2. Gere mais vendas para sua empresa
O uso de um ERP pode ser muito útil para que novas vendas sejam geradas em uma empresa. Isso se justifica pelo fato de os vendedores poderem acompanhar em tempo real as propostas e orçamentos que não foram respondidos por possíveis clientes, por exemplo.
Além disso, é possível acompanhar e avaliar o histórico de cada lead, compartilhando essas informações com os times de marketing e vendas e com a gestão. Assim, será possível fazer novos contatos com as pessoas que não responderam a primeira abordagem e gerar mais vendas.
Outra ação interessante é poder observar o controle de estoque da empresa e criar promoções a partir dessas informações. Se você tiver um ecommerce, por exemplo, e verificar que alguns itens têm muita saída, mas que outros ficam muito tempo parados no estoque, pode fazer uma promoção para queimar esses produtos e assim fazer o giro do caixa.
Ainda em relação ao estoque, é importante que a análise dos dados disponibilizados pelos ERPs nesse quesito sejam verificados para que os produtos que não estejam disponíveis no estoque sejam imediatamente retirados do site.
Afinal, vender algo que você não pode entregar é ilegal e pode até mesmo causar problemas jurídicos para a sua empresa.
Aprofunde seu conhecimento e entenda de uma vez por todas: Por que o Marketing Digital tem a ver com sua empresa?
3. Tenha mais insights para relatórios
Quem trabalha com marketing sabe da importância do acompanhamento de relatórios completos, com muitas métricas que podem servir para orientar na estruturação ou melhoria de estratégias.
Os ERPs podem auxiliar nesse sentido, uma vez que registram praticamente qualquer movimentação que ocorre na empresa. Informações como valores gastos nas mais diversas áreas, contas a receber e a serem pagas, mercadorias que estão disponíveis ou em falta no estoque, fluxo de caixa, interatividade de clientes e leads com a marca, entre outros dados podem ser obtidos nesse tipo de sistema.
Assim, o responsável pelo marketing pode mensurar ações, controlar resultados e ter mais precisão ao fazer cálculos como o do Retorno sobre o Investimento – ROI.
Embora existam muitas métricas e relatórios que podem ser acompanhados, com o Sistema de Gestão para Pequena empresa, você poderá ter insights e decidir acompanhar outros dados que são menos comuns, mas que podem ser importantes para o bom andamento do marketing do seu negócio.
Todos esses dados também podem ser muito úteis para que investimentos e ações sejam justificados para a direção da empresa, uma vez que muitas empresários só liberam verbas para o marketing e para a comunicação quando as propostas do setor são muito bem fundamentadas e com indicadores completos.
Associar um ERP com as ações de marketing digital pode ser uma das melhores práticas que já fez no seu negócio, pois você terá as decisões tomadas com muito mais embasamento, o que resultará em resultados mais positivos para a sua empresa.
Vale ressaltar, portanto, que esse investimento não se trata apenas de fazer uma boa publicidade, mas sim de alinhar todas as áreas da empresa com o setor de comunicação.
As organizações devem ser vistas como uma máquina, em que cada peça tem um valor fundamental para o seu pleno funcionamento, permitindo que as metas sejam alcançadas. Dentro desse contexto, o ERP poderá ajudar muito a sua empresa a cumprir aquilo que ela necessita.
Autor:
Flaubi Farias,
Content Marketer da Resultados Digitais