Qual é a importância do controle fiscal?
A legislação brasileira exige que as empresas cumpram suas obrigações fiscais, contábeis e financeiras. Esse processo tem impacto direto no sistema financeiro de uma empresa. Afinal, o controle fiscal visa analisar as melhores alternativas para as empresas e planejar a utilização de benefícios e créditos fiscais. Dessa forma, uma boa gestão tributária é atuar de […]
A legislação brasileira exige que as empresas cumpram suas obrigações fiscais, contábeis e financeiras. Esse processo tem impacto direto no sistema financeiro de uma empresa. Afinal, o controle fiscal visa analisar as melhores alternativas para as empresas e planejar a utilização de benefícios e créditos fiscais.
Dessa forma, uma boa gestão tributária é atuar de forma cautelar para evitar que a empresa deixe de cumprir suas obrigações fiscais e fique sujeita à autuação fiscal. Também busca organizar e gerenciar informações vitais enquanto desenvolve estratégias para melhorar a saúde financeira de um negócio.
Para isso, é preciso ter atenção a todos os setores, pois alguns afetam diretamente a saúde financeira da empresa. Portanto, o controle tributário é um processo que vai além da gestão tributária, sendo de importância estratégica e necessária para as empresas.
Agora que você já entendeu qual a importância do controle fiscal, que tal vermos os benefícios de obter esse tipo de política em seu negócio? Então, vamos lá!
Acompanhe a leitura!
Nota Fiscal: o que é?
A nota fiscal é um documento oficial o qual serve para registrar determinadas operações e movimentações de produtos.
Ou seja, trata-se de obrigações acessórias que servem, também, para ajudar o fisco a controlar o recolhimento de impostos.
Antigamente, elas eram emitidas por meio de formulários contínuos ou de talões, os quais eram emitidos por gráficas previamente autorizadas pela Secretaria da Fazenda do estado ou do município.
Hoje em dia, usamos a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e), emitidas por meio de arquivo XML.
Leia também → O que é Nota Fiscal de Entrada ou de Compra?
7 benefícios que você terá ao fazer o controle fiscal em sua empresa
Existem muitos benefícios relacionados ao controle de notas fiscais, mas reunimos os principais. Veja abaixo!
- Controle centralizado;
- Gestão contábil otimizada;
- Regularização junto ao fisco;
- Melhoria dos processos internos;
- Aumento nos índices de acertos em sua empresa;
- Facilidade em encontrar seus documentos;
- Evita o pagamento de multas, juros e outras sanções.
Com o controle de notas fiscais, você terá mais eficiência e agilidade no dia a dia da sua empresa.
Dicas imperdíveis para fazer uma boa gestão fiscal
Você sabe como implementar as boas práticas tributárias na sua empresa? Calma, nós temos a resposta correta! Confira os tópicos abaixo:
Fique por dentro da legislação
Primeiramente é importante entender completamente a legislação fiscal do seu mercado de atuação, principalmente para suas atividades primárias e secundárias.
Já falamos do regime tributário, os diferentes e principais tributos que devem ser pagos (ou o imposto MEI), as obrigações acessórias exigidas, entre muitos outros.
Neste caso, o regime tributário pode ser o principal: é com base nele que você entenderá como deverá calcular seus impostos.
Faça um planejamento fiscal
Com um bom planejamento fiscal, você terá uma visão mais abrangente do seu calendário de obrigações e das tributações que devem ser pagas.
Desse modo, pode se organizar em relação ao caixa para não faltar dinheiro em nenhum momento/mês.
Mantenha os processos organizados
Sabemos que o dia a dia do pequeno e microempresário é repleto de processos, não é mesmo? Ordens de serviço, documentos fiscais, estoque, contas a pagar e receber… uma verdadeira loucura, né?
Por isso, você deve ficar atento na organização! Isso contribuirá não apenas com sua produtividade, mas também com um exemplar compliance fiscal que ajude no cumprimento das obrigações tributárias.
Invista em um sistema de gestão
Investir em um sistema de gestão empresarial é um passo fundamental para que tudo aconteça, principalmente os pontos que mencionamos acima.
Hoje, investir no sistema de gestão empresarial é uma forma de definir um prazo de validade para o seu negócio.
Mesmo com a terrível burocracia associada à administração tributária brasileira, ela evoluiu e atua basicamente no âmbito digital.
Por isso, utilize um sistema de gestão para controlar ações, automatizar processos, armazenar documentos, aumentar a eficiência de toda a administração tributária e muito mais.
Basta encontrar a solução certa para o seu negócio que combina um amplo conjunto de recursos e um preço que cabe no seu bolso.
Você pode se interessar → Qual emissor de nota fiscal devo escolher?
Conte com o apoio de um software eficiente
Como podemos ver, o controle fiscal é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu porte.
Para MEI, micro e pequenas empresas, essa é uma questão importante para poderem operar e crescer com tranquilidade.
O GestãoClick é o sistema de software online e completo que facilita a gestão da sua empresa. Uma solução completa e simples de usar. Disponível de forma online a qualquer hora, em qualquer lugar.
Aproveite a GestãoClick por 10 dias grátis. Assim você pode confirmar por si só que ela é um recurso indispensável para o seu negócio.
Nosso conteúdo foi útil para você e sua empresa? Então, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas. Fique de olho em nossas redes sociais: instagram, facebook e Linkedin.