Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » 5 motivos para pequena empresa usar ERP

5 motivos para pequena empresa usar ERP

Entenda os principais motivos para sua empresa não abrir mão de um sistema de gestão eficiente. Saiba mais!

Por GestãoClick
Atualizado em
5 motivos para pequena empresa usar ERP

Por muitos anos, as planilhas do Excel foram consideradas uma grande novidade para facilitar o dia a dia das empresas, e ainda hoje desempenham um papel importantíssimo. No entanto, com o mercado em constante mudança, é necessário agilidade ainda maior na realização de tarefas e no gerenciamento das operações. Por essa razão, o principal motivo para uma pequena empresa usar um ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento de Recursos Empresariais) é a necessidade de melhorar sua gestão de forma abrangente.

Ao adotar um ERP, a pequena empresa ganha acesso a um sistema integrado que centraliza todas as informações e processos, proporcionando uma visão unificada e atualizada de suas operações. Isso permite uma gestão mais eficiente e uma tomada de decisões embasada em dados consistentes.

Entenda melhor sobre o assunto acompanhando os tópicos a seguir.

Qual a importância da automação gerencial?

Nos dias de hoje, uma empresa que deseja se destacar das demais deve ir além dos produtos e serviços oferecidos e considerar o diferencial em sua gestão de processos por meio da automação comercial.

Esse conceito envolve três pontos fundamentais, que são capazes de estimular o crescimento de um negócio, ao mesmo tempo em que protegem seu capital financeiro. São eles:

A unificação dos processos permite que todos os colaboradores acessem as mesmas informações em tempo real, de forma automática e com dados precisos. Isso significa que a empresa pode contar com uma base de dados centralizada e atualizada constantemente, facilitando a comunicação e o compartilhamento de informações entre os departamentos. Essa integração traz benefícios como a redução de erros, o aumento da eficiência e a melhoria da tomada de decisões.

Sistemas de Gestão Empresarial pro aumenta a eficiência

Ao contrário das planilhas do Excel, um sistema ERP de gestão oferece uma abordagem mais ampla e automatizada, capaz de lidar com tarefas diferenciadas e muito mais complexas.

Um ponto importante a ser destacado é a legalidade dos softwares. Com atualizações constantes, que incorporam as alterações de normas, impostos, taxas e demais exigências da Receita Federal, os sistemas de ERP contribuem para evitar crimes fiscais e asseguram a proteção dos dados empresariais.

Um exemplo disso é o armazenamento seguro de notas fiscais eletrônicas – além de emitir NFe com grande praticidade, essa é outra vantagem notável do nosso sistema de gestão.

Portanto, mesmo que sua empresa seja de micro ou pequeno porte, investir em sistemas de gestão continua sendo uma prioridade, pois essas soluções trabalham de acordo com a demanda e o estágio de mercado, garantindo os devidos cuidados ao longo dessa jornada.


motivos para pequena empresa usar ERP

Benefícios da automação comercial na gestão de empresas

Para que você possa entender melhor sobre qual a importância dos sistemas de gestão e, também, sobre o motivo para pequena empresa usar ERP, reunimos os 5 maiores benefícios. Confira:

1. Redução do desperdício

O desperdício de recursos e matérias-primas é um dos maiores problemas de gestão enfrentados pelas empresas. Seja pequena ou grande, esse desperdício ocorre de duas principais formas.

Uma delas é pela falta de automação comercial, o que reduz a produtividade dos colaboradores, que passam mais tempo registrando, calculando, atualizando e analisando dados de forma manual. Isso faz com que não aproveitem a jornada de trabalho de maneira ideal.

O segundo problema ocorre pela falta de assertividade, que pode ser combatida por meio de um sistema de gestão eficiente. Esse sistema analisa e entrega resultados precisos, diminuindo o mau aproveitamento do tempo e do capital, erros e retrabalho gerado por eles, bem como o excesso ou escassez de matérias-primas.

O último é particularmente prejudicial, pois afeta a empresa que pode sofrer perdas financeiras devido à validade do material ocasionada pelo excesso de matérias-primas encalhadas. Além disso, pode impactar as vendas em decorrência da ausência desses elementos decisivos para o processo de produção.

No entanto, um bom sistema de gestão permite compreender o momento ideal de compra e facilita a negociação de preços junto aos fornecedores.

2. Maior eficiência com automação comercial

Quanto maior a eficácia nos processos de uma empresa, menor será o índice de falhas, sendo um dos principais objetivos da automação comercial.

Os sistemas de gestão funcionam como um mecanismo de controle interno, por meio do qual uma empresa pode realizar com facilidade os seguintes procedimentos:

  • Emissões de notas fiscais;
  • Logísticas bancárias;
  • Verificação contábil.

Isso ocorre porque esses sistemas são capazes de realizar cálculos automatizados e preencher automaticamente as informações necessárias para documentos, indicadores, análises, relatórios e muito mais.

Todas essas atividades são realizadas de forma precisa, reduzindo o retrabalho. A apuração feita manualmente possui uma maior chance de erros, o que compromete o capital do negócio.

3. Assertividade no controle financeiro

Conforme o número de vendas de uma empresa aumenta, cresce também o volume de informações que impactam no fluxo de caixa, tais como:

  • Produto ou serviço vendido;
  • Número total de vendas;
  • Clientes atendidos;
  • Fornecedores da empresa;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Faturamento e lucro.

Todas essas informações são importantes para o planejamento do orçamento, mas como organizar tudo isso com dados provenientes de diversos setores?

A automação gerencial deve ser a principal ferramenta para o controle de custos, permitindo a integração e automação dos dados em um único local. Dessa forma, é possível identificar pontos de melhoria que geram economia e impulsionam o crescimento dos lucros do negócio, por meio da centralização das informações.

4. Integração dos setores

Como mencionado anteriormente, a integração de diversos setores de uma empresa é algo alcançável por meio de softwares de gestão empresarial.

Uma das melhores opções nesse sentido é o ERP, um sistema de gestão online que possibilita a conexão entre áreas como vendas, estoque, compras e todos os demais setores. Essa integração não facilita somente o controle financeiro, mas também melhora o gerenciamento e a transparência dos dados e informações utilizados em diversos processos.

Com o ERP, as informações são centralizadas em um único sistema, permitindo acesso rápido e fácil a dados atualizados em tempo real. Isso proporciona uma visão abrangente do desempenho da empresa, permitindo uma tomada de decisões mais embasada e estratégica.

Além disso, a integração dos setores por meio do sistema de gestão empresarial reduz a redundância de dados, evitando retrabalho e garantindo a consistência das informações. Isso resulta em maior eficiência operacional, otimização de recursos e uma melhoria geral nos processos empresariais.

5. Organização facilitada

Por fim, é válido ressaltar um importante motivo para pequena empresa usar ERP: a organização de documentos, relatórios e informações da empresa.

Investir em tecnologias que facilitem o controle e acesso a arquivos importantes, como notas fiscais emitidas ou contas pagas, é essencial. Os sistemas de gestão tornam possível o armazenamento e registro de todos os dados de forma segura e organizada, em uma rede de compartilhamento própria, com acesso facilitado.

Dessa forma, os sistemas de gestão garantem que os documentos estejam armazenados adequadamente, possibilitando uma recuperação rápida e eficiente quando necessário. Além disso, asseguram a segurança dos dados, evitando perdas, extravios ou acesso não autorizado.

Conclusão

Em resumo, podemos afirmar que o principal motivo para pequena empresa usar ERP é a capacidade de agilizar os processos internos.

Dessa forma, é possível aumentar o potencial de crescimento no mercado, melhorar a produtividade e economizar tempo e dinheiro. Todos esses recursos podem ser mais bem aproveitados, permitindo que as atividades que realmente exigem controle manual sejam prioritárias. Deixe para os softwares de automação o acompanhamento, registro, análise e muito mais das informações dos diversos setores presentes na empresa.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o sistema de gestão para pequenas empresas? Deixe seu comentário, será um prazer responder!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo