Marketing de Incentivo: o que é e Como Motivar Equipes?


O que é Marketing de Incentivo?

O marketing, considerando toda a sua abrangência, tem várias ramificações diferentes e todas elas, claro, possuem sua importância e destinação. Dentre estas ramificações, uma têm se destacado por conta de sua importância para as organizações: o marketing de incentivo.

Ficou no passado a ideia de que os times empresariais precisam se automotivar ou simplesmente o fato de que metas precisam ser cumpridas a qualquer custo, sem qualquer tipo de direcionamento ou motivação organizacional

O marketing de incentivo entra exatamente neste momento crucial, onde metas precisam ser alcançadas e ao mesmo tempo os colaboradores precisam estar sempre com todo o pique. Neste post, vamos explicar melhor o que é o marketing de incentivo, quais são as tecnologias e formas que podem ajudar neste conceito. Confira.


O que é Marketing de Incentivo?


Quer turbinar as vendas e não sabe bem como fazer isto? Seus vendedores não conseguem cumprir metas, mesmo com todo o aparato e recursos necessários para fazê-lo? Suas equipes andam desmotivadas, adoecendo ou descumprindo metas aparentemente simples?

A resposta afirmativa para todas ou algumas das perguntas acima demonstram que suas equipes estão mesmo adoecidas. O remédio está, muito provavelmente, presente no marketing de incentivo. Um conjunto de ações, que visem exatamente motivar seus colaboradores e suas equipes de trabalho.

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Equipes técnicas, de vendas e de diversos processos pertinentes à uma empresa, precisam estar sempre motivadas. Em pequenas empresas, por exemplo, o time comercial geralmente é menor.

Mesmo assim, a necessidade de se utilizar estratégias eficientes para melhorar a produtividade e a satisfação dos colaboradores se faz igualmente necessárias. Este conjunto de ações e estratégias significa o que é marketing de incentivo.

 

Conceito

Marketing de Incentivo é Marketing, mas leva esta denominação porque todas as ações e atuações referenciadas visam prover incentivos aos chamados “clientes internos” da empresa, que são os seus colaboradores. 

É comum entendermos marketing apenas como processos que tem por intuito aumentar as vendas, propagar melhor um produto ou uma empresa. Claro que, ele tem funções relacionadas a isto, mas marketing, no próprio sentido da palavra, atua em diversas frentes, desde um planejamento até o relacionamento com os clientes e colaboradores de uma empresa.

O que vale aqui são duas palavras importantíssimas para reger o conceito marketing de incentivo de uma empresa: clientes internos e incentivos.

 

Marketing de Incentivo: exemplos

A melhor maneira de se entender bem a definição como o próprio conceito relacionado ao marketing de incentivo é através de exemplos práticos. Veja abaixo exemplos de marketing de incentivo que vai ajudar você na hora de motivar, engajar e surpreender os seus colaboradores: 


• Os prêmios físicos: a política de premiações deve ser considera como um incentivo importante para o cumprimento de metas. Ela deve seguir critérios transparentes e objetivos, para não prejudicar ninguém e premiar quem realmente mereça.

• Método de Pontuação: também é útil como forma de incentivo, mantendo equipe de vendas, por exemplo, sempre “acesas” quanto às metas propostas. Aqui vale premiação ou bônus por pontuações mais altas.

• Viagens e Cursos: é uma forma de incentivar o desempenho. Pode caminhar ao lado das premiações, como um bônus por um período maior pré-determinado.

• Outras formas diversas de premiação: vale-presentes, eletrônicos, novas experiências e incentivos de carreira.

 

Marketing de Incentivo: uma visão legal que motiva seu time


É preciso abraçar a ideia, a visão legal que motiva seu time. E como estamos falando de marketing de incentivo, a metodologia é muito parecida com qualquer outro segmento do marketing. Abaixo, relacionamos algumas dicas de sua implementação. Acompanhe:


• Conhecer o público alvo. Com certeza você já ouviu esta frase em todo tipo de planejamento de marketing digital. Pensando em incentivos, conhecer bem seu público alvo, ou seja, seus colaboradores, é fundamental para que a estratégia surta efeito.

Em outras palavras, dependendo do tipo de negócio ou empresa, alguns incentivos, como cursos de qualificação, por exemplo, podem valer muito mais que um bônus em dinheiro ou um eletrônico na hora de premiar.

 

• O foco principal deve ser sempre a motivação, estimulando sua equipe. Reconhecer o trabalho feito é um estímulo e tanto. Todos nós, seres humanos, de uma forma ou de outra, sempre esperamos este reconhecimento. 

Ele incentiva, estimula e com certeza motiva a melhoria de desempenho. Planeje corretamente como vai motivar e estimular sua equipe em seu planejamento de marketing de incentivo.

 

• Dê e receba bem os feedbacks. Esta relação é fundamental para que tudo flua da forma mais transparente possível. Assim, receber alguns feedbacks de sua equipe negativos pode ser muito construtivo na maioria das vezes. 

Dar um feedback sincero e objetivo, sem difamar ou repreender, também é significativo. Esta relação é sadia, alimenta o espírito de equipe, de time que joga pelo mesmo objetivo. 

 

• Nem sempre resultados negativos ou positivos é o que importa. Ficar o tempo todo olhando os resultados, como ponto de chegada, não é o ideal. O bom resultado deve ser o objetivo, não o ponto de chegada.

Outrossim, os resultados que realmente importam são os referentes à sua estratégia posta em prática no marketing de incentivo. Esta sim deve ser acompanhada para entender se os resultados esperados foram alcançados.

Caso não, mude a estratégia. Isto, inclusive, é muito comum no marketing.

 

• Tecnologia como aliada. Softwares de gestão empresarial, como o da  GestãoClick, por exemplo, que será fundamental para a gestão de vendas gerando relatórios mais completos e objetivos, além de comissões dos vendedores.

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Este tipo de sistema integra áreas, facilitando e muito o trabalho de todos os seus colaboradores, além do próprio gerenciamento.


Como Aumentar a Produtividade da sua empresa?

Saber como aumentar a produtividade da sua empresa e garatir o aumento da produção da equipe vai muito além do próprio desempenho. Pelo que vimos até aqui, inclusive, já é possível perceber a importância do marketing de incentivo em suas estratégias gerenciais.

Assim, para aumentar a produtividade de sua empresa e ter sempre seu time engajado, participativo e motivado, inicie seu marketing de incentivo pelo começo, ou seja, pelo bom planejamento:


• O Planejamento: é a etapa inicial e fundamental, pois aqui será decidido quais ações serão tomadas para incentivar sua equipe de trabalho. Metas, objetivos e prazos serão criados nesta etapa, bem como as verbas para premiações, bônus, etc.


• As Premiações: nesta segunda etapa você deverá definir quais serão as premiações para seus colaboradores. Parece uma etapa simples, mas não é. 

Conhecer bem seus colaboradores é fundamental. Além disso, quais prêmios para quais setores, os fornecedores, métodos de aplicação, etc., também deverão ser definidos aqui.

 

• Os Feedbacks: equipe de gestores precisam estar alinhados quanto aos feedbacks que serão dados e como estes serão aplicados. Existe muita estratégia ao se dar um feedback pois, se este for mal interpretado, pode surtir um efeito negativo difícil de ser reverter. 

 

• Análise de resultados: aqui estamos nos referindo aos resultados das estratégias aplicadas no marketing de conteúdo. Caso os resultados esperados não estejam a contento, esta estratégia deve ser readequada.

Gostou das dicas? Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para o seu negócio!