Comprovante de Pagamento: veja a Importância!


Comprovante de pagamento de boleto MEI

É possível afirmar com tranquilidade que o coração de uma empresa está presente na área financeira e nem poderia ser diferente, afinal, são os assuntos financeiros que indicam se ela está indo bem ou se tem problemas, e uma das obrigações financeiras é o comprovante de pagamento.

Assim como a nota fiscal, impostos, contas a pagar/receber e outras obrigações correlacionadas ao setor financeiro de uma organização, este comprovante tem papel fundamental no que diz respeito ao cumprimento de todas as obrigações financeiras de uma empresa.

Falando nisso --> faça o controle financeiro de sua empresa!

Isto porque não há como um empreendimento observar um crescimento nos negócios se houver falha ou deslize que possa vir a prejudicar suas finanças. Neste post, vamos falar sobre o que é o comprovante de pagamento, qual a sua importância, comprovantes online e muito mais. Acompanhe.


Comprovante de pagamento: qual a importância?


Como o próprio nome já denuncia, o comprovante de pagamento é um documento que consegue provar uma transação comercial onde se observou algum pagamento, seja para uma pessoa ou empresa. Esta transação pode ser de uma mercadoria/produto ou serviço.

Comprovante de pagamento é importante porque além de informar o valor da transação, comprovando que ali houve um pagamento, também assegura a garantia daquele produto ou serviço prestado. Esta garantia é observada tanto para a empresa, que vendeu, como para o cliente, que comprou.

Além disso, o comprovante de pagto pode conter informações importantíssimas da negociação em questão, impostos, tributos de todo tipo e/ou outras taxas pertinentes. Deste modo, é possível perceber que a sua emissão é de vital importância, em toda e qualquer transação comercial realizada.

Conheça os meios de pagamentos mais usados e escolha qual usar em sua empresa!


Comprovante de pagamento de boleto

Taxas, boletos de qualquer tipo e origem, pagamentos diversos realizados na boca do caixa de um banco ou na internet precisam de um comprovante de pagamento. Será ele que efetivamente comprovará que aquele tributo, conta, etc., foi pago?

Dificilmente sistemas bancários apresentam problemas com o processamento de boletos pagos. No entanto, seja para comprovar junto ao credor, seja para se garantir frente à um possível problema sistêmico, configurando um não processamento do que foi pago, o comprovante representa a garantia definitiva daquela transação

Mesmo não ocorrendo uma transação de compra e venda, a emissão do comprovante de pagamento de boleto é de igual importância.

Precisa emitir boletos? O GestãoClick é homologado com 10 bancos para emissão de boletos registrados


Comprovante de pagamento MEI

Uma das maneiras de se comprovar que a sua empresa é uma empresa idônea e que você é um MEI responsável com todas as suas obrigações é por meio do pagamento de todos os seus boletos DAS MEI.

E a única forma de você dizer que realmente pagou seus boletos é através do comprovante de pagamento MEI. E este tipo de comprovante é facilmente emitido e, além de comprovar o pagamento em si, também discrimina quais guias do DAS MEI ainda não foram pagas.

Confira abaixo como emitir este comprovante:

1º - Acesse o link do Simples Nacional;
2º - Em SIMEI Serviços, clique em “Cálculo e Declaração”;
3º - Em “Serviços Disponíveis”, na opção PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI) na versão completa. Clique em seguida na “chave” código de acesso;
4º - Preencha todos os dados solicitados (CNPJ, CPF, etc.);
5º - Após o preenchimento, clique em “consulta extrato/pendências” e em seguida “consulta extrato”;
6º - Indique e selecione o ano pretendido, clicando em “OK” em seguida. Imprima o Extrato em formato PDF.


Como recuperar comprovante?


Em algumas situações inusitadas você pode vir a perder o comprovante. Caso aconteça, surge a dúvida que muitos não sabem como proceder: como recuperar comprovante? Na maioria das vezes é possível recuperá-lo diretamente no emissor, em alguns casos, no entanto, isto não é possível.

Se foi uma compra de mercadoria ou serviços, é bem provável que o comerciante que lhe vendeu emita uma segunda via do comprovante. Se for, por exemplo, um depósito bancário, você pode ir direto à agência onde realizou o depósito e conversar com o gerente, solicitando a segunda via.

Mas fique atento às contas pagas, como água, luz, telefone, etc., principalmente se o pagamento for realizado em uma casa lotérica, por exemplo, pois elas não são obrigadas a emitir uma segunda via do comprovante.

Geralmente, nestes casos, a própria casa lotérica recomenda ao cliente que procure a empresa responsável pelo fornecimento do serviço para requerer uma segunda via.


Perda do comprovante de pagamento

Se você realizou uma compra, seja de forma presencial ou pela internet, de um produto ou serviço, deve ficar atento à emissão do comprovante. No entanto, se houver a perda do comprovante de pagamento e tiver problemas com o produto adquirido, pode ter complicações.

O ideal é que você guarde muito bem seus comprovantes, como forma de exigir garantia do produto/serviço prestado. Normalmente, se o comerciante é correto, vai recuperar os dados da transação e pode até lhe emitir uma segunda via do comprovante.

Por outro lado, alguns comerciantes podem agir de má fé na questão. É comum que lembremos dos comprovantes justamente quando precisamos deles, na hora de exigir a garantia do bem, por exemplo, devido à algum problema.


Comprovante de pagamento online


Compras pela internet, também devem emitir os respectivos comprovantes de pagto online. Estes podem ser impressos ou guardados em formato de arquivo, no seu próprio computador, tablet ou smartphone, por exemplo.

É preciso ficar atento quando a compra é realizada pela internet pois, na empolgação de adquirir o bem, muitas vezes o consumidor não percebe ou não guarda o comprovante daquela transação. Como dito logo acima, nestes casos, geralmente é possível solicitar uma segunda via, mas o melhor é não correr riscos.


Como enviar comprovante de pagamento?

Quando a compra é realiza na internet, por exemplo, os comprovantes são gerados comumente em formato de arquivo. Mas você sabe como enviar comprovante de pagamento? Tais arquivos são geralmente em formato PDF e podem ser compartilhados normalmente, via e-mail ou outros aplicativos correspondentes.

Isto não acarretará qualquer prejuízo ao comprovante de pagamento, podendo ser impresso sempre que necessário. Atente-se apenas aos processos de download e upload realizados, para que não danifique o arquivo em questão, inutilizando o mesmo ou os dados do comprovante.

Você conhece o algum intermediador pagamento online? Saiba como escolher a melhor opção do mercado e integrá-lo ao seu ERP GestãoClick!