O que significa sistema de gerenciamento ERP
Para que a sua loja tenha bons resultados nas vendas, hoje em dia, não basta apenas contar com um produto de qualidade. Embora esse seja um requisito importante, é necessário ainda conhecer bem o seu público alvo, o mercado onde atua e criar estratégias eficientes de marketing. Para tanto, é preciso ter acesso a informações relevantes.
Você já deve ter ouvido a máxima “informação é poder”. Com ela, a sua empresa pode tomar as decisões certas, fazer previsões mais assertivas e estratégias com maiores chances de sucesso. Mas como reunir todas as informações da sua empresa de maneira adequada? A resposta para isso é o ERP –Enterprise Resource Planning.
Quais as vantagens do ERP para o varejo
ERP para o português é traduzido como Planejamento de recurso corporativo, isto é, um sistema de gerenciamento empresarial que funciona ao interligar todos os dados e processos da sua empresa em um único lugar. Esse sistema é útil a todos os tipos de empreendimento, sendo que para o varejo é ainda mais essencial.
Lojas que vendem no varejo trabalham com um alto fluxo de informação, vendendo muitos produtos por hora. Assim, é preciso emitir diferentes documentos em um curto período de tempo, como comprovantes de pagamento, boletos bancários, notas fiscais e outros. Com um sistema ERP é possível processar esses dados com muita eficiência, tornando a administração do seu negócio mais exata e simples.
Como o GestãoClick pode ajudar a sua loja a vender mais
O GestãoClick é um software ERP que ajuda você a controlar de um único lugar tudo o que acontece no seu estabelecimento comercial. Os setores comercial, estoque, financeiro e os demais são interligados em um sistema de gestão, permitindo que a ser informado sobre a venda de um produto, o mesmo tenha baixa no estoque.
Além disso, as informações necessárias são enviadas para o setor financeiro, para que a compra seja aprovada, bem como emitido o boleto bancário, quando preciso, e o comprovante de pagamento posteriormente. Com muita agilidade, portanto, as informações de uma venda são encaminhadas aos setores responsáveis por cada etapa do processo.
Veja as outras funcionalidades de um sistema de gestão para varejo:
Funcionalidade PDV colabora com gestão comercial
Empresas que comercializam um alto volume de mercadorias por dia precisam saber exatamente o que está saindo da sua loja para atualizar o setor de estoque, bem como fazer os trâmites legais e necessários no setor financeiro. Sem um sistema eficiente esse trabalho pode ser redobrado e exigir um número maior de funcionários.
Para lojas que vedem muitos produtos por dia, o módulo vendas no balcão, ou PDV, presente no software do GestãoClik, torna mais rápido o procedimento de venda. Isso significa que é possível comercializar as suas mercadorias mais facilmente, deixando os clientes totalmente satisfeitos, sem contar que é baixo o risco de erros e de faltar mercadoria no seu estoque.
Sistema PDV online permite gerenciamento à distância
Nem sempre você e os seus funcionários trabalham de maneira fixa no escritório, inclusive, quem possui lojas virtuais. Com a internet, o dia a dia no trabalho ganhou um grande número de mudanças, permitindo, inclusive, deslocamentos enquanto se realiza a rotina de tarefas de uma empresa, que pode acontecer por dispositivos móveis.
O GestãoClick é um sistema de gestão para varejo que segue essa tendência de empreendimentos cada vez mais dinâmicos, nos quais nem mesmo os seus gestores permanecem em um único lugar. Também é ideal para e-commerce, uma vez que por ser online permite que você gerencie o seu negócio de qualquer lugar e a qualquer hora, desde que possua conexão pela internet.
Controle de estoque não deixa que nada falte na sua loja
Quando o seu estabelecimento realiza muitas vendas por dia, o controle do estoque é crucial. Caso não seja atualizado a cada venda realizada, você corre o risco de oferecer um produto que não existe mais em estoque. Além de perder uma negociação, o seu cliente pode se frustrar e não voltar a fazer negócio com a sua loja.
Para evitar que isso aconteça, o GestãoClick possui a funcionalidade Controle de estoque. Assim, logo após que uma venda é confirmada, o estoque recebe a informação e pode reduzir a quantidade do item vendido. Assim, é possível obter a qualquer momento e de forma atualizada o inventário de produtos da sua loja. Além disso, a função Trocas e Devoluções não só leva em conta o estorno dado ao cliente como atualiza o estoque.
Controle financeiro não deixa a sua empresa ficar no prejuízo
Quando o setor financeiro não é eficiente, ou seja, perde o prazo das contas a pagar ou deixa de cobrar os clientes em atraso, os prejuízos podem ser grandes. Além disso, é preciso fazer previsões e saber quanto a sua empresa vai faturar no mês seguinte, levando em contas os recebimentos a prazo. Tudo isso permite saber se é possível pagar as contas do próximo mês.
Com o GestãoClick, essas tarefas são executadas com facilidade, pois as informações são automaticamente reunidas e rapidamente acessadas. Basta usar os módulos Contas a receber, Contas a pagar, Fluxo de caixa e Conciliação bancária. Ao ter todos esses dados atualizados são possíveis realizar previsões e levantamentos muito mais assertivos.
Controle de caixa para facilitar operações do dia a dia
Quem trabalha em lojas sabe que é preciso ter muito cuidado para registrar todas as movimentações do caixa a fim de oferecer informações fidedignas a respeito do financeiro da empresa. Quando isso não acontece, pode haver discrepâncias no final do expediente, causando transtornos a toda a equipe.
Pensando nisso, o GestãoClick desenvolveu módulos para tornar mais seguras as movimentações. Entre elas, a Abertura de caixa e o Fechamento de Caixa. Além disso, existe a função Realizar Sangria para indicar que uma soma em dinheiro foi retirada no caixa para ser armazenado em local mais seguro. Já o Realizar Reforço é quando troco é colocado no caixa.
Emissão de notas fiscais garante comércio legalizado
Quem deseja ter um negócio legalizado que atenda a todas as normas do fisco deve, entre outros documentos, emitir a NFC-e, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Ela é essencial para lojas, pois esse documento se trata do antigo Cupom Fiscal, que deve ser entregue ao cliente.A mesma importância tem a nota fiscal eletrônica.
O GestãoClick desenvolveu um software que atende às necessidades legais das empresas. Assim, permite tanto que a NFC-e seja impressa e encaminhada ao cliente como a NF-e, a nota fiscal eletrônica, seja enviada à Receita Federal. Muita praticidade e segurança para as operações mais delicadas na sua empresa.
Formas de pagamento variadas para conquistar mais clientes
Para garantir o sucesso nas vendas é preciso ainda um sistema que permita diversas formas de pagamento aos clientes da sua loja, inclusive, boleto bancário, uma maneira muito solicitada pelos consumidores, ainda mais quando existe desconto ao optar por ela. Pensando no quanto isso é importante, o sistema de gestão para varejo oferece mais essa funcionalidade.
Assim, além de emitir boletos com muita rapidez, é possível enviar por meio do próprio software ERP o boleto para o e-mail do seu cliente. Dessa forma, ele pode realizar o pagamento o quanto antes e receber a sua mercadoria.
Cadastro atualizado para estreitar relação com clientes
Ter o cadastro dos seus clientes sempre atualizado é de fundamental importância para o correto gerenciamento do seu negócio, evitando atraso na entrega das mercadorias ou mesmo produtos extraviados. Além disso, com essas informações sempre em dia é possível se aproximar dos seus clientes, criando ações de fidelização para que eles voltem a comprar na sua loja.