Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Gestão empresarial eficiente: como impulsionar o seu negócio

Gestão empresarial eficiente: como impulsionar o seu negócio

Para garantir o sucesso de qualquer empreendimento, é necessário que haja a aplicação de uma boa gestão empresarial. Por isso, é essencial investir em metodologias e ferramentas de gestão que te auxiliarão no alcance dos objetivos e na melhoria operacional da empresa. Neste conteúdo, abordaremos as principais técnicas e recursos que você pode implementar para […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Gestão empresarial eficiente: como impulsionar o seu negócio

Para garantir o sucesso de qualquer empreendimento, é necessário que haja a aplicação de uma boa gestão empresarial. Por isso, é essencial investir em metodologias e ferramentas de gestão que te auxiliarão no alcance dos objetivos e na melhoria operacional da empresa.

Neste conteúdo, abordaremos as principais técnicas e recursos que você pode implementar para impulsionar seus resultados e garantir uma gestão empresarial mais eficaz. Aqui, você encontrará maneiras de assegurar o crescimento sustentável e promover a prosperidade do seu negócio.

Quando bem executada, a gestão empresarial pode se tornar um importante diferencial competitivo e um estímulo para o crescimento organizacional. Assim sendo, chegou o momento de aprender a otimizar processos, tomar decisões mais assertivas, aumentar a produtividade da equipe e alavancar o crescimento de todos os setores da sua empresa. 

A seguir, discutiremos os seguintes tópicos:

  • O que é gestão empresarial;
  • Como implementar a gestão empresarial no seu negócio;
  • Metodologias e ferramentas de alto desempenho;
  • Gestão empresarial simples como um click.

O que é gestão empresarial?

O termo gestão empresarial diz respeito ao conjunto de práticas, técnicas e ferramentas que são utilizadas para auxiliar na estruturação e no bom desempenho de um negócio

À primeira vista, esse conceito pode parecer pouco palpável, porém é uma prática relativamente simples e que faz toda a diferença para a organização de uma empresa.

A gestão empresarial abrange diversas áreas, como finanças, marketing, gestão de pessoas, vendas etc. O objetivo principal é que todas essas áreas sejam integradas de alguma forma, para que haja mais fluidez no gerenciamento e, consequentemente, mais resultados positivos.

Em outras palavras, a gestão empresarial envolve planejamento, organização e controle dos processos empresariais, buscando garantir mais eficiência e qualidade para todas as atividades e setores. 

Como implementar a gestão empresarial no seu negócio

Para implementar a gestão empresarial de maneira completa e eficiente no seu negócio, independente de qual porte ou segmento ele está inserido, é necessário adotar estratégias e seguir alguns passos simples para garantir o sucesso da execução.

Trace metas claras e objetivas

O primeiro passo para implementar a gestão empresarial é traçar metas estratégicas. Essa definição de objetivos deve acontecer de maneira realista e mensurável. Para que isso aconteça, as metas devem ser claras e específicas, de forma que todos os colaboradores possam compreendê-las e trabalhar para alcançá-las.

Além disso, é importante revisar essas metas periodicamente, para que elas acompanhem a realidade do mercado e da sua organização. Por isso, fique atento às mudanças mercadológicas e às ações dos seus concorrentes, de forma a ajustar as metas de acordo com as novas circunstâncias.

Mapeie processos já existentes

Antes de partir para a ação, é importante conhecer a fundo todos os processos que já existem dentro da organização, tanto os que funcionam quanto os que não funcionam. Esse é um ponto imprescindível para compreender melhor a dinâmica interna da empresa e identificar pontos de refinamento.

Sendo assim, realize uma análise minuciosa de cada processo, desde o atendimento ao cliente até a gestão financeira. Isso permitirá que você enxergue de maneira clara todos os gargalos e oportunidades de melhoria. 

Defina estratégias

Esse é um dos pontos cruciais para a implementação de uma gestão empresarial efetiva na sua empresa. Você já definiu suas metas, portanto sabe aonde quer chegar. Também conheceu melhor seus processos, o que permitiu que você identificasse erros e pontos de melhoria. Agora é hora de traçar estratégias para migrar para um modelo com táticas de gestão mais efetivas.

É hora de definir ações, prazos e responsáveis para cada tarefa estipulada. A definição de estratégias engloba, inclusive, a escolha de novas ferramentas para aprimorar a gestão empresarial. 

Adote novos métodos e ferramentas

Alterar a metodologia de alguns processos pode ser muito benéfico para essa reestruturação. Então não tenha medo de mudar: reconhecer que algo não está dando certo é o ponto de partida para conhecer novos métodos e aplicá-los no dia a dia do seu negócio.

Também é necessário investir em novas ferramentas, sejam elas gratuitas ou pagas, mas que, de alguma forma, auxiliarão você a otimizar determinados processos. Softwares de gestão empresarial, plataformas de gestão de projetos, ferramentas de análise de dados e sistemas de automação são alguns exemplos que devem ser considerados para a nova fase.

Monitore os resultados

De nada adianta realizar mudanças na gestão empresarial se você não ficar atento aos resultados e impactos causados. Portanto, nada de deixar os impactos dessas ações de lado: monitore tudo constantemente e não tenha medo de repensar estratégias.

Ajustes e adaptações são comuns, principalmente no início, então não hesite em fazer as correções necessárias. Seja flexível e reveja métodos e estratégias sempre que observar que os resultados não estão de acordo com o planejado. Só assim você conseguirá aprender com os erros e buscar melhorias contínuas.

Metodologias e ferramentas de alto desempenho

Conforme vimos anteriormente, metodologias e ferramentas são grandes e excelentes aliadas do processo de gestão empresarial. Pensando nisso, fizemos um compilado com algumas sugestões de métodos e tecnologias que vão ajudar você a gerir o seu negócio de maneira mais sustentável e eficiente.

Metodologias para aprimorar sua gestão empresarial

Existem diferentes tipos de metodologias que podem ser aplicadas para auxiliar na gestão empresarial. Porém, citamos aqui três das que consideramos mais importantes e de fácil aplicação para pequenos negócios.

1- Metodologia OKR

A metodologia OKR, Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), é dividida em duas partes. 

A primeira é baseada nos objetivos, ou seja, você deve definir tudo aquilo que almeja alcançar. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, você pode definir que deseja aumentar as vendas da sua loja em 30% no próximo trimestre ou que quer migrar metade das suas vendas para o digital.

Já na segunda parte da metodologia, que diz respeito aos resultados-chave, você deve definir indicadores que irão te mostrar se você está conseguindo ou não alcançar o objetivo proposto. 

Seguindo o exemplo do aumento de vendas em 30%, você precisa estabelecer métricas como forma de mensurar isso, seja pelo tráfego do site, tempo médio de permanência dos clientes na página ou número de conversões de visitantes em compradores, por exemplo. Esses são os resultados-chave que te ajudarão a acompanhar e avaliar o progresso em direção ao objetivo.

A metodologia OKR é flexível e incentiva o aprendizado contínuo. Portanto, ao analisar se os objetivos foram alcançados e os resultados-chave seguidos, você deve utilizar todos os resultados como ponto norteador para a definição da próxima estratégia.

2- Scrum

Essa metodologia tem o objetivo de ampliar a eficiência e a agilidade dos processos de uma organização, aumentando a produtividade da equipe e acelerando os resultados

O Scrum divide cada processo em pequenas partes chamadas sprints. Cada sprint tem um tempo fixo de duração que será definido por você, de acordo com as necessidades da sua empresa. 

As atividades que devem ser executadas durante o tempo de duração de cada sprint são definidas entre equipe e gestor e, após o final do período, deve haver uma reunião para compreender o que funcionou e o que não funcionou dentro daquele tempo/atividades planejadas. 

Assim, durante cada sprint, a equipe trabalha de forma mais colaborativa e engajada, o que otimiza os processos, reduzindo o tempo e aumentando o conhecimento geral do colaborador sobre cada projeto realizado.

3- 5W2H 

Essa metodologia de gestão empresarial é bastante utilizada e auxilia na execução de tarefas de maneira rápida e eficaz

O nome, 5W2H, é uma sigla em inglês, já que o método se baseia em cinco perguntas iniciadas com a letra “W” e duas com a letra “H”.

  • What (O quê?): descreva, de forma clara e específica, a tarefa ou objetivo a ser realizado.
  • Why (Por quê?): explique a razão ou o propósito por trás da tarefa. 
  • Who (Quem?): identifique as pessoas ou equipes que serão responsáveis pela execução da atividade. 
  • When (Quando?): defina prazos claros e realistas para cada etapa ou atividade. 
  • Where (Onde?): determine o local onde a tarefa será realizada.
  • How (Como?): estipule quais os métodos, estratégias e recursos necessários para realizar o afazer. 
  • How much (Quanto?): decida o orçamento necessário para executar a ação. 

Ao responder a esses questionamentos, você estabelece um plano de ação, identifica e distribui as responsabilidades e define prazos e recursos necessários.

Ferramentas úteis

Muitas ferramentas foram criadas com o intuito de tornar a gestão empresarial mais simplificada, eficiente e produtiva. Esses recursos possuem funcionalidades específicas para facilitar a rotina dos gestores. Separamos os três tipos de ferramentas que consideramos essenciais para uma gestão proveitosa. Confira:

1- Plataforma de gestão de projetos

Esse tipo de ferramenta permite que o gestor organize e acompanhe o desenvolvimento de cada etapa dos projetos da empresa. Dessa forma, ele presencia o progresso de cada atividade, desde o planejamento até o final da execução. Facilitando, assim, a distribuição de tarefas, o monitoramento do progresso e o controle de prazos.

Exemplos: Jira e Trello.

2- Ferramentas de análise de dados

Analisar os dados da sua organização é fundamental para o sucesso da gestão empresarial implementada. Por isso, é importante contar com uma ferramenta de análise de dados, pois ela pode fornecer informações técnicas precisas e relevantes sobre o progresso da sua empresa. Assim, é possível que você identifique padrões e tendências com maior facilidade, além de conseguir mapear falhas com grande precisão. 

Exemplos: Power BI e Google Analytics.

3- Software de gestão empresarial

Um software de gestão empresarial (ERP) é um dos principais aliados na administração de uma empresa. Isso porque ele centraliza e integra diversas funções e processos essenciais, como controle financeiro, gestão de estoque, vendas, compras, entre outros.

Além disso, um software de gestão empresarial completo, como o GestãoClick, gera relatórios detalhados e precisos, emite notas fiscais e boletos bancários, gerencia contratos, organiza demandas de atendimento etc.

Gestão empresarial simples como um click

O principal objetivo do nosso ERP é tornar a sua gestão empresarial simples como um click. Pensando nisso, desenvolvemos um sistema intuitivo, com design agradável e de fácil navegação. 

Com apenas alguns cliques, você passa a ter acesso a funcionalidades que auxiliarão na melhoria da sua gestão empresarial, independentemente do tamanho ou do setor em que atua. 

Além disso, nosso ERP possui integração com outras ferramentas e sistemas que você já utiliza, o que facilita a troca de informações e ajuda a garantir a consistência de dados de cada processo em específico. 

Esqueça as planilhas, o software da GestãoClick permite acompanhamento preciso e em tempo real do desempenho do seu negócio, auxiliando você a tomar decisões embasadas e condizentes com a gestão empresarial que você se comprometeu a fazer. 

E o melhor de tudo: você só precisa estar conectado à internet. Isso mesmo, não há a necessidade de dispositivos específicos ou programas que deixam o seu computador pesado e lento, o nosso sistema é 100% online e você pode acessá-lo onde e quando quiser.

Teste o GestãoClick gratuitamente por dez dias e aproveite todas as funcionalidades do melhor ERP do mercado!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo