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Dropshipping: o que é e quais as maiores vantagens

Aqui no blog da GestãoClick, nós já abordamos esse tema algumas vezes, mas é sempre relevante reforçar no que se baseia a ideia de dropshipping e destacar as principais vantagens da adoção desse modelo para as empresas. Compreender esse conceito é muito importante para auxiliar os empreendedores a tomar decisões estratégicas e aproveitar ao máximo […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Dropshipping: o que é e quais as maiores vantagens

Aqui no blog da GestãoClick, nós já abordamos esse tema algumas vezes, mas é sempre relevante reforçar no que se baseia a ideia de dropshipping e destacar as principais vantagens da adoção desse modelo para as empresas.

Compreender esse conceito é muito importante para auxiliar os empreendedores a tomar decisões estratégicas e aproveitar ao máximo os benefícios do dropshipping

Para auxiliar você a compreender amplamente esse conceito e a aplicá-lo de maneira eficaz dentro da sua loja virtual/e-commerce, elaboramos este artigo com explicações e com uma lista das maiores vantagens da adoção dessa prática. 

Confira a seguir:  

  • Dropshipping: o que é;
  • Principais vantagens desse modelo;
  • Gestão empresarial estratégica e dropshipping.

Dropshipping: o que é

O dropshipping é um modelo de negócio no qual a empresa não necessita dispor de um estoque físico dos produtos que comercializa. 

Assim, ao adotar o dropshipping, a sua loja virtual atua apenas como uma espécie de intermediador entre o cliente e o fornecedor. Os passos são os seguintes:

  1. O usuário realiza uma compra no e-commerce que adota o dropshipping;
  2. Essa loja recebe a solicitação e o pagamento do cliente;
  3. A empresa responsável pelo pedido encaminha a solicitação e as informações do usuário para o fornecedor/parceiro de dropshipping;
  4. O fornecedor recebe os dados da compra;
  5. Esse parceiro embala e envia o produto diretamente para o comprador;
  6. O consumidor recebe o item comprado em casa. 

Embora possa parecer bastante ousado à primeira vista, esse modelo possui diversas vantagens que o tornam atraente para empreendedores de diferentes nichos. 

Principais vantagens desse modelo

O dropