Como funciona o sistema PDV?


Como funciona o sistema PDV?

Já teve a péssima experiência de aguardar por muito tempo em alguma fila? Você está com as mercadorias em mãos, só quer pagar pelos produtos e ficar livre, mas quando olha para frente se depara com inúmeras pessoas também aguardando. Às vezes, temos vontade de desistir das compras e deixar tudo na loja, não é?

Se você é um empresário e também se reconhece como cliente, entende a necessidade de contar com um sistema eficiente para realizar o fechamento das vendas e evitar as temidas filas, as quais já afastaram muitos consumidores de muitos comércios.

Com o software desenvolvido pelo GestãoClick, todas as vendas são realizadas com agilidade por meio de poucos cliques. Como o sistema é integrado, todas as transações em PDVs estão ligadas às áreas financeira e de estoque, permitindo uma gestão completa, otimizada e sem complicações.

Agora, vamos ver o que é o sistema PDV, o que ele faz e como utilizá-lo?

 

Afinal, o que é o sistema PDV?

O sistema PDV — cuja sigla equivale a Ponto de Venda —, também conhecido como frente de caixa ou venda balcão, é o responsável pelo fechamento das vendas.

Ele representa um dos últimos momentos da cadeia logística, já que todos os processos e operações anteriores — desde a fabricação do produto até a sua divulgação, por exemplo — culminam naquele momento de aquisição de mercadorias ou serviços.

Por isso, tudo deve ocorrer da maneira mais eficiente possível para que os clientes sejam atendidos com rapidez e qualidade, sem frustrações desnecessárias com a sua empresa.
 

Se ainda tem duvidas do conceito de PDV criamos um artigo completo sobre o que é PDV

 

O que ele faz?

Como mencionado anteriormente, esse sistema é o responsável pelo fechamento das vendas. Por meio de um programa simples de ser utilizado, podemos selecionar o item que o consumidor está comprando, verificar o preço, inserir descontos (é opcional), selecionar o método de pagamento escolhido pelo cliente e finalizar a venda.
 

Como funciona o sistema PDV


Parece simples, não é? E, de fato, é muito simples mesmo.

O sistema PDV possui as operações de:

  • sangria;
  • reforço;
  • devolução/troca;
 

Qualquer entrada ou retirada de dinheiro pode ser registrada. Isso é essencial para o acompanhamento da saúde financeira do negócio, pois dessa forma o gestor não mais se perguntará “Onde está o dinheiro?” no final do mês, já que todas as movimentações poderão ser facilmente visualizadas pelo sistema.

 

Como utilizar o sistema de frente de caixa (PDV)?

Com o software do GestãoClick, utilizar o sistema PDV é fácil e rápido. A interface do programa, além de limpa e objetiva, permite que as ações sejam realizadas com poucos cliques.
 

As funcionalidades são pensadas visando a gestão financeira do seu negócio nos mínimos detalhes. Quer um exemplo? No início de cada jornada, uma tela de abertura de caixa aparece para que o valor disponível para iniciar as operações do dia seja inserido no sistema.

“E que importância isso tem?”, você pode se questionar. Bom, ter esse valor registrado é fundamental para questões relacionadas ao fluxo de caixa, por exemplo, o qual permite que o gestor tenha o total controle sobre todas as movimentações realizadas.

Em suma, após acessar o sistema PDV do GestãoClick, você vai:

  • localizar o produto desejado (por nome ou por código);
  • inserir a quantidade que está sendo vendida;
  • escolher o tipo de venda e adicionar o produto;
  • selecionar o cliente;
  • finalizar a operação.
 

Aí é só escolher se deseja ou não inserir algum desconto, definir a forma de pagamento (sendo possível escolher até duas!) e clicar em “finalizar”. Pronto! Se quiser, poderá também imprimir o cupom e emitir a nota fiscal.

Lembrando que tudo é feito de forma automatizada, sem a necessidade de digitar inúmeros dados, e o controle é total, então você saberá até quem foi o funcionário responsável pela venda.

Enfim, neste artigo vimos como funciona o sistema de frente de caixa, também chamado de PDV ou até mesmo programa de venda balcão. Se você, gestor, realmente deseja obter excelência em todos os processos empresariais e conquistar um espaço de destaque no mercado, dê atenção à eficiência desse sistema. Os clientes, com certeza, agradecem!

Por mais que um artigo sobre o sistema PDV seja bem explicado, nada melhor que experimentá-lo por conta própria e conferir se ele faz tudo o que promete pela sua empresa, concorda? Então não perca mais tempo. Teste gratuitamente na Prática !

 



COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: