Projetar Fluxo de Caixa

Projetar o fluxo de caixa do seu negócio nunca foi tão simples. Faça hoje mesmo como o GestãoClick e poupe tempo!
Projetar Fluxo de Caixa

Se você está lendo nosso artigo, entendemos que você já entenda um pouco sobre a importância do fluxo de caixa para sua empresa, mas se ainda não sabe entra aqui para saber um pouco mais de como um programa para fluxo de caixa, vai te ajudar.

De forma básica, o fluxo de caixa é construído com base nas informações realizadas, ou seja, das entradas e saídas de dinheiro que já aconteceram na empresa. Agora a Projeção de Fluxo de Caixa, tem a mesma estruturação, porém é feito com base na estimativa de entradas e saídas de dinheiro que afetarão seu caixa.
Estas estimativas são feitas de diversas formas, mas em geral consiste na análise de dados passados e projeções de cenários futuros.
 

Como montar uma Projeção de Fluxo de Caixa?

Projetar seu caixa é como um relatório gerencial, cada empresa tem a sua maneira de organizar seu Fluxo de Caixa de forma a extrair informações essenciais mais facilmente.

Independente das particularidades de cada empresa é fundamental que a Projeção dividida em pelo menos três grandes grupos facilitores a compreensão do que a empresa tem, quanto ela ganha, o que ela gasta.

Operacionais: neste grupo que estarão as receitas das vendas de mercadorias e serviços, os custos de produção, as despesas de venda e administração. Desde a compra de matéria-prima e gastos com transporte até o pagamento de funcionários e a energia elétrica. É aqui que estará o dia-a-dia do negócio.

Investimento: neste grupo é onde devem aparecer todas as movimentações referentes a investimentos, como a compra de bens para empresa (computadores, móveis, máquinas, equipamentos, veículos, etc.) e também investimentos financeiros (aplicações), se for o caso.

Atividades de Financiamento: por fim, neste grupo devem ser listadas todas as entradas e saídas provenientes de atividades de financiamento, como pagamento de juros e amortização de empréstimos bancários.
 

Por que realizar a Projeção de Fluxo de Caixa?

Projetar o seu fluxo de caixa é basicamente saber se a sua empresa estará ou não de portas abertas ao final de um certo período de tempo.  O Fluxo de Caixa, além de auxiliar no controle financeiro da sua empresa, é uma importante ferramenta para a tomada de decisões.

O correto controle de Fluxo de Caixa, aliado a uma boa Projeção de Fluxo de Caixa mostra de forma direta e objetiva se a empresa terá dinheiro em caixa para saldar seus compromissos financeiros em um determinado período futuro ou não.

Lmbramos que ao contrário do DRE do fluxo de caixa que demonstra se a operação é lucrativa, a Projeção de Fluxo de Caixa vai mostrar se a empresa vai terá dinheiro disponível quando precisar dele ou se precisará a recorrer a fontes externas para honrar seus compromissos.

Atentar-se para essa questão é importante, muitas vezes a companhia pode ter um grande volume de vendas, apresentando lucro. Porém pode estar com seus Prazos de Pagamentos e Recebimentos mal organizados, ficando assim sem previsão do dinheiro em caixa, e essa informação é obtida exatamente pela leitura de informações de períodos do seu negócio.

Controle todos os processos essenciais para realizar a projeção do seu caixa com o GestãoClik e tenha informações em tmepo real de todas a movimentações realizadas em setores distintos, afinal somos integrados desde o cadastro de clientes até os relatórios. 

 

Teste gratuitamente na prática sem inserir dados de pagamentos como nossa solução otimizará os processos essenciais para realizar uma projeção de caixa, de forma simples e objetiva!


 

Veja alguns recursos

Veja algumas das funcionalidades que oferecemos para auxílio na gestão da sua empresa.

Descomplique as finanças empresariais: tenha um controle financeiro eficiente para a saúde do seu negócio.

Organize seu estoque de mercadorias, supervisionando as entradas e saídas de forma impecável.

O Programa de PDV Online GestãoClick é ideal para lojas que normalmente lidam com um grande fluxo diário de clientes e que precisa realizar vendas rápidas e com muita facilidade

Para vender produto ou prestar serviço, o orçamento ideal aumenta seu profissionalismo para fechar propostas.

Controle suas ordens de serviços sem complicação. Nosso software de gestão empresarial é bem completo para gerenciar suas vendas de produtos e serviços.

Com o Software Emissor de Nota Fiscal Online do GestãoClick você pode emitir notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços com rapidez e facilidade.

Controle todos os boletos emitidos por sua empresa e acompanhe cada pagamento feito por seu cliente através desta ferramenta

Registre as entradas de produtos em seu estoque. Quando suas mercadorias chegarem do seu fornecedor, você dará entrada no seu estoque através da compra ou importar o arquivo XML

O Sistema ERP permite que você controle o tipo de acesso de seus funcionários para uso do software, sendo que você pode configurar aquilo que cada um terá acesso

Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo