Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » Relatório de Vendas para a gestão

Relatório de Vendas para a gestão

Relatório de Vendas: termômetro poderoso que mede o sucesso do seu negócio. Entenda como fazer relatório de venda que aumenta a sua lucratividade.

Por GestãoClick
Atualizado em
Relatório de Vendas para a gestão

Metaforicamente falando, uma empresa é composta por inúmeros pilares, sendo que a falta de um deles pode resultar em um cenário conflituoso — e um dos pilares mais importantes é o de vendas, já que delas dependem a lucratividade e a sobrevivência do negócio. Daí a importância de mensurar e acompanhar resultados por meio do Relatório de Vendas!

Neste artigo, vamos responder às principais questões relacionadas a esse relatório gerencial e mostrar sua relevância para a gestão. Confira!

Afinal, o que deve conter em um Relatório de Vendas?

relatório de vendas
Antes de tudo, é preciso criar um planejamento para decidir quais informações serão analisadas e em quais períodos: dá para optar por relatórios mensais, trimestrais, semestrais ou até mesmo por um relatório semanal de vendas.

Depois, é preciso definir o que deve conter em um Relatório de Vendas. Os principais indicadores são:
– Número de leads (gerados e qualificados);
– Ticket médio;
– Taxa de conversão;
– Quantidade de negócios fechados (no geral e/ou por vendedor);
– Ciclo de venda;
CAC (Custo de Aquisição por Cliente).

Entenda que os dados exatos a serem registrados e acompanhados dependem dos objetivos do negócio. Vamos ver um exemplo? Suponha que o responsável pela estratégia de vendas decidiu que será preciso reduzir drasticamente a linha de produtos, digamos que de 80 para 20. Obviamente, dentre os 80 só ficarão os mais vendidos e não poderá haver erros na escolha, certo?

Então, como saber, exatamente, quantas unidades de cada um dos itens foram vendidas? Pelo registro do número de vendas, a constar no Relatório de Vendas.

Vale mencionar que, a princípio, os relatórios mensais podem ser mais úteis para pequenos empresários que desejam traçar metas realistas e identificar erros.

Confira a Importância para a sua Gestão

É imprescindível conhecer os números de vendas do negócio, assim como o número de leads gerados após campanhas publicitárias da empresa, por exemplo. Em ambos os casos, torna-se possível melhorar os resultados de determinados departamentos empresariais, como o comercial e o de marketing.

Por isto a análise de dados é valiosa para a gestão: as informações obtidas ao longo do tempo indicam a necessidade de manter ou adequar estratégias para alcançar as metas estabelecidas. De modo geral, os relatórios são úteis para:

– Melhorar estratégias de vendas e de marketing;
– Acompanhar as respostas do público-alvo para as campanhas realizadas e fortalecer a relação com os clientes;
– Otimizar a gestão de estoque;
– Auxiliar a organização do setor de cobranças;
– Realizar projeções;
– Garantir a estabilidade financeira do negócio.

Esses documentos são tão importantes que não devem se limitar apenas aos funcionários do setor de vendas. A partir deles, você pode compartilhar as conclusões com os colaboradores de outros departamentos para que toda a equipe fique alinhada e ciente dos resultados.

Como Fazer um Relatório de Vendas?

relatório de vendas

Seja por meio de arquivos de Relatório de Vendas Excel ou de sistemas de gestão, a elaboração desse documento deve ser organizada e baseada no que já vimos acima. Portanto, como fazer um Relatório de Vendas depende de alguns dados, como:

– Defina as metas do negócio;
– Colete e registre apenas dados relevantes e alinhados aos objetivos definidos;
– Decida quais serão os indicadores utilizados;
– Padronize os relatórios para otimizar as análises;
– Defina períodos para entrega e análise;
– Sempre inclua informações sobre quantidade e valor total das vendas.

Na Internet, não é difícil encontrar modelos prontos de planilhas.

Mas, atenção para um ponto importante: ao utilizar um software de gestão empresarial, a coleta e a compilação de dados são otimizadas, pois todos os dados necessários já estarão registrados no sistema ERP!

Como o programa é online, dá para atualizar informações de vendas em tempo real, de onde você estiver; ou seja, sem a necessidade de estar presente no local de trabalho para preencher planilhas. Por essas razões, com poucos cliques é possível gerar relatórios com dados fidedignos.

Aqui, vimos a relevância do Relatório de Vendas para a gestão do seu negócio. A partir de hoje, considere enxergar esse documento como um instrumento de trabalho que ajuda a tomar boas decisões e melhorar os resultados da empresa.

Por fim, saiba que a tecnologia facilita processos e ajuda na obtenção de bons resultados. Duvida? Entenda como a Tecnologia e Integração de Dados deixa sua Gestão de Vendas imbatível!

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo