Planejamento empresarial anual: entenda como se programar para as sazonalidades
Você sabe como realizar o seu planejamento empresarial anual de modo a se programar para as sazonalidades? É importante ter este calendário em mente para identificar quais datas podem ser benéficas para o seu negócio e assim impulsionar as vendas. A importância do planejamento empresarial anual As datas e eventos que ocorrem durante o ano […]
Você sabe como realizar o seu planejamento empresarial anual de modo a se programar para as sazonalidades? É importante ter este calendário em mente para identificar quais datas podem ser benéficas para o seu negócio e assim impulsionar as vendas.
A importância do planejamento empresarial anual
As datas e eventos que ocorrem durante o ano afetam a dinâmica de compra dos clientes. Isso porque as datas comemorativas podem impulsionar as motivações para aquisição de produtos.
Então, isso pode ocorrer tanto pela expectativa de descontos e promoções quanto pela ocorrência de datas comemorativas que envolvem a troca de presentes.
Existem algumas datas que são bastante relevantes e impactam os negócios em diferentes segmentos, como Natal e Dia das Mães. No entanto, cada vez mais é importante selecionar as datas de acordo com o seu segmento de mercado. Dessa forma, você consegue despertar o interesse dos seus clientes de modo mais genuíno.
Ao mesmo tempo, selecionar as datas do calendário que fazem mais sentido para o seu negócio também facilitam o planejamento de vendas e ações de marketing. Além disso, quanto mais antecedência você tiver nesse planejamento, mais fácil será se organizar em tempos de reposição de estoque e logística.
Como definir as datas sazonais mais importantes para o seu negócio
Ao identificar o calendário sazonal, é interessante fazer duas divisões em termos de datas. Uma, que indique quais são os feriados e festividades nacionais, que impactam o comércio como um todo. E outra que identifique quais datas comemorativas e de celebração podem ser usadas dentro do seu segmento.
Ao elaborar o seu cronograma anual, é válido começar pelas datas sazonalidades mais gerais. São elas:
- Carnaval;
- Dia das Mães e Dia dos Pais;
- Dia dos Namorados;
- Dia das Crianças;
- Natal;
- Black Friday;
- Dia do Cliente.
É importante mencionar, contudo, que nem todas podem ter o mesmo impacto em termos de volume de vendas no seu negócio.
Para identificar outras datas comemorativas cujo impacto possa ser positivo no aumento das vendas da sua empresa, é interessante pesquisar referências na internet de calendários temáticos.
Uma ótima dica é baixar o Calendário Serasa Anual De Datas Comemorativas. Ele é bem completo e aborda datas que são relevantes para diferentes tipos de segmentos.
Quais os benefícios de utilizar o calendário sazonal em sua estratégia de vendas?
Existem diferentes vantagens que o marketing sazonal pode proporcionar para o seu negócio, de modo a impulsionar as suas estratégias. A principal e mais óbvia delas é o aumento do volume de vendas.
Trabalhar o calendário sazonal traz benefícios para o reconhecimento da marca, uma vez que, são oportunidades de atingir mais pessoas e proporcionar boas experiências aos consumidores. A criação de novas oportunidades de negócio também está diretamente relacionada a essa estratégia.
Outra vantagem que trabalhar ações de marketing sazonal proporcionam é aumentar o dinamismo do negócio. Como empresário, você deve sempre procurar novas oportunidades para girar o estoque e manter seu faturamento equilibrado. Além disso, possibilita trabalhar a conversão de mais clientes e entender quais são os hábitos de consumo que norteiam o seu público consumidor.
Como realizar um planejamento de vendas e marketing sazonal?
É essencial realizar um planejamento com o máximo de antecedência. Assim, é possível estipular todas as ações que serão realizadas, pensar nas promoções, criar as peças publicitárias e fazer conteúdos de antecipação nas redes sociais. Dessa maneira, você adquire mais segurança para as execuções.
As ações de marketing também devem contemplar os aspectos visuais e de comunicação. É importante entender se os visuais serão mais disruptivos ou vão aproveitar a identidade visual da marca.
Criar uma comunicação específica para essas datas também facilita a percepção do público em relação às oportunidades de venda sazonais. No entanto, pode ser necessário realizar alguns ajustes de rota. Portanto, deixe espaço para a flexibilidade.
O ideal é elaborar esse cronograma de marketing sazonal no momento da realização do planejamento anual da empresa. Isso porque a visualização do orçamento anual torna mais fácil a reserva dos recursos financeiros necessários para efetuar as ações de marketing e promoções.
Questões de logística e estoque
Além da preocupação com a parte de marketing e vendas, é essencial dar uma atenção à parte logística. Afinal de contas, você precisa ter uma operação que funcione de ponta a ponta para atender bem o público durante o período de aumento da demanda.
É fundamental entender quais produtos devem ter aumento de demanda durante cada período sazonal, de forma que você possa abastecer seu estoque. Ao mesmo tempo, é importante fazer os cálculos de forma assertiva, para a data comemorativa não gerar acúmulo de estoque dos produtos.
Uma boa maneira de medir os cálculos de estoque para, então, planejar a operação logística, é comparar a performance comercial no mesmo período do ano anterior. Assim, você consegue visualizar quais foram os principais gatilhos de venda no período, as principais saídas de mercadoria e projetar uma meta de faturamento.
A partir dessa análise, fica mais fácil organizar o planejamento logístico. O ideal é fazer o contato com os fornecedores com antecedência, para que eles também possam se planejar para o aumento da demanda, evitando assim os problemas de insatisfação dos clientes com as entregas e prazos.
Cálculo do faturamento e da margem de lucro
Fazer os comparativos de performance comercial entre os mesmos meses de anos anteriores ajuda a projetar as metas de faturamento. Para que isso ocorra sem sobressaltos, você deve ter um planejamento financeiro bem assertivo.
É comum que alguns custos variáveis aumentem, ao mesmo tempo em que o faturamento também deve aumentar. Por isso, é essencial ter todos os seus custos bem explanados, de modo a realizar uma projeção certeira, com base nos seus dados e no investimento dos recursos em ações de marketing e promoções.
Como mensurar seu faturamento em tempo real?
Uma maneira de facilitar todo o planejamento financeiro que envolve o cronograma de vendas sazonais é a instalação de um software de gestão empresarial.
Isso porque a automatização dos processos facilita a integração entre diferentes áreas como Vendas, Estoque, Financeiro e Compras. Além disso, produz relatórios que tornam a sua análise do negócio mais simples e objetiva.
Então, ao mesmo tempo em que ele promove uma otimização dos processos, ele aumenta a produtividade, e consequentemente, a lucratividade da sua empresa.
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