Vantagens de transformar sua empresa em MEI


Vantagens de transformar sua empresa em MEI
Muitos profissionais desejam abrir o seu próprio negócio, porém, os custos com a burocracia, que envolve esse procedimento, podem desanimar bastante, sem contar as taxas e impostos que vão se tornar recorrentes no dia a dia da empresa. Porém, é possível que o seu empreendimento se enquadre na categoria MEI – microempreendedor individual.

Quando isso acontece, os gastos são reduzidos de modo relevante, porque entre outros, não é preciso pagar pelo CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e nem pela emissão do alvará (ou licença de funcionamento).

Essa categoria de empresa foi criada pelo governo em 2008, justamente para permitir que pequenos empresários e mesmo profissionais liberais e autônomos se formalizem e pudessem, desse modo, se beneficiar das vantagens que a formalização oferece.
Mas não é somente quem vai ter o seu próprio negócio que pode optar pelo MEI. O mesmo pode ser feito por empesas que já existem, inclusive, as que fazem parte do regime de tributação de microempresa (ME). De qualquer forma, para ambos os casos, é preciso acessar o Portal do MEI,  para se enquadrar no MEI. 


Como transformar sua empresa em MEI?

Já para se tornar um microempreendedor individual, pagar menos impostos e contar com outros benefícios, é preciso que a empresa se enquadre nos pré-requisitos que a categoria exige. Veja a seguir quais são os principais:

  • Ter um faturamento bruto anual de até R$ 60 mil;

  • Possuir, no máximo, um funcionário (de carteira assinada), que deve receber salário mínimo ou o piso da sua categoria;

  • Não ter sócios;

  • Não possuir participação em outra empresa como sócio ou titular;

  • Não haver débito com a Secretaria da Fazenda Estadual;

  • Desenvolver uma entre as atividades enquadradas pelo MEI.

Por que se transformar em MEI?

Assim como qualquer outra categoria empresarial, quem se enquadra no MEI pode se registrar no CNPJ. Com isso, o empresário consegue abrir uma conta bancária para a sua empresa, solicitar empréstimos, inclusive, em bancos públicos, que oferecem linhas de crédito com tarifas mais baixas.

Outra vantagem é a possibilidade de emitir notas fiscais, que são obrigatórias apenas quando são feitas para pessoas jurídicas. Além disso, quando uma empresa é microempreendedor individual, automaticamente, ela se enquadra no Simples Nacional.

Este funciona como um regime simplificado de arrecadação, no qual o MEI pagasomente um valor fixo todos os meses, os quais giram em torno de R$ 50,00, dependendo do tipo de atividade que desempenha, podendo ser serviço, comércio ou indústria. Essa taxa se refere, principalmente, ao INSS.

Além disso, todos os anos é feito um reajuste, conforme o valor do salário mínimo. Essa arrecadação é encaminhada à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.De qualquer forma, é um valor muito menor do que as empresas costumam pagar, uma vez que o MEI está isento de tributos federais como PIS, Cofins, IPI, Imposto de Renda e CSLL.


Quais são os demais benefícios do MEI?

Outra vantagem de transformar sua empresa em MEI é o fato de ter acesso a benefícios de auxílio doença, auxílio maternidade e aposentadoria.O empresário também está protegido em caso de afastamento e, a sua família, em caso de óbito.
Quanto à redução de custos, outro benefício é poder contar com a prestação de serviços de empresas contábeis de forma gratuita ao longo do primeiro ano de atuação como MEI.Para saber onde encontrar essas empresas basta acessar a rede de credenciadas pelo Governo que dispõem dessa assessoria.

A prestação de contas para quem se enquadra nessa categoria também é simplificada, sendo preciso realizar apenas uma declaração de faturamento anual, o que pode ser feito pela internet com muita agilidade.Logo após fazer a declaração anual, o empresário já consegue emitir os boletos para que sejam pagos nos próximos meses, os quais também podem ser quitados pela web.

Por fim, outra vantagem é que as empresas podem se reunir a outras para realizaremcompras em conjunto, a fim de obter melhores preços e contar com maior poder de negociação.Já quando a sua empresa crescer e você precisar sair do MEI, é necessário apenas registrar a alteração na Junta Comercial do Estado e informar o novo tipo de enquadramento do seu negócio.


Administre sua MEI no GestãoClick


Depois de averiguar as vantagens de abrir uma MEI você precisa buscar a melhor forma de administrá-la. Para isso, o GestãoClick é um software de gestão empresarial é ideial. Nele é possível administrar o financeiro, as vendas, controlar o estoque e muito mais! O teste é gratuito, vale a pena conhecer!


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: