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Sintegra: o que é e como funciona?

O Sintegra é um Sistema faz toda a integração dos dados fiscais e tributários de produtos. Saiba como funciona e como integrá-lo ao seu ERP GestãoClick.

Por GestãoClick
Atualizado em
Sintegra: o que é e como funciona?

Os empreendedores possuem muitas dúvidas sobre o que é o Sintegra, como é o seu funcionamento e qual a sua real destinação. No entanto, se a sua empresa comercializa algum tipo de produto, é fundamental saber mais sobre ele.

Pode-se dizer que esse sistema faz toda a integração dos dados fiscais e tributários referentes a todas as entradas e saídas de produtos entre os estados, que são realizadas por todos os contribuintes do ICMS. Por assim dizer, para ficar em dia com o fisco e com o poder público, você precisa do Sintegra.

Neste post, vamos falar mais sobre o Sintegra, como ele funciona, sistemas de gestão empresarial que estão integrados com ele e muito mais. Confira.

Conceito e definição

Ao pé da letra, Sintegra significa: Sistema Integrado de Informações sobre operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. É nele que estão agrupados todos os dados dos respectivos contribuintes e é ele também que faz a intercomunicação entre os fiscos de cada estado federativo.

Assim, toda e qualquer empresa pode comercializar seus produtos e emitir nota fiscal normalmente. É a única forma também de ficar em dia com a SEFAZ do seu estado bem como com a Receita Federal.

Em outras palavras e para um melhor entendimento, é o sistema responsável por fazer todo o controle informatizado das operações, tanto de entrada como de saída de mercadorias e serviços, realizadas interestadualmente por contribuintes de ICMS.

Aprofunde o seu conhecimento: O que é Sintegra?

O que é Sintegra de uma empresa?

Para fazer parte do Sintegra e estar em dia com suas obrigações fiscais e tributárias, é preciso fazer um cadastro no sistema antes. Para tanto, o contribuinte deverá acessar o site do sistema e entrar na área do programa de validação, que é fornecido pela SEFAZ de cada estado onde a empresa em questão realiza as suas operações comerciais.

E por que esse sistema é tão importante para a sua empresa? Primeiro de tudo, pelo fato de que é por meio dele que a empresa poderá fazer a emissão da NF-e. Além disso, contará ainda com outros benefícios, como:

  • Áreas fiscais e administrativas da empresa melhor organizadas;
  • Todos os dados fiscais e contábeis integrados, para a devida prestação de contas ao governo, agilizando o processo;
  • Facilidade de acesso pela Secretaria da Fazenda e Fiscos estaduais às informações mais importantes das empresas;
  • Confiabilidade e segurança para empresas e também para clientes em suas transações comerciais entre os estados.

As declarações do Sintegra devem ser realizadas pelo contribuinte até o 15º dia do mês seguinte à respectiva data da competência.


Sistema ERP Online

Como o Sintegra online atua?

Praticamente todos os processos e procedimentos que envolvem o sistema são online, ou seja, pela web. Isto facilita muito a vida dos contribuintes, principalmente para as empresas que possuem softwares de gestão empresarial online, na nuvem.

Além do cadastro, há também o validador que pode ser adquirido através do site do Sintegra. Por meio deste endereço eletrônico, o contribuinte tem acesso direto ao site da SEFAZ de seu estado.

Deste modo, o usuário irá conseguir todas as informações a respeito do seu cadastro CNPJ, conseguindo então realizar a sua solicitação do Sintegra. Aconselha-se, inclusive, que você consulte o seu contador neste momento ou acesse os canais disponíveis da Junta Comercial na sua cidade, para adquirir o software.

Com relação ao validador, o processo é um pouco mais fácil, ou seja, através dele você já consegue adquiri-lo, bastando apenas confirmar seus dados junto à SEFAZ.

Inscrição Estadual Sintegra

Também pelos canais online é possível consultar a sua Inscrição Estadual Sintegra. A SEFAZ disponibiliza um Web Service que serve para verificar a situação dos contribuintes cadastrados.

Alguns sistemas de gestão empresarial, como o GestãoClick, por exemplo, possuem um módulo de emissão de NF-e que se integra com esse Web Service da SEFAZ e, desta forma, torna-se possível verificar a situação da inscrição estadual.

A informação retorna via arquivo para o próprio ERP do GestãoClick para que seja validado ou não, frente a possíveis contribuintes irregulares.

Sintegra MEI

O Microempreendedor Individual (MEI), como já está dispensado por lei da emissão de documentos fiscais (NFe-s), nas operações de venda de produtos, não estará sujeito às transmissões do Sintegra MEI, desde que emita, quando necessário, notas fiscais avulsas (NF-A) no site da Receita Federal.

Leia também: Guia de faturamento Simples Nacional: tudo o que você precisa saber

Sistema Sintegra

De uma forma objetiva e completa, é possível afirmar que todos os contribuintes que pagam ICMS precisam, necessariamente, estarem cadastrados no Sintegra.

Todos os produtos comercializados entre estados, tanto a título de vendas ou fornecedores de mercadorias, para terem suas respectivas notas fiscais geradas e ficarem assim em dia com o poder público, necessitam deste cadastro.

Estes dados e informações ficarão devidamente armazenados no sistema para que, sempre que o fisco precisar consultar ou analisar informações sobre qualquer tipo de movimentação, o mesmo consiga fazê-lo através do Sistema Sintegra.

Claro que será sempre preservando o direito ao sigilo e integridade das informações de todos os contribuintes ali cadastrados. Faz-se lembrar que, sem esse processo todo, torna-se impossível emitir Notas Fiscais.

Sistema Integrado

Quando falamos em integração, falamos especificamente dos chamados softwares de gestão empresarial. A maioria deles, como o do GestãoClick que citamos logo acima, possuem total integração com o Sintegra.

E o que isto significa para a minha empresa? Que todos os dados e informações do sistema serão importados automaticamente para o seu ERP, o que facilita e muito a vida do empresário e, obviamente, do contador também.

Leia também: Saiba as vantagens de conectar seu contador ao ERP GestãoClick!

Este tipo de software consegue integrar e automatizar também inúmeros processos da empresa como controle de estoque, controle financeiro, contabilidade, emissão de notas fiscais, orçamentos e vendas, emissão de boletos e muito mais.

Desta forma, a gestão ganha agilidade para a tomada de decisão, a empresa ganha confiabilidade em todos os dados e informações geradas além de se automatizar e tudo isto representa, efetivamente, uma redução de custos significativa.

E como não bastasse, com o Sistema Integrado Sintegra, a empresa ainda garante estar em dia com todas as suas obrigações fiscais e tributárias.

Aprenda a exportar Sintegra no sistema ERP GestãoClick ou leia nosso tutorial:

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