Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Ganhe eficiência no controle de produtos com um sistema ERP

Ganhe eficiência no controle de produtos com um sistema ERP

Otimizar o controle de produtos é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, um software ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento de Recursos Empresariais) é uma solução tecnológica inteligente para integrar e automatizar diversos processos, incluindo o controle de produtos. Com todas as informações integradas e acessíveis em um único sistema, os gestores têm uma […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Ganhe eficiência no controle de produtos com um sistema ERP

Otimizar o controle de produtos é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, um software ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento de Recursos Empresariais) é uma solução tecnológica inteligente para integrar e automatizar diversos processos, incluindo o controle de produtos.

Com todas as informações integradas e acessíveis em um único sistema, os gestores têm uma visão completa e em tempo real de seus produtos, o que aumenta a eficiência, facilita a tomada de decisões e impulsiona a lucratividade do negócio.

Acompanhe os tópicos:

  • A importância do controle de produtos;
  • Como um sistema ERP pode otimizar o controle de produtos;
  • Integração com outras áreas do seu negócio.

Boa leitura!

A importância do controle de produtos 

Realizar o controle de produtos é uma etapa importante para empresas de diferentes portes e segmentos de mercado, como indústrias, comércio varejista, farmacêutico, alimentício e muitos outros. 

Além disso, esse gerenciamento de mercadorias envolve aspectos como estoque, movimentação, validade, qualidade, rastreabilidade, entre outros. Assim, é possível compreender que a importância do controle de produtos está relacionada a diversos fatores. Por isso, esse procedimento deve ser realizado de maneira eficiente e sistemática para garantir o bom funcionamento e a lucratividade da sua empresa.

Nesse sentido, o controle de estoque é um dos principais pontos que devem ser considerados. Uma gestão de estoque eficiente e adequada permite que você tenha conhecimento preciso da quantidade de cada produto armazenado, evitando tanto a escassez quanto o excesso de determinados itens. Isso é extremamente significativo, uma vez que mercadorias paradas ou faltantes são praticamente sinônimo de prejuízo financeiro.

Como um sistema ERP pode otimizar o controle de produtos

Utilizar um sistema ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento de Recursos Empresariais) vai te ajudar ‒ e muito! ‒ a realizar um controle de produtos mais prático, rápido e eficaz. 

Afinal, um ERP como o da GestãoClick, oferece diversas possibilidades de acompanhamento e controle de produtos, que envolvem diferentes partes do processo dentro de uma empresa

A seguir, confira três delas:

Cadastro de mercadorias

Essa funcionalidade é a base para que o controle de produtos seja realizado de maneira eficaz. Afinal, esse procedimento de cadastro facilita a organização e o armazenamento de informações.

Os dados têm múltiplas aplicações no software, podendo ser utilizados em diferentes momentos. Por exemplo, durante uma venda (cadastro de venda ou PDV online) ou ao gerar uma ordem de serviço, basta selecionar o produto para que todas as informações cadastradas sejam exibidas automaticamente.

Dessa forma, você pode cadastrar mercadorias com variações, como tamanho, cor e outros atributos. Por exemplo, se o produto é uma camiseta, você consegue incluir diferentes tamanhos e cores para o mesmo item. 

Além disso, é possível registrar artigos com composições, o que é bastante útil para empresas que fabricam ou produzem seus próprios produtos. Porque, na prática, o empreendedor consegue cadastrar a composição de ingredientes de um sanduíche ou os componentes de uma bicicleta.

Controle de produtos vendidos

O nosso programa de controle de produtos permite que o gestor atualize instantaneamente as mercadorias que foram vendidas, o que facilita ainda mais o controle de estoque.

Além de controlar as vendas de forma abrangente, é possível registrar a saída das mercadorias em uma única tela, ao mesmo tempo em que atualiza o estoque em tempo real. Isso permite um gerenciamento eficiente e preciso das movimentações de estoque, proporcionando um controle mais completo e meticuloso.

Sistema de estoque online

Por fim, com o completo sistema de estoque online da GestãoClick, você consegue realizar o gerenciamento de uma ampla variedade de recursos, como produtos, pedidos, compras, movimentações, transferências, relatórios, fornecedores e muito mais.

Também é possível realizar a transferência de estoque. Ou seja, a gestão de estoque entre uma loja e outra. Tudo isso de forma simples, rápida e prática. Assim, você evita perda de mercadorias ou outros problemas advindos de uma gestão de estoque não automatizada. Pois, utilizando o controle de estoque online, você pode gerenciar mais de uma empresa em um só lugar.

Outros recursos importantes disponíveis nessa funcionalidade são:

Integração com outras áreas do seu negócio

Agora que você já entendeu melhor sobre o funcionamento do controle de produtos do nosso ERP, chegou o momento de compreender como esse tipo de gestão pode impactar em outras áreas do seu negócio.

A integração do controle de produtos do GestãoClick com outras áreas do seu negócio proporciona diversos benefícios. Por exemplo, a sincronização dos dados de produtos com o setor de vendas permite uma visão precisa do estoque disponível, evitando vendas de produtos indisponíveis e melhorando a experiência do cliente. 

Além do mais, a integração com o departamento de compras agiliza o processo de reposição de estoque, evitando a falta de produtos essenciais. 

Da mesma forma que a funcionalidade de controle de produtos é capaz de gerar relatórios de estoque, o software também possibilita que você obtenha relatórios completos e atualizados sobre o desempenho das vendas, análise de demanda e identificação de produtos mais lucrativos. 

Isso permite uma visão abrangente das operações comerciais, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e no direcionamento de recursos de forma eficiente. Além disso, a sincronização com outras áreas, como financeiro e contabilidade, permite uma gestão mais integrada e uma melhor análise dos resultados da empresa.

No geral, essa integração entre diferentes áreas do seu negócio garante uma gestão mais eficaz e um crescimento sustentável. Teste o GestãoClick gratuitamente e aproveite essa e todas as outras ferramentas do nosso sistema durante dez dias. 

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo