Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Fiscal e Tributário » 5 vantagens da emissão de DANFE online

5 vantagens da emissão de DANFE online

Conheça as 5 principais vantagens da emissão de DANFE online e saiba como emitir. Agilidade, economia e eficiência no seu negócio.

Por Ivan Silva
Atualizado em
5 vantagens da emissão de DANFE online

Apesar de oferecer uma série de benefícios significativos para a simplificação da gestão fiscal e operacional das empresas, a emissão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE online) ainda é motivo de dúvida para boa parte dos empreendedores.

Afinal, uma das grandes dúvidas que permeia a existência do DANFE é a necessidade desse documento, já que trata-se de uma versão simplificada da Nota Fiscal.

Contudo, o DANFE Online desempenha um papel fundamental na cadeia de documentação fiscal e logística, complementando a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de diversas maneiras. Portanto, é importante compreender que, embora o DANFE seja uma versão simplificada, ele possui atributos e finalidades específicas que justificam sua existência.

Por esse motivo, ao longo deste artigo, abordaremos detalhadamente a importância da emissão de DANFE online e as vantagens desse documento.

Acompanhe a seguir!

O que é e quando emitir DANFE online?

O DANFE é um documento que acompanha a mercadoria durante o transporte e a entrega. Ele é uma representação simplificada da Nota Fiscal, que é emitida de forma eletrônica e armazenada digitalmente. 

Além disso, ele contém informações importantes sobre a transação comercial, permitindo a comprovação da origem e regularidade fiscal da mercadoria. Por isso é tão importante que ele seja impresso.

Qual a utilidade da DANFE?

A emissão e a presença do DANFE é necessária em inúmeros processos de venda, transporte e conferência de itens, oferecendo maior segurança tanto para o vendedor, quanto para o cliente que está enviando e recebendo mercadorias, por exemplo.

Confira com a gente, algumas das principais funções e utilidades desse documento:

Transporte de produtos

Uma das principais funções do DANFE é o transporte de mercadorias, seja entre empresas, do fabricante para o distribuidor, do distribuidor para o varejista, ou até mesmo para a entrega direta ao consumidor. Ele acompanha a mercadoria durante todo o percurso e serve como comprovante da compra realizada.

Por isso, realizar a emissão de DANFE online é crucial para garantir a legalidade e a transparência em todas as etapas do transporte de produtos. 

Conferência de mercadorias

Tanto o remetente quanto o destinatário podem usar o DANFE para verificar se a quantidade e os itens correspondem ao que foi registrado na Nota Fiscal Eletrônica.

Nesse sentido, essa é uma ação muito importante para evitar erros e conflitos nas entregas e garantir a satisfação do cliente.

Controle logístico

O DANFE é um documento bastante significativo para o controle logístico, pois permite que as empresas acompanhem o status das mercadorias em trânsito, saibam quando as entregas foram realizadas e monitorem todo o processo de transporte de maneira mais eficaz.

Auditoria fiscal

Ter um registro de DANFE online é muito conveniente para fins de auditoria fiscal. Isso porque as autoridades fiscais podem exigir a apresentação do DANFE durante a inspeção. 

Registro contábil

As informações contidas no DANFE são essenciais para o registro correto das operações nas contas da empresa, fator que auxilia na gestão financeira e contábil da empresa.

Comprovação de recebimento

Já para o destinatário, o DANFE é a comprovação de que a mercadoria foi entregue de acordo com o pedido e a NF-e. Isso é importante para eventuais reclamações e para a prestação de contas entre as partes envolvidas na transação.

Como emitir o DANFE?

A emissão do DANFE pode ser feita de duas formas e ambas estão diretamente ligadas à forma como a empresa emite a Nota Fiscal Eletrônica.

Entenda mais sobre esse processo!

Emissão pelo portal da Receita Federal

Se a empresa emite as Notas Fiscais Eletrônicas por meio da plataforma oficial do Governo Federal, é possível gerar os DANFES de todas as notas criadas.

Basta selecionar a Nota Fiscal Eletrônica correspondente e solicitar a via DANFE daquele documento. Após, basta imprimir e guardar o documento também de forma online. Ele também pode ser enviado via e-mail para o cliente.

Emissão por sistema de gestão

O processo de emissão de DANFE pode ser realizado de forma relativamente simples, seguindo os passos apropriados e utilizando um sistema de gestão ou software específico para essa finalidade, como é o caso do GestãoClick.

