Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » 7 dicas essenciais para fazer sua empresa crescer

7 dicas essenciais para fazer sua empresa crescer

Como está a saúde financeira da sua empresa? É bem possível que você queira ampliar a sua empresa, não é mesmo? Confira nossas dicas essenciais para fazer sua empresa crescer!

Por GestãoClick
Atualizado em
7 dicas essenciais para fazer sua empresa crescer

Como está a saúde financeira da sua empresa? É bem possível que você queira ampliar a sua empresa, não é mesmo? E você também deve saber que para isso ser possível é fundamental que a situação das finanças do seu negócio esteja bem gerida.

E se você deseja descobrir o que é essencial para aumentar o domínio da sua marca, continue lendo este artigo e veja a seguir quais são as 7 dicas essenciais para fazer sua empresa crescer:
 

Saber gerenciar o capital de giro
Controlar as finanças empresariais
Fazer planejamento financeiro
Ter uma política permanente de economia
Separar as contas pessoais das empresariais
Identificar boas oportunidades de crescimento
Usar as ferramentas tecnológicas adequadas

 

1 – Saber gerenciar o capital de giro

Um dos principais aspectos não só para fazer sua empresa crescer, como também para manter as portas abertas, é gerenciar o capital de giro de maneira adequada. Esse termo se refere, de modo resumido, ao dinheiro que a sua empresa tem no momento.

Dessa forma, é a soma dos valores do que tem em estoque, no caixa, nas contas da sua empresa, nas aplicações financeiras, quando houver, e as contas a receber, no curto prazo. Porém, é preciso considerar que no curto prazo também há contas a pagar.

Em empresas, o mais comum é que existam contas de aluguel, luz, água, telefone, salários, bem como pagamentos de fornecedores. Pode haver ainda empréstimos e outras despesas regulares.

Então, para saber o seu capital de giro em um dado momento é necessário subtrair o valor total das despesas do valor referente aos ganhos do seu negócio. Essa diferença é o dinheiro que você tem sobrando, o qual pode ser usado como investimento para o crescimento.

Porém, como você não recebe todos os valores devidos no mesmo dia, nem paga as contas na mesma data, é preciso saber gerenciar o dinheiro que entra e que sai da sua empresa, ou seja, o capital de giro. Com isso, evitam-se os pagamentos em atraso e mesmo a inadimplência.

E para gerenciar o capital de giro, é necessário que entre mais dinheiro que sai do caixa. Algumas dicas são reduzir o prazo de pagamento dos clientes, ter um estoque só com o necessário, negociar preços com fornecedores e aumentar a sua conversão de vendas.
 

2 – Controlar as finanças empresariais 

Mais uma das dicas essenciais para fazer sua empresa crescer e um grande aliado do capital de giro é o controle das finanças. Ou seja, saber exatamente quais são as contas a pagar e as a receber do seu negócio, bem como as respectivas datas de vencimento.

Com isso, é possível evitar os já citados atrasos de pagamentos, que não apenas geram despesas a mais, por conta dos juros e multas, como também prejudica a sua reputação junto aos fornecedores. E se você deseja crescer deve ter uma boa relação com a sua rede de fornecedores.
 

3 – Fazer planejamento financeiro

O planejamento financeiro é mais um fator imprescindível na hora de ampliar a sua marca no mercado, uma vez que trabalha junto com o capital de giro e o controle financeiro. Porém, é muito mais amplo, pois consiste em planejar no longo prazo.

Com isso, você pode traçar metas e antecipar o quanto vai precisar, não só para que a sua empresa cresça, mas também para manter as finanças em dia. Esse planejamento pode ser feito tendo em mente o próximo ano, porém, mês a mês deve ser revisado e adaptado se necessário.
 

4 – Ter uma política permanente de economia 

Economizar é uma palavra chave quando se fala em planejamento financeiro e controle das finanças. Por isso, não deve ser pensada apenas em momentos de crise e instabilidade do mercado.

Quando você tem uma política de economia, é possível se manter firme mesmo perante as intempéries. No entanto, a economia não deve ser em relação à qualidade do produto ou do serviço prestado, tampouco com a sua equipe e infraestrutura.

A economia deve ser sobre o que é desnecessário ou aquilo que pode ser feito de maneira diferente para gerar menos custos, como novos equipamentos e manutenção periódica. O mesmo serve para pequenas atitudes do dia a dia, como usar menos itens descartáveis.
 

5 – Separar as contas pessoais das empresariais 

Mais uma das dicas essenciais para fazer sua empresa crescer é nunca misturar as suas contas pessoais com as da sua empresa. Essa é uma prática muito comum entre os pequenos empresários, porém, extremamente negativa.

Afinal, quando as contas não estão separadas, você pode tirar do seu negócio um dinheiro que não deveria para quitar os seus custos e da sua família. No médio prazo isso pode causar até mesmo prejuízos para o capital de giro.
 

6 – Identificar boas oportunidades de crescimento

E, claro, quem deseja fazer a sua marca crescer deve estar atento às boas oportunidades que aparecem. Quem não acompanha as tendências do setor pode deixar que elas passem despercebidas, por isso, estar sempre bem informado é essencial.

Nesse sentido, os novos empreendedores devem ainda aprender a como gerenciar as suas empresas de forma assertiva. Mesmo que se tenha dinheiro para abrir as portas, é imprescindível saber como administrá-lo para mantê-las abertas.

Conhecimento é essencial e mesmo quem não possui formação na área administrativa pode aprender muito através dos materiais disponíveis na própria internet. Entidades como o Sebrae, presente em todo o país, também oferecem consultoria e apoio gratuito.
 

7 – Usar as ferramentas tecnológicas adequadas 

Finalmente, vale lembrar da importância que as ferramentas tecnológicas têm para as empresas, mesmo as de pequeno porte. Afinal, se a ideia é crescer o melhor é que desde o início tudo esteja bem gerenciado, assim, não só é mais fácil ampliar a sua marca como fazer isso com sucesso.

Um recurso fundamental em empresas que desejam estar com a casa em ordem é o software ERP. Essa ferramenta informatiza os dados do seu negócio, conecta os setores e automatiza os procedimentos.

Assim, mesmo uma equipe enxuta consegue realizar todas as atividades sem perder em qualidade e sem se sobrecarregar. O GestãoClick é um software ERP que oferece isso e muito mais.


 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo