Marketing de Incentivo: o que é?
Você conhece o Marketing de Incentivo? Saiba o que é essa prática que visa motivar o seu time! Veja exemplos para Aumentar a Produtividade da sua empresa!
O marketing, considerando toda a sua abrangência, tem várias ramificações diferentes e todas elas, claro, possuem sua importância e destinação. Dentre estas ramificações, uma têm se destacado por conta de sua importância para as organizações: o marketing de incentivo.
Ficou no passado a ideia de que os times empresariais precisam se automotivar ou simplesmente que metas precisam ser cumpridas a qualquer custo, sem qualquer tipo de direcionamento ou motivação organizacional.
O marketing de incentivo entra exatamente neste momento crucial, onde metas precisam ser alcançadas e ao mesmo tempo os colaboradores precisam estar sempre com todo o pique. Neste post, vamos explicar melhor o que é o marketing de incentivo, quais são as tecnologias e formas que podem ajudar neste conceito. Confira.
O que é Marketing de Incentivo?
Quer turbinar as vendas e não sabe bem como fazer isto? Seus vendedores não conseguem cumprir metas, mesmo com todo o aparato e recursos necessários para fazê-lo? Suas equipes andam desmotivadas, adoecendo ou descumprindo metas aparentemente simples?
A resposta afirmativa para todas ou algumas das perguntas acima demonstram que suas equipes estão mesmo adoecidas. O remédio está, muito provavelmente, presente no marketing de incentivo. Um conjunto de ações, que visem exatamente motivar seus colaboradores e suas equipes de trabalho.
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Equipes técnicas, de vendas e de diversos processos pertinentes à uma empresa, precisam estar sempre motivadas. Em pequenas empresas, por exemplo, o time comercial geralmente é menor.
Mesmo assim, a necessidade de se utilizar estratégias eficientes para melhorar a produtividade e a satisfação dos colaboradores se faz igualmente necessárias. Este conjunto de ações e estratégias significa o que é marketing de incentivo.
Conceito
Marketing de Incentivo é Marketing, mas leva esta denominação porque todas as ações e atuações referenciadas visam prover incentivos aos chamados “clientes internos” da empresa, que são os seus colaboradores.
É comum entendermos marketing apenas como processos que tem por intuito aumentar as vendas, propagar melhor um produto ou uma empresa. Claro que, ele tem funções relacionadas a isto, mas marketing, no próprio sentido da palavra, atua em diversas frentes, desde um planejamento até o relacionamento com os clientes e colaboradores de uma empresa.
O que vale aqui são duas palavras importantíssimas para reger o conceito marketing de incentivo de uma empresa: clientes internos e incentivos.
Marketing de Incentivo: exemplos
A melhor maneira de se entender bem a definição como o próprio conceito relacionado ao marketing de incentivo é através de exemplos práticos. Veja abaixo exemplos de marketing de incentivo que vai ajudar você na hora de motivar, engajar e surpreender os seus colaboradores:
• Os prêmios físicos: a política de premiações deve ser considera como um incentivo importante para o cumprimento de metas. Ela deve seguir critérios transparentes e objetivos, para não prejudicar ninguém e premiar quem realmente mereça.
• Método de Pontuação: também é útil como forma de incentivo, mantendo equipe de vendas, por exemplo, sempre “acesas” quanto às metas propostas. Aqui vale premiação ou bônus por pontuações mais altas.
• Viagens e Cursos: é uma forma de incentivar o desempenho. Pode caminhar ao lado das premiações, como um bônus por um período maior pré-determinado.
• Outras formas diversas de premiação: vale-presentes, eletrônicos, novas experiências e incentivos de carreira.
Marketing de Incentivo: uma visão legal que motiva seu time
É preciso abraçar a ideia, a visão legal que motiva seu time. E como estamos falando de marketing de incentivo, a metodologia é muito parecida com qualquer outro segmento do marketing. Abaixo, relacionamos algumas dicas de sua implementação. Acompanhe:
• Conhecer o público alvo é fundamental para que a estratégia surta efeito. Em outras palavras, dependendo do tipo de negócio ou empresa, alguns incentivos, como cursos de qualificação, por exemplo, podem valer muito mais que um bônus em dinheiro.
• O foco principal deve ser sempre a motivação, estimulando sua equipe. Reconhecer o trabalho feito incentiva, estimula e com certeza motiva a melhoria de desempenho. Planeje corretamente como vai motivar e estimular sua equipe em seu planejamento de marketing de incentivo.
• Dê e receba bem os feedbacks. Esta relação é fundamental para que tudo flua da forma mais transparente possível. Assim, receber alguns feedbacks de sua equipe negativos pode ser muito construtivo na maioria das vezes.
• Nem sempre resultados negativos ou positivos é o que importa. Ficar o tempo todo olhando os resultados, como ponto de chegada, não é o ideal. O bom resultado deve ser o objetivo, não o ponto de chegada.
Outrossim, os resultados que realmente importam são os referentes à sua estratégia posta em prática no marketing de incentivo. Esta sim deve ser acompanhada para entender se os resultados esperados foram alcançados.
Caso não, mude a estratégia. Isto, inclusive, é muito comum no marketing.
• Tecnologia como aliada. Softwares de gestão empresarial, como o da GestãoClick, por exemplo, que será fundamental para a gestão de vendas gerando relatórios mais completos e objetivos, além de comissões dos vendedores.
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Este tipo de sistema integra áreas, facilitando e muito o trabalho de todos os seus colaboradores, além do próprio gerenciamento.
Como Aumentar a Produtividade da sua empresa?
Saber como aumentar a produtividade da sua empresa e garatir o aumento da produção da equipe vai muito além do próprio desempenho. Pelo que vimos até aqui, inclusive, já é possível perceber a importância do marketing de incentivo em suas estratégias gerenciais.
Assim, para aumentar a produtividade de sua empresa e ter sempre seu time engajado, participativo e motivado, inicie seu marketing de incentivo pelo começo, ou seja, pelo bom planejamento:
• O Planejamento: é a etapa inicial e fundamental, pois aqui será decidido quais ações serão tomadas para incentivar sua equipe de trabalho. Metas, objetivos e prazos serão criados nesta etapa, bem como as verbas para premiações, bônus, etc.
• As Premiações: nesta segunda etapa você deverá definir quais serão as premiações para seus colaboradores. Parece uma etapa simples, mas não é.
Conhecer bem seus colaboradores é fundamental. Além disso, quais prêmios para quais setores, os fornecedores, métodos de aplicação, etc., também deverão ser definidos aqui.
• Os Feedbacks: equipe de gestores precisam estar alinhados quanto aos feedbacks que serão dados e como estes serão aplicados. Existe muita estratégia ao se dar um feedback pois, se este for mal interpretado, pode surtir um efeito negativo difícil de ser reverter.
• Análise de resultados: aqui estamos nos referindo aos resultados das estratégias aplicadas no marketing de conteúdo. Caso os resultados esperados não estejam a contento, esta estratégia deve ser readequada.
Gostou das dicas? Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para o seu negócio!