Pelo GestãoClick, você emite DANFE de forma rápida, prática e confiável. O sistema calcula automaticamente os principais impostos e tributos que são necessários para a emissão de DANFE online. Em outras palavras, você evitará erros de cálculo que poderiam resultar em problemas fiscais, garantindo maior segurança e agilidade.

Além disso, o GestãoClick possibilita que você envie o documento via e-mail para os seus clientes. Tudo isso contribui para uma experiência mais conveniente e eficiente no processo de emissão de DANFE online.

Quais dados são necessários para gerar o DANFE?

Independente da forma e da plataforma que será gerada o DANFE, há informações que são obrigatórias para a criação desse documento. É de responsabilidade do profissional que está emitindo os documentos preencher todos os campos corretamente para não criar documentos inválidos.

Confira quais dados são imprescindíveis para gerar o DANFE online:

DANFE online

Quais as vantagens do DANFE?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é, para que serve e como emitir DANFE online, é importante destacar cinco das principais vantagens adicionais desse documento:

1. Redução de erros

Primeiramente, o DANFE é gerado de forma automática a partir dos dados da NF-e, o que minimiza erros de digitação e/ou de cálculo. Isso contribui para o fornecimento de informações fiscais mais precisas, reduzindo consideravelmente o risco de problemas com o fisco.

2. Rastreabilidade

Com a emissão de DANFE online, o empreendedor tem acesso a informações detalhadas sobre cada transação comercial, facilitando a rastreabilidade dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos. Esse é um ponto essencial para o controle de estoque, logística e segurança nas operações.

3. Transparência e boa comunicação

Ao acompanhar o DANFE, os clientes têm acesso a informações detalhadas sobre a compra, incluindo descrição dos produtos, valores e tributos. Assim, isso aumenta a transparência nas transações comerciais, construindo confiança entre empresa e cliente. O mesmo acontece com os fornecedores.

4. Facilidade na fiscalização

Resumidamente, a emissão de DANFE online elenca as informações fiscais de forma organizada e de fácil acesso. Essa disposição dos dados simplifica a fiscalização por parte das autoridades fiscais, agilizando auditorias e garantindo conformidade com a legislação.

Além disso, a precisão nas informações fiscais também contribui para a melhoria do controle interno da empresa, facilitando a tomada de decisões estratégicas com base em dados confiáveis.

5. Economia de tempo e recursos

A emissão do DANFE online é rápida e eficiente, principalmente quando realizada por meio de sistemas que automatizam esse processo. Afinal, utilizar esse tipo de tecnologia poupa tempo e recursos da empresa, que podem ser direcionados para outras atividades estratégicas.

Por isso é tão importante contar com um sistema de gestão empresarial como o GestãoClick. O GestãoClick é uma solução completa que oferece diversas vantagens para empresas que precisam emitir DANFE online e gerenciar seus processos de forma eficiente. Com ele é possível:

E muito mais! 

Conclusão

Agora que você entende tudo sobre o DANFE, você sabe sobre a importância dele no processo de venda e também fiscal na sua empresa. Por isso, é importante viabilizar a emissão desse documento de forma fácil, rotineira e eficiente no seu dia a dia.

Com o GestãoClick, sua empresa integra todos os módulos do sistema, facilitando ainda mais a gestão do seu negócio. Um bom exemplo é que, se você realiza a venda de um produto e registra no sistema, automaticamente o seu estoque é atualizado. Além disso, você pode emitir Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) em menos de 2 minutos e o DANFE de forma automatizada e fácil.

Além das integrações internas, o GestãoClick também possui integração com diversas outras ferramentas e bancos, para auxiliar você, empreendedor, a ter uma rotina de trabalho mais leve.

Faça o teste gratuito durante dez dias e aproveite a emissão de DANFE online e todas as nossas outras funcionalidades! Conte com nosso suporte especializado para tirar suas dúvidas e tornar a gestão do seu negócio simples como um clique.

E para você conhecer ainda mais sobre o mundo dos negócios e soluções que transformarão o seu dia a dia no empreendedorismo, acesso o Blog da GestãoClick e veja nossas matérias que foram pensadas para facilitar a sua jornada empresarial.

Avatar

ivan.silva

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo