Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » Prestação de serviços: saiba vender mais!

Prestação de serviços: saiba vender mais!

Aumentar sua vendas pode ser tornar muito mais simples quando você tem controle financeiro, ações estratégicas de Marketing e conhecimento do seu público.

Por GestãoClick
Atualizado em
Prestação de serviços: saiba vender mais!

As empresas prestadoras de serviços estão por toda a parte. Elas estão presentes em nossas vidas desde a companhia de internet e telefone ao centro estético. Do lugar que lava nosso carro ao escritório que cuida dos nossos investimentos.


Mas como é possível aumentar as vendas em empresas como essas? É preciso dominar não só o mercado de atuação, como também a gestão empresarial e o controle financeiro, por exemplo. 


Por isso, acompanhe comigo essa leitura para entender ações práticas que você pode começar a fazer ver a receita de sua empresa decolar.

Estratégias para empresas prestadoras de serviços

1. Crie estratégias eficazes no seu Marketing

O Marketing boca a boca é de extrema importância, ainda mais se você foca na excelência do atendimento ao cliente.  Entretanto, você não pode depender apenas da boa vontade dos clientes divulgarem seus serviços.


Comece a analisar dados de compras passadas e até solicitações futuras em relação aos serviços que você comercializa. Se pergunte, por exemplo, se há sazonalidade ligada às suas vendas ou se elas são sempre as mesmas durante todos os meses.


O segundo passo é saber quem são os seus clientes. Não só seus nomes e o que eles compram, mas também combinar esses dados para tomar decisões mais assertivas. Por exemplo, qual é a faixa etária, se eles são quem decidem a compra ou se é uma terceira pessoa. 


Há diversas estratégias e canais de Marketing que você pode utilizar:


• Mídias Sociais: é tentador querer estar em todas as redes, mas será que seus clientes estão lá? Se você já utiliza alguma, verifique nos relatórios qual a faixa etária, preferências etc. Em resumo, conheça seus clientes. 


• E-mail Marketing: envie e-mails apenas se tiver conteúdo interessante para os consumidores. 


• Marketing de Conteúdo: essa é uma estratégia que dá resultados a longo prazo, por isso, estude e inove de forma criativa.


• Anúncios: cuidado para não investir de forma errada. Se você não tem conhecimento, contrate um profissional para realizar a tarefa.


• Google Meu Negócio: essa é uma ferramenta gratuita do Google, que permite a divulgação de telefone, endereço, avaliações, site da sua empresa. Assim, você se conecta com seus clientes que estão fazendo buscas locais no Google ou no Google Maps.


Caso você já tenha utilizado o Marketing para divulgação em anos anteriores, então, reveja as estratégias e canais que melhor funcionaram e replique as ações. Assim, você otimiza seu tempo e obtém resultados de forma rápida.

2. Foque nos clientes de sempre

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, falou que conquistar um novo cliente é 5 a 7 vezes mais caro do que manter um.


Ou seja, o foco das empresas deve ser fidelizar os clientes já existentes. Mas, como aumentar as vendas assim? Mesmo que sua empresa não venda mais de um serviço, é possível fazer aumentar as vendas realizando vendas cruzadas ou dar incentivos para que as pessoas continuem comprando nas próximas vezes.


Afinal, um cliente antigo e satisfeito tem a maior probabilidade de continuar contratando seus serviços do que alguém que ainda não conhece a sua marca começar.


Ofereça descontos especiais (se estiver dentro do seu controle financeiro, claro), brindes, mensagens personalizadas de aniversário etc. De tempos em tempos, reserve um tempo para se conectar com eles e ouvir suas ideias. Dessa forma, eles sentirão a importância que você dá a eles.

3. Ofereça o melhor atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente deve ser tratado da mesma forma que os serviços que você oferece. Isso porque 51,2% dos consumidores pagariam mais para ter uma boa experiência, de acordo com a pesquisa feita pelo Reclame Aqui, neste ano.


Não importa qual o momento da jornada do cliente: pré vendas, vendas ou suporte, é necessário oferecer o melhor atendimento que você puder. Talvez, problemas como baixa produtividade da equipe, respostas demoradas ao cliente ou desorganização podem ter origem no atendimento que você oferece.


Tudo isso pode gerar pessoas insatisfeitas ou pior, perda de clientes. Por isso, invista em um sistema de atendimento ao cliente para organizar os processos. Não esqueça de treinamentos para a equipe porque essa prática tem relação direta com a experiência do cliente.


Sem dúvidas, não importa em qual canal você ofereça o atendimento. Seja no WhatsApp, chat, e-mail, redes sociais ou telefone, ele precisa ser o melhor que a sua empresa pode oferecer.

4. Utilize um sistema de gestão empresarial e controle financeiro

Um sistema de gestão empresarial também conhecido como ERP é vital para organizar as diferentes tarefas referentes ao gerenciamento do negócio.

Acima de tudo, ele permite conectar as diferentes áreas da empresa.
Por que o ERP é tão importante? Porque ele permite maior controle financeiro e de gestão com o cadastro de clientes, cotações online, registro de orçamentos e vendas, fluxo de caixa, emissão de boletos e notas fiscais, entre outros.


O sistema de gestão empresarial não é só um sistema para controlar tudo o que se passa dentro da empresa, mas também uma ferramenta para auxiliar na redução de custos.

Isso porque ele dá uma visão estratégica dos investimentos, de modo que você tem conhecimento de onde está o dinheiro da empresa. No final das contas, você reduz custos desnecessários e enxerga oportunidades de aumentar a receita.


Falando nisso –> Conheça o Sistema de Gestão Empresarial pro GestãoClick e teste grátis!

5. Aceite cartões de débito e crédito

Mas como assim? Todo mundo aceita cartões de débito e crédito hoje em dia! Por incrível que pareça, muitas empresas não contam com essa opção de pagamento por causa de taxas e outras partes burocráticas. Embora esse seja um discurso que por muito tempo foi verdadeiro, é possível encontrar maquininhas sem aluguel ou com taxas reduzidas para PMEs.


Essa forma de pagamento oferece:


• Maior controle financeiro porque você vai conseguir mapear suas vendas e até negociar descontos de taxas com a sua instituição financeira;


• Aumento do seu ticket médio;


• De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 57% dos empresários informaram que seu faturamento aumentou consideravelmente;


• Mais segurança para a empresa e para o consumidor.

Pessoas fazendo estratégias para aumentar as vendas

6. Facilite a vida das pessoas

Você só vai conseguir vender mais se for a marca que descomplica a vida das pessoas. Descomplique não só com o seu serviço, mas também com o processo que envolve a jornada do cliente.


Por exemplo, sua empresa vende serviços de contabilidade. Para chegar até a sua empresa, o cliente passa por anúncios ou conteúdo. Depois, ele preenche um formulário, aguarda dias até receber o contato e então, receber um orçamento. 


Por que não facilitar o processo? Extensos formulários e demora para receber uma resposta não proporciona uma boa experiência com a sua marca, aliás, isso só gera atritos.


Em vez de formulários, utilize um chatbot para tornar a coleta de dados mais natural. Disponibilize também um botão do WhatsApp que direciona o cliente para falar com a equipe comercial. Mesmo que você não esteja online 24h por dia, você proporciona uma experiência muito mais marcante para seu cliente.

7. Faça uma oferta de valor clara

Você já notou que muitas empresas não têm um posicionamento muito claro a respeito de suas ofertas? Quando eu falo em oferta, é sobre o que elas vendem.


Às vezes, o posicionamento é claro apenas para as pessoas que trabalham lá dentro, mas para quem está fora, não é possível compreender o que de fato é vendido. 


A clareza é um dos aspectos mais importantes porque sem ela, a venda não acontece. Para você entender melhor, tente se lembrar um site que você achou bonito, porém não conseguiu entender muito bem qual era o produto. Tenho certeza de que isso já aconteceu com você.


Ou ainda, aquele anúncio digno de prêmios, mas que não faz o menor sentido para o posicionamento da sua marca. As pessoas podem até clicar por curiosidade, mas o fato é que nenhuma delas vai entrar em contato com você para descobrir o que é.


Mesmo que você tenha vendedores 24h à disposição dos clientes, os consumidores não irão perder tempo tentando pesquisar ou tirar suas dúvidas online. 


Por isso, faça de tudo o que puder para conhecer seus clientes. Só assim você vai criar ofertas claras para eles. Eles precisam se sentir conectados com a sua empresa. Afinal, é sempre o que eles pensam de você, e não o contrário.

Inicie ações estratégicas hoje para vender mais amanhã

Sua receita não vai começar a aumentar da noite para o dia, isso é fato. Entretanto, se você tem planos para aumentar as vendas no futuro, inicie agora. Com os 7 tópicos abordados já é possível ter uma ideia de quais frentes iniciar suas ações estratégicas.

Recapitulando:

• Crie estratégia eficazes em seu Marketing, seja novas ou antigas que deram certo;


• Foque em manter os clientes já existentes, pois é mais fácil vender novos produtos para clientes antigos do que para novos;


• Ofereça o melhor atendimento ao cliente porque a experiência positiva com a sua empresa pode gerar Marketing boca a boca e, consequentemente aumentar as vendas;


• Utilize um sistema de ERP e controle das finanças da empresa para entender melhor o que acontece em diversas áreas como financeiro, comercial e reduzir custos;


• Aceite cartões como forma de pagamento, em muitos casos eles são responsáveis por aumentar as vendas;


• Facilite a vida das pessoas e permitam que elas tenham maior facilidade ao entrar em contato com a sua empresa. Agilidade no atendimento é tudo!


• Ofereça uma oferta clara em seus anúncios, site, blog, materiais de conteúdo etc.

 
• A ideia é que você selecione quais recursos já estão à disposição para início imediato. Depois, vá otimizando outras áreas até que você complete todo o processo.
Que tal começar hoje?
 

Este texto foi escrito por Sara Cristine, Analista de Marketing e Conteúdo na Octadesk.
A Octadesk é um sistema de atendimento multicanal para empresas de todos os segmentos.

Sistema ERP Online

 

Avatar

gestao.click

1 Comentário
  1. […] promessa do governo é que o FGTS Digital também servirá para garantir a prestação de serviços digitais tanto a quem emprega quanto a quem trabalha, além de garantir mais controle e […]

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo