Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » 5 pequenos negócios que precisam de um ERP

5 pequenos negócios que precisam de um ERP

Grande parte dos empreendedores de pequeno porte estão acostumados a fazer a administração do próprio negócio de forma manual, monitorando o controle das atividades por meio de planilhas confusas e descentralizadas. Porém, nem sempre esse método permite uma gestão eficiente. Investir em um ERP para pequenos negócios pode ser a solução ideal nesses casos. O […]

Por GestãoClick
Atualizado em
5 pequenos negócios que precisam de um ERP
ERP para empresas de pequeno porte

Grande parte dos empreendedores de pequeno porte estão acostumados a fazer a administração do próprio negócio de forma manual, monitorando o controle das atividades por meio de planilhas confusas e descentralizadas. Porém, nem sempre esse método permite uma gestão eficiente. Investir em um ERP para pequenos negócios pode ser a solução ideal nesses casos.

O ERP (Enterprise Resource Planning), que, traduzido para o português, significa Planejamento de Recursos Empresariais é um sistema de gestão empresarial usado para automatizar processos e integrar informações de diferentes departamentos.

Neste artigo, falaremos mais sobre as principais diferenças na gestão de ERP para pequenas empresas e, principalmente, sobre como essa inovação pode ajudar seu negócio a crescer cada vez mais.

Quer aprender tudo sobre ERP em um guia completo? Clique aqui!

Qual a importância de um sistema ERP para pequenas empresas?

Usar o ERP em seu pequeno negócio pode facilitar e muito a rotina da sua empresa e, principalmente, ajudar você a ter todo o controle sobre os processos internos. Com um sistema de gestão integrado, você não precisa mais se preocupar com planilhas complexas ou qualquer outro tipo de controle manual que torna seu gerenciamento mais difícil do que funcional.

E o mais importante: com o ERP, a confiabilidade dos dados é garantida, evitando o risco de entrada manual de informações incorretas, além de falha ou vazamento de dados.

O ERP permite maior segurança interna dessas informações, diferente do que acontece com o gerenciamento feito por planilhas (comum em pequenas empresas). Afinal, os dados da planilha podem ser facilmente perdidos devido a operações inadequadas, alterações frequentes ou uso simultâneo por várias pessoas, levando a muitos erros.

Considerando que mais de 50% das pequenas empresas fecham em apenas 5 anos por falta de uma boa gestão, é importante manter o controle eficiente de toda a sua operação e seus processos – algo que é essencial para o crescimento de qualquer negócio, concorda?

Leia também: A importância de um ERP após abrir uma empresa

Diferenciais de um ERP para pequenas empresas

Com o sistema ERP, sua pequena empresa terá a automatização de processos internos, o que traz mais agilidade e eficiência para as atividades administrativas. Confira alguns dos principais motivos para investir nessa tecnologia:

Versatilidade

Empresas de diversos segmentos que precisam organizar suas atividades podem utilizar o ERP devido à sua versatilidade. Além disso, essa tecnologia se adapta conforme as necessidades do seu negócio, independente de ser de pequeno ou médio porte. 

Ao contar com um ERP online, é possível acessá-lo de qualquer dispositivo, em qualquer lugar e a qualquer momento. Legal, né?

Visão estratégica

Ao unificar as informações do empreendimento em um único sistema ERP para pequenas empresas, torna-se possível obter uma visão ampla do andamento de cada atividade. Nesse caso, a gestão terá mais controle sobre os processos e estará sempre atualizada sobre o que está acontecendo.

Além disso, ao obter dados sobre o progresso das atividades, também é possível ter uma visão mais ampla e estratégica sobre o que precisa ser aprimorado e o que está indo bem na empresa. 

Organização com as obrigações fiscais

A legislação brasileira pode ser bem confusa, principalmente quando o empresário decide lidar com os impostos por conta própria. Por isso, é importante investir em um sistema de ERP para pequenas empresas, pois ele ajuda na organização das obrigações fiscais e, de quebra, facilita muitos outros processos. 

Confira outros motivos em: ERP E-commerce: benefícios dessa integração

5 pequenos negócios que precisam de um ERP

O principal diferencial de uma empresa competitiva é que ela estrutura seus departamentos de forma a atuarem conjuntamente com sucesso. Portanto, listamos cinco pequenos negócios que precisam de um ERP. Veja a seguir:

Escritórios de Contabilidade

O ERP garante uma completa gestão contábil e financeira para a sua empresa, pois possibilita o gerenciamento de dados, processos e tarefas de todas as áreas, interligando os setores e muito mais.

Empresas de Recursos Humanos

No setor de Recursos Humanos, o ERP mantém o registro de dados empresariais que podem ser analisados a longo prazo, permitindo que o gestor acompanhe os relatórios da equipe com mais frequência. Isso assegura a eficiência produtiva, reduzindo retrabalhos e falhas.

Lojas de varejo

O ERP oferece gestão integrada de estoque. Ou seja, permite controlar entradas e saídas, acompanhar o seu fluxo de caixa e facilitar o processo de projeção de vendas. Além disso, o gestor pode integrar seus canais de venda e ajudar a entregar uma experiência mais fluida do cliente ao longo da jornada de compra.

Prestadores de serviço

Nesse caso, a maior vantagem está na automatização dos processos para que inúmeras planilhas sejam eliminadas, evitando que haja retrabalho. Isso ajuda (e muito) a melhorar a produtividade da equipe.

E-commerces

O monitoramento de toda a cadeia de operação é um grande diferencial do ERP para e-commerce. A solução permite um controle rigoroso dos processos e facilita a extração de relatórios estratégicos, utilizando-os para corrigir eventuais desvios e melhorar os indicadores de desempenho.

Leia também: Melhores ferramentas de tecnologia para pequenas empresas

Conheça o sistema ERP da GestãoClick 

Após entender como funciona um sistema ERP, não há motivos para insistir em manter o sistema de gestão manual da sua empresa. Portanto, apresentamos o melhor ERP para pequenas empresas: o software da GestãoClick possui uma variedade de recursos que podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades.

Quer aproveitar todas as nossas funcionalidades? Fale com um de nossos consultores, cadastre-se e faça o teste grátis.

Até a próxima!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo