Dicas para cuidar e avaliar a saúde financeira da empresa


Dicas para cuidar e avaliar a saúde financeira da empresa
Existem erros muito comuns no ramo empresarial, como o de não economizar dinheiro para os tempos de crise. A verdade é que em certos aspectos, as finanças da sua empresa devem se assemelhar às finanças da família, a exemplo da importância que há em todos os meses guardar um valor para não ser gasto.

No setor empresarial, essa economia é o chamado fundo de emergência, que tem a finalidade de manter o seu negócio mesmo em épocas de “vacas magras”. Especialistas afirmam que o melhor é contar com dinheiro guardado suficiente para pagar pelo menos três meses de despesas.

Além disso, é preciso ser realista e ter em mente que os imprevistos acontecem, sendo essencial estar preparado.No entanto, para saber quanto é possível economizar por mês, é importante ainda fazer um planejamento financeiro. Essa dica serve também para cuidar e avaliar a saúde financeira da empresa.

Planejar as finanças do seu negócio no longo prazo é um procedimento fundamental em qualquer tipo de empresa. A verdade é que mais do que ter um produto de sucesso no mercado, conhecer o seu público alvo e contar com boas estratégias de marketing, para ter uma empresa sólida é necessário conhecer muito bem as suas despesas.

Se não se tem isso de forma clara, é possível que o empresário ache que está lucrando muito dinheiro quando na verdade está tendo prejuízos recorrentes.

 

Como fazer planejamento financeiro
 

Em suma, para fazer um planejamento eficiente da sua empresa é preciso listar quais são todas as despesas fixas e variáveis mensais. Esse valor deve ser subtraído do faturamento mensal, dessa forma, obtém-se o lucro líquido, que é a melhor referência para o seu plano de finanças.

Não se pode esquecer que nas despesas entram ainda os impostos, os quais costumam possuir valores bem pesados. Nesse sentido, faz parte do planejamento financeiro também estar sempre bem informado sobre as novidades relacionadas à tributação, a fim de reduzir o custos quando possível.

Depois de descontar todas as despesas da empresa, portanto, sabe-se qual o lucro real, o qual pode servir para remunerar os sócios, mas também para investir no negócio. Mas é desse montante que é recomendado ainda separar uma parte para o fundo de emergência.

Evitar dívidas ou conseguir pagá-las em pouco tempo sãooutros fatores que contribuem com a boa saúde financeira da sua empresa. Nesse sentido, mais uma vantagem de contar com um fundo de emergência é para o empresário não ficar dependente doscréditos bancários, os quais podem virar uma bola de neve difícil de desvencilhar-se.

 

 

financeiro
Baixe nossa planilha de controle financeiro grátis!

 

 

Dicas para manter a saúde financeira da sua empresa

 

Quando se fala em saúde financeira, mais do que fazer um planejamento financeiro é importante segui-lo. Caso contrário, de nada vai ter adiantado o esforço que ele exigiu. Como diz o próprio nome, o planejamento se trata de um plano e os planos servem para basear as tomadas de decisão.

Mas isso não significa que o planejamento da sua empresa deve ser algo imutável. Muito pelo contrário, com alguma periodicidade é preciso reavaliar o que foi definido e sempre fazer ajustes quando for para o bem da saúde do seu negócio. Além disso, no planejamento é importante incorporar outros fatores, que não estejam associados ao dinheiro diretamente.

Um exemplo é a avaliação do desempenho dos produtos da sua empresa no mercado. É preciso que de tempos em tempos seja ponderado se eles continuam com potencial para as vendas. Há momentos ainda que eles precisam sofrer adaptações, a fim de continuarem satisfazendo as necessidades dos seus consumidores em potencial.

Você deve saber, inclusive, qual o produto que deve ser priorizado, aquele que é o carro chefe do seu negócio e responsável pela maior parte da sua receita. Tudo isso só é possível de executar com eficiência se a empresa possui um sistema de gerenciamento que ofereça as funcionalidades que o seu negócio precisa.

 

Use um software: Ganhe tempo e segurança


O GestãoClick é um software de gestão empresarial importante para a realização de um série de atividades. Entre elas, emissão de notas e demais tarefas tributárias e efetivação de relatórios atualizados que orientam a tomada de decisões. Além disso, ele é um completo sistema de gestão financeira oferecendo fluxo de caixa, controle das contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais eletrônicas e completos relatórios financeiros

Dessa forma, ao usar um software você consegue avaliar a saúde da sua empresa e ainda ter os dados necessários para tomar qualquer decisão com segurança.

 
 



COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: