São muitos tipos de empresa existentes no Brasil. Logo na estruturação do seu negócio, ou mesmo quando sua empresa já “saiu do papel”, é necessário pensar e mensurar adequadamente, o que acaba gerando muitas dúvidas na maioria dos empreendedores.
O importante aqui é saber quais sãs os diversos tipos de empresas e qual delas vai se encaixar melhor frente às suas expectativas e plano de negócios.
Neste post vamos lhe dar mais informações a respeito, tirando as principais dúvidas sobres os mais variados tipos de negócio, suas respectivas categorias, dicas e muitas orientações de recursos disponíveis no mercado para facilitar e garantir que seu negócio dê certo, e muito mais. Acompanhe.
Índice
Tipos de empresas no Brasil: quais os principais?
Os tipos de empresas no Brasil, podemos considerar 6 categorias empresariais existentes e que, de uma forma geral, abrangem na totalidade as principais atividades. Confira quais são:
• EI – Empresário Individual: a condição básica do EI é que ele não tem sócios, sendo assim, o empresário proprietário da empresa responde administrativamente pela mesma.
• MEI – Microempreendedor Individual: basicamente, tem as mesmas características que o EI. A principal diferença está no limite de faturamento anual.
• EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: também não requer sócios e há a exigência de um capital inicial de 100 salários mínimos. Outro ponto importante é que o empresário não fica com o patrimônio pessoal atrelado a empresa. Ele também não pode ter uma segunda companhia registrada em seu nome.
• Sociedade Empresária: Tem ou vários sócios, podendo se enquadrar como S/A, LTDA, etc.
• LTDA – Sociedade Limitada: É uma sociedade empresarial mais utilizada no Brasil. O patrimônio de ambas as partes não fica também atrelado ao da empresa, mas a condição básica é ter no mínimo dois sócios.
• S/A – Sociedade Anônima: aqui também prescreve uma divisão de capital entre sócios, mas estes, no caso, são acionistas. Uma S/A pode ser ainda de capital aberto ou fechado. A diferença é que, no primeiro tipo, ela pode negociar ações na Bolsa de Valores. Por outro lado, no segundo, isso é feito única e exclusivamente entre os sócios existentes.
• Sociedade Simples: é muito utilizado por profissionais liberais, com base exclusiva na prestação de serviços. Constitui-se por 2 ou mais profissionais do mesmo ramo de atividade e que unem na mesma empresa. Neste modelo empresarial, não há a necessidade de registro.
Veja Algumas Categorias
Existem ainda algumas categorias de empresas, muitas inclusive que não possuem fins lucrativos. Podemos citar 4 delas:
• Sociedade Coletiva:
Todos os responsáveis respondem de maneira ilimitada por todas as dívidas da organização, podendo afetar inclusive o patrimônio pessoal destes. Além disso, os sócios são os responsáveis por gerenciar todo o negócio, sem o envolvimento de terceiros na administração da empresa.
• Consórcios:
Na verdade, os Consórcios não são exatamente uma empresa e sim um contrato entre empresas. Esta categoria surge geralmente quando uma ou mais empresa se juntam para um fim comum, como a construção de uma ponte, melhorias de uma praça, etc.
• Sociedade em conta de participação:
Nesta categoria, não existe nome da empresa ou qualquer registro de contrato dos sócios. Basicamente, ela é despersonalizada e também secreta.
• Empresa ou Organização sem fins lucrativos:
Muito comuns no Brasil, representadas principalmente pelas diversas ONG’s que existem no país. São empresas que, apesar de legalmente registradas como tal, não possuem fins lucrativos de qualquer tipo. Todo o seu trabalho é geralmente em prol do bem-estar social e/ou de alguma comunidade.
Tipos de empresas: leia antes de abrir seu negócio!
Além dos diversos tipos de empresas para abrir, existem ainda uma outra especificação que está diretamente ligado à carga tributária que ela terá e que também está ligado ao porte de sua organização. Acompanhe:
Microempresas: regidas pela Lei Complementar nr° 123 de 2006, são aquelas empresas que possuem como receita anual bruta um valor igual ou inferior a 360 mil reais. Estas empresas contam ainda com até 9 trabalhadores no comércio varejista e serviços e até 19 no setor industrial dos mais variados nichos.
Empresas de Pequeno Porte: Esta empresa, segundo o próprio BNDES – possuem uma receita bruta anual maior que os 360 mil reais das ME’s, devendo ficar ainda menor ou relativamente igual a 4,8 milhões de reais.
Contam também com um número bem maior de empregados: 10 a 49, no comércio varejista e serviços e de 20 a 99 no setor industrial geral.
Empresas de Médio e Grande Portes: o princípio a ser considerado nesta categorização é, fundamentalmente, o faturamento anual. Aqui, este faturamento ultrapassa os 4,8 milhões de reais/ano.
As empresas que estão entre 4,8 e 300 milhões, são consideradas de médio porte e acima dos 300 milhões de grande porte.
Conheça tipos de empresas para abrir
Mas então, quero abrir uma empresa e não sei qual é o tipo. Bem, até este ponto, você tomou conhecimento das principais categorias de empresas existentes no Brasil, bem como as especificações de cada uma delas.
O enquadramento empresarial vai depender muito do tipo de negócio que você pretende ter, de seu projeto estrutural inicial e até de onde você pretende chegar a médio prazo com o seu empreendimento.
É importante sinalizar também que ela vai precisar dos recursos tecnológicos necessários para prosseguir com o excelente funcionando do negócio, como um sistema de gestão empresarial que vai auxiliar muito pequenas e médias empresas de uma forma bem promissora.


