do cliente. Essas informações podem ser levantadas quando se conhece muito bem os consumidores em potencial da sua marca.

Processos

Os processos envolvem todas as etapas da aquisição de uma mercadoria, sendo que começa no momento que o cliente encontra o seu negócio e se estende até o pós-vendas.

É preciso identificar todas as fases desse ciclo para averiguar o que, em cada momento, pode ser oferecido a fim de qualificar a experiência de compra do consumidor.

Procedimentos

Os procedimentos estão mais associados à forma como os processos são executados. Desse modo, para cada processo ou etapa da venda é preciso saber como o serviço pode ser executado de maneira mais apropriada. O procedimento está muito atrelado ao atendimento.

Pessoas

Mais um dos 4 P’s da gestão de serviços são as pessoas, isto é, os colaboradores responsáveis por colocar em prática os procedimentos em cada processo. Eles são peça fundamental do sucesso do seu negócio, pois são a imagem da sua empresa.

Assim, a melhor forma de administrar esse P é contratando profissionais capacitados para atuar no seu cargo e manter uma política de aperfeiçoamento da sua equipe. Isso garante que ela esteja sempre bem-preparada para servir os clientes e aumentar a conversão de vendas.
 

Como um ERP ajuda na gestão de serviços

Para gerir serviços é preciso ter as ferramentas adequadas, pois mesmo com profissionais capacitados, o trabalho se torna muito mais eficiente quando os dados são informatizados, setores conectados e os processos automatizados. E o software ERP ajuda em tudo isso.

Ao informatizar os dados, permite que haja um cadastro de serviços, clientes e fornecedores, controle de estoque, orçamentos e ordem de serviço além de controle financeiro completo..  tudo bem organizado e atualizado em tempo real com acesso de qualquer lugar. Conectando todos os setores a fim de evitar retabalhos.

Outra vantagem da automatização é que a margem para erros diminui considerávelmente, evitando falhas que podem prejudicar a relação com o seu cliente. O software ERP fornece, inclusive, relatórios para acompanhar os resultados e avaliar a sua gestão de serviços. 
 

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