A integração ERP é uma ferramenta utilizada por grandes empresas para obterem gestões robustas e eficientes. Por essa razão, adotar seu uso pode ser o primeiro passo para um crescimento empresarial.
Quando ocorre a incorporação de sistemas com propósitos distintos, é inevitável que sua produtividade aumente. Pois, assim as informações valiosas são armazenadas no lugar correto e recebem a atenção necessária.
É importante saber como e por qual razão implantar uma integração deste tipo é necessário. Visto que, com essas informações, o seu desenvolvimento será maior e mais amplo. Desse modo, este artigo irá tirar suas dúvidas e mostrar como é fácil recorrer a esta ferramenta.
O que é um Enterprise Resource Planning (ERP)?
A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema de Gestão Empresarial. Assim, é uma organização que dá suporte para o gerenciamento dos serviços da empresa.
Essa ferramenta é importante para garantir a integridade e organização das informações do seu empreendimento. Ou seja, ela oferece utensílios para controle, tomada de decisões e planejamento.
Há diversos tipos de ERP, desenvolvidos de forma personalizada para cada tipo de necessidade. Portanto, o sistema serve de base para o gerenciamento do negócio e deve ser adequado ao planejamento estratégico.
Tipos de integração ERP para a sua empresa
Existem muitos tipos de integração ERP e as decisões dependem da necessidade do empreendimento. Ou seja, cada caso deve ser analisado com atenção, para que a otimização ocorra.
Integração da comunicação entre sistemas
Em alguns casos, é necessário que dois sistemas sejam integrados. Porém, a comunicação direta entre eles é impossível e, por isso, é preciso usar uma terceira ferramenta. Assim, ela receberá os dados de uma das duas, converterá e enviará para a outra.
Comunicação banco a banco
Assim como a anterior, possibilita a comunicação entre sistemas. Mas, é direcionada aos bancos de dados. Dos quais, ela extrai as informações, as converte e as armazena em outros bancos.
Troca de dados eletrônica
Ocorre quando um sistema exporta as informações em um arquivo. Logo, o outro software poderá importar os dados para a própria base e ler todos eles. Dessa forma, pode ocorrer de maneira manual ou automática, sendo sempre indicada a segunda opção.
Integração por API
A integração ERP acontece por meio da Interface de programação e é a comunicação direta entre dois softwares. Por isso, são sistemas robustos, que oferecem meios práticos para compartilhar informações.
Como fazer a integração das informações em um ERP?
O ideal para a integração ERP é possuir todos os setores envolvidos, compartilhando um único banco de dados. Portanto, quanto mais houver bases de dados distintas, mais chances de informações equivocadas tem.
Em alguns casos, utilizar algumas bases externas pode ser positivo para a empresa. No entanto, ainda é preciso escolher corretamente e não exagerar na quantidade.