Intermediador de Pagamento: por que adotar em seu negócio?


O que é Intermediador de Pagamento!

Nos dias de hoje, fazer compras online em marketplaces e tantas outras lojas virtuais é uma ação absolutamente comum e usual para muita gente. O que poucos sabem é que, dentro desta negociação de compra online, existe o chamado intermediador de pagamento.

Mas como assim: intermediador de pagamento, não estou comprando e pagando diretamente com a loja? Na maioria das vezes, não! E este intermediador é utilizado não só nas lojas virtuais, ou seja, muitas lojas físicas também o usam.

Fundamental e indispensável principalmente para pequemos e médios empreendedores, o intermediador de pagamento garante, com efetividade e segurança, que a compra seja realizada e paga com sucesso. Neste post, vamos explicar melhor o que é este intermediador e os mais usados no mercado. Acompanhe!


O que é Intermediador de Pagamento?


Para tentar explicar e garantir um melhor entendimento sobre o que é intermediador de pagamento, a melhor forma de responder à esta pergunta é dando um exemplo prático. Imagine-se em uma loja virtual qualquer, onde você identifique um produto de seu interesse e coloque o mesmo no carrinho desta loja.

Em seguida você fará uma espécie de checkout: fará o seu login (caso não o tenha terá que se cadastrar) e informará seus dados básicos de acesso, endereço e contato. Feito isso, irá para a parte relacionada ao pagamento, onde serão exibidas as opções disponíveis, geralmente cartões de crédito e débito ou boleto.


Precisa de um Software Para Emissão de Boletos? Teste grátis!
 


Feita a escolha, você concretizará então o pagamento, recebendo o número do pedido e passará a aguardar a entrega. Todo este processo de escolher o método de pagamento foi realizado, muito provavelmente, por um intermediador.


Intermediação de Pagamentos Online: como funciona?

Na verdade, a intermediação de pagamentos online funciona como uma plataforma que, com segurança, faz a ligação entre os consumidores e as empresas e lojas que vendem.

E usar um intermediador de pagamento é super simples e prático, ao contrário da alta burocracia e de vários processos para se contratar, por exemplo, empresas de cartão de crédito e/ou instituições financeiras. 

No caso do intermediador, o microempreendedor só terá que realizar um cadastro especifico junto à plataforma escolhida onde todo este processo é gratuito. Este empreendedor só terá que pôr a mão no bolso quando tiver que realizar o pagamento online das taxas relacionadas às transações realizadas.

E o intermediador, como já dissemos inclusive, não é exclusividade das lojas online. Muitos empresários com lojas físicas também optaram pelo intermediador de pagamentos.


Melhor Intermediador de Pagamento: como escolher?


Existem muitas opções no mercado e afirmar qual é o melhor intermediador de pagamento depende muito da relação custo benefício para a sua empresa em questão. No entanto, genericamente falando, existem 3 pontos fundamentais que precisam estar pressentes em qualquer plataforma de intermediação de pagamentos, que são:
 

• Taxas competitivas: isto é um atrativo importante na hora da decisão.

• Ter um sistema antifraude eficiente. No Brasil, as fraudes com cartões são muito comuns;

• O intermediador será o responsável por toda a transação relacionada ao pagamento. Isto quer dizer que, caso haja inadimplência de qualquer tipo, toda a responsabilidade recai sobre a plataforma contratada e não sobre o empreendedor contratante.


Quer saber mais? Veja --> Intermediador de Pagamentos: como escolher a melhor opção?


Abaixo vamos relacionar 5 nomes mais comuns e populares de plataformas que promovem a intermediação de pagamentos. Confira:
 

• PagSeguro

É muito popular, talvez até uma das plataformas mais conhecidas e populares que se tem notícia. Tem toda a segurança e garantia do grupo UOL, o que dá transparência e tranquilidade ao negócio, tanto do lado do empresário como do lado do consumidor.

O checkout do Pagseguro é simples e transparente, mantendo sempre o usuário no mesmo ambiente até concluir o pagamento, o que é ótimo para a loja. 

A tarifação é por venda realizada e integra-se perfeitamente com a maioria dos sistemas de gestão empresarial como o GestãoClick, por exemplo, que também é muito popular e utilizado pela maioria dos empreendedores e indispensável para pequenas e médias empresas.

Conheça a Integração Pag Seguro + GestãoClick!

 

• Mercado Pago

Também é muito popular e nos últimos anos renovou-se, firmando o seu lugar no mercado, como uma plataforma robusta, confiável e prática. Sua principal desvantagem é o fato de não oferecer um checkout transparente, fazendo com que o usuário tenha que acessar uma outra página para concluir a operação.

Conheça a Integração Mercado Pago + GestãoClick!
 

• PayPal

Conhecido mundialmente, tem um benefício inigualável: consegue realizar transações tanto nacionais como internacionais. Isto proporciona uma maior amplitude comercial, mas, por outro lado, tem por desvantagem não permitir qualquer tipo de parcelamento de compra.

Além disso, o cartão deve ser internacional para que a aprovação da compra seja realizada.

 

• GerenciaNet

Mais novo no mercado, é bastante usual e entende bem o mundo do marketing digital. Por exemplo: se o comprador tiver o seu pedido de pagamento por cartão de crédito negado, por qualquer motivo, pela operadora, o sistema GerenciaNet irá realizar várias outras tentativas para concretizar a compra.

Isto para não perder a venda, conseguindo assim manter ou até aumentar a taxa de conversão. Além disso, tem inúmeras formas de pagame

nto e aceita as principais bandeiras do mercado.

Conheça a Integração GerenciaNet + GestãoClick!

 

• YaPay

Pode ser considerado facilmente como uma das melhores plataformas existentes. Isto porque disponibiliza diversas formas de pagamento, parcelamentos, aceita várias bandeiras e até transferência bancária.

Além disso, como no caso do GerenciaNet, preocupa-se com a taxa de conversão evitando a perda da venda ao oferecer outras tantas alternativas possíveis para pagamento, caso o cartão do cliente seja negado pela operadora, por exemplo.

Estas são apenas algumas das várias plataformas existentes. Vale analisar mais profundamente cada uma delas e pesar bem os prós e os contras para o seu negócio em específico.

 

Intermediadores de Pagamento E-commerce

Mesmo que o seu negócio seja um e-commerce pequeno ou médio, é quase que impensável efetivar todas as suas vendas e operações financeiras sem ter um bom intermediador de pagamento e-commerce.

Isto porque com o intermediador todas estas operações serão transparentes e seguras para os seus clientes e para você, empresário, com a segurança e confiabilidade que estas plataformas de intermediação proporcionam. 

Quando contratar os serviços de um intermediador, é necessário ter em mente que este precisa estar devidamente adaptado às suas necessidades de negócio, ao seu e-commerce. 

Em suma, as soluções precisam contemplar todos os meios de pagamento que você almeja, com taxas competitivas e uma interação adequada com o seu sistema de gestão empresarial, bem como com a sua loja virtual. 

 

Precisa emitir boletos registrados? Faça isso com total segurança! Leia mais --> GestãoClick e Paghiper: forma fácil e segura para emissão de boletos registrados!