O que é sistema ERP e quais as vantagens de aplicá-lo em uma indústria


ERP e quais as vantagens de aplicá-lo em uma indústria

A indústria está em amplo crescimento nos últimos anos. Segundo o IBGE, a produção industrial cresceu 3,4% nos últimos dois anos.

 

E tudo isso aconteceu graças a tecnologia que está cada vez mais fazendo parte da vida das empresas do setor industrial.

 

Com ferramentas de integração de dados e processos como o ERP, a indústria brasileira está se tornando mais eficiente e produtiva.

 

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que integra toda gestão empresarial, reunindo numa única solução as informações gerenciais dos setores da empresa

 

Esse software é capaz liga sistemas da empresa para agilizar o fluxo de trabalho, compartilhar as informações de diferentes setores e fornecer dados sobre as operações da companhia.

 

Ou seja, o sistema ERP armazena os dados da empresa num único banco de dados. Sendo possível inserir informações e acessá-las por módulos projetados para cada área da empresa, porém, são interligados entre si.

 

E nesse texto você vai conhecer as principais vantagens da sua indústria ter um ERP na sua empresa.
 

1 - Integração de todos os setores da empresa

 

O sistema ERP para indústria é capaz de simplificar os planos de ação no ambiente corporativo.

 

Com a integração de todos os dados operacionais é possível aprimorar as análises das ações da empresa graças à facilidade de visualização e interpretação dos mesmos.

 

Os profissionais do setor de vendas, por exemplo, podem adotar estratégias de marketing de acordo com fluxo de saída das mercadorias, verificando os dados do estoque e o histórico de vendas, identificando os itens prioritários durante as campanhas.
 

2 - Redução dos custos

 

A principal razão de ter um software ERP é a redução dos custos da empresa.

 

Para alcançar esse objetivo a empresa pode lançar mão de várias abordagens, como indicadores de performance (KPIs) e a redução das etapas para determinadas execuções.

 

Adotando essa ferramenta o negócio consegue ser mais dinâmico na sua estratégia. Pois, com todos os processos sendo enviados se ganha mais agilidade e diminui-se os ruídos na comunicação.

 

Como consequência reduz-se as despesas na manutenção dos processos.

 

Outro ponto positivo é a unificação que o ERP promove. Porque, um sistema ERP consegue sozinho concentrar todos os dados sem a necessidade de adquirir outros programas. Gerando assim, mais economia para a empresa.
 

3 - Diminui os erros dos processos

 

As empresas que implementam o software ERP conseguem evitar e eliminar inúmeros erros operacionais causados por falhas na comunicação ou troca de informações.

 

Isso se dá pelo fato de o sistema de gestão poder ser integrado a outras aplicações, eliminando chances de as informações internas não atenderem aos padrões de precisão do negócio.

 

Esse sistema oferece vários controles internos que garantem uma maior capacidade dos processos para empresa, evitando ações não autorizadas de alteração de dados.

 

Assim como os dados na gestão, o ERP pode ser importante para evitar erros na linha de produção, analisando a integridade das máquinas industriais.

 

Um vendedor, por exemplo, pode verificar a quantidade de produtos disponíveis rapidamente, otimizando o tempo para outras atividades produtivas na empresa.
 

4 - Aumenta a segurança

 

Com a diminuição dos erros na coleta e armazenamento dos dados, esse sistema consegue mostrar dados consistentes e precisos aumentando a restrição no acesso às informações e percebido de forma imediata.

 

Outra vantagem é que o sistema de banco de dados que o ERP também permite o backup dos dados sensíveis da empresa de forma centralizada.
 

5 - Torna a análise do ROI mais eficiente

 

O ERP permite saber se uma ação teve o retorno esperado.

 

Por mais que soluções de ERP sejam implementadas os resultados levam meses para aparecer. O software consegue mostrar todos os custos dessa ação, inclusive as despesas de manutenção, suporte, treinamento, e etc.

 

Com isso, o seu retorno sobre o investimento (ROI) vai depender do valor total do ERP com o passar do tempo. O melhor sistema ERP é aquele que atende suas necessidades atualmente e no futuro.
 

Implemente já o ERP na sua empresa!

 

O ERP é um software de alta importância no setor industrial, pois com ele, sua empresa consegue otimizar sua eficiência operacional.

 

Investindo num sistema de ERP, a empresa pode ter novas oportunidades de negócio graças a um sistema operacional inteligente de coleta e o armazenamento de dados, que se adapta às necessidades do setor.

 

Nesse contexto, a troca de informações entre os setores terá mais segurança e agilidade, reduzindo a frequência de erros no processo.

 

Essa ferramenta permitirá a longo prazo, atender a um número maior de demandas e ter um maior ganho de produtividade. Afinal, com mais dados sobre seus processos internos, facilita as estratégias criadas com competência e inteligência.

 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais!

 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: