O que é e para que serve a gestão de serviços?
A gestão de serviços é algo fundamental para o sucesso de uma empresa. Isso vale independente do negócio que você tem. No entanto, muitas pessoas ainda não têm noção do que isso significa. De modo geral, ter uma gestão eficiente em todas as áreas do seu negócio é fundamental. Afinal, é por meio dela que se tem […]
A gestão de serviços é algo fundamental para o sucesso de uma empresa. Isso vale independente do negócio que você tem. No entanto, muitas pessoas ainda não têm noção do que isso significa.
De modo geral, ter uma gestão eficiente em todas as áreas do seu negócio é fundamental. Afinal, é por meio dela que se tem o controle e as informações necessárias para a tomada de decisão assertiva.
Neste artigo, compreenda o que é a gestão direcionada aos serviços. Bem como, qual a sua funcionalidade e os quatro P’s que a regem. Assim, entenderá a importância de aplicar em seu negócio.
O que é a gestão de serviços de uma empresa?
Ela é caracterizada como todo e qualquer procedimento que almeja a elaboração de um produto. Ainda, se refere a prestação de um determinado trabalho para o cliente. Dessa forma, a gestão de serviços engloba um conjunto de estratégias que visam um objetivo.
Esse último é a garantia de satisfação do cliente. Mas, muitas empresas tentam implementar esta metodologia e acabam falhando. Assim, existem alguns erros que não permitem esse sucesso. Por exemplo, não conhecer bem o perfil do negócio.
Quando não se sabe onde seu empreendimento se encaixa, tudo fica mais difícil. Então, você não consegue sequer definir um público-alvo. Logo, essa é uma informação que influencia em absolutamente todos os aspectos do seu negócio.
Você precisa dela para entender o mercado. Além disso, sem esse conhecimento não é possível traçar estratégias de como se comportar em relação aos concorrentes. Portanto, nunca negligencie esse passo tão importante.
Só obtendo essas informações que a gestão de serviços terá a eficácia esperada. Aliás, é necessário ainda, que você tenha em mente a principal missão deste sistema. Ou seja, potencializar a experiência do consumidor com a marca sempre será o foco.
De modo geral, isso é um processo trabalhoso, mas absurdamente compensador. Então, é essencial que ele seja aplicado para que os resultados sejam positivos.
Para que serve a gestão de serviços na sua empresa
Lembre-se que essa estratégia se aplica em qualquer setor. Então, não importa se você tem uma loja online ou um depósito de construção. Também, vale reforçar que ela envolve uma série de boas práticas.
O interessante é que elas podem ser passadas para pequenas ou grandes equipes. Com isso, já é possível ter uma ideia dos impactos que essa iniciativa causa. Desse modo, o primeiro se refere a tomada de decisões.
Imagine que você quer implementar um produto novo no seu negócio. No entanto, não conhece bem seu público. Portanto, ainda não tem ideia de como será o processo produtivo.
As chances de você fracassar nesse caso são altas. Mas, a gestão de serviços vem para organizar as ideias e a prática como um todo. Então, é por meio dela que se pode analisar a viabilidade de um serviço.
Além disso, ela estreita a relação entre sua empresa e seus clientes, Com um bom planejamento e controle de estoque, a comunicação entre todas as áreas da empresa fica mais fácil. Como consequência, você tem constantes melhorias acontecendo nesse sentido. Sendo assim, seus resultados serão mais satisfatórios.
Em relação aos funcionários, a gestão também tem sua importância. Porque ela influencia na cultura de uma empresa. Ou seja, se todo mundo está alinhado, é possível trabalhar junto e com mais eficiência.
Conheça dos 4 P’s da gestão de serviços
Ao se perguntar o que é gestão de serviços, é impossível não abordar os famosos 4 P ‘s. Em geral, eles são os componentes necessários para colocar essa iniciativa em prática. Assim, sem esses elementos, sua estratégia não estará completa.
Dessa forma, cada um deles atua determinante dentro do planejamento da sua empresa. Sendo assim, os próximos tópicos vão discutir cada um deles detalhadamente. Portanto, você saberá como integrá-los ao seu negócio.
1- Perfil
Este primeiro ponto é referente ao perfil do seu público e da sua companhia. A princípio, você precisa identificar tudo o que sua empresa pode oferecer ao consumidor. Aliás, tendo bem claro qual o seu tipo de negócio. Então, como citado acima, a gestão de serviços começa neste ponto.
Além disso, não pense que essa é uma etapa para se fazer sozinho. Porque todos os colaboradores precisam estar cientes dessas informações. Dessa forma, veja outros dados importantes que precisam estar alinhados.
• Missão da instituição;
• Visão;
• Valores;
• Origem;
• Opções de serviços e produtos.
2- Processos
Consiste em tudo que integra a prestação de um serviço ou oferta de um produto a um cliente. Então, isso vai desde o momento em que ele conhece seu negócio até o pós-venda.
Cada fase da jornada de compra precisa ser de seu conhecimento. Afinal, é por meio disso que você vai garantir que a experiência do consumidor seja boa. Portanto, são necessárias algumas medidas para garantir isso.
Um exemplo de gestão de serviços é sempre testar o produto antes de entregar. Além disso, você pode oferecer garantia e um esquema de assistência. Claro que, a depender da sua empresa será preciso fazer algumas alterações.
3- Procedimentos
Você deve pensar em como os processos vão acontecer. Então, o terceiro P se refere às condutas e comportamentos que foram determinados pela sua organização. Aliás, isso é importante para garantir a eficiência do seu negócio.
Dessa forma, se você estabelece regras para procedimentos, é possível padronizar um serviço. Ainda, não ache que isso só funciona no meio offline. Porque quem trabalha com internet também precisa pensar nessas variáveis.
Além disso, se tem uma coisa que pode ajudar nesse passo, é o investimento. Por exemplo, dispor de uma boa estrutura, tecnologia, máquinas. No entanto, isso não é uma regra.
Caso seu negócio seja pequeno, fique tranquilo. Porque é possível implementar a gestão de serviços independente do tamanho da empresa.
4- Pessoas
Esse ponto é relacionado ao elemento mais importante de qualquer empresa, as pessoas. Mas, dando ênfase aos colaboradores. Porque são eles que impulsionam os processos dentro de uma companhia. Portanto, você precisa ter atenção com seu público interno.
Investir em capacitação e treinamentos é uma boa alternativa. Além disso, a comunicação entre os envolvidos precisa funcionar bem. Por isso, todo o clima organizacional é importante.
Você precisa criar um ambiente que incentive essas pessoas a te ajudar com seu negócio. Dessa forma, todos estarão empenhados em conquistar o melhor resultado.
Coloque os 4 p’s em ação
Quando se coloca os 4 P ‘s em ação, você tem a resposta para o que é gestão de serviços. Sendo assim, aplique todos os seus esforços e ferramentas neste método. Assim, verá que o resultado será surpreendente e sua empresa irá crescer ainda mais.
Agora que você já sabe para que serve uma gestão de negócios, e o quanto é necessário um acompanhamento de perto para a perfeita execução dos serviços prestados. Saiba também a importância da utilização de um sistema ERP a fim de auxiliar na gestão da empresa e na tomada de decisões. Conheça o melhor sistema de gestão empresarial e faça do seu negócio um sucesso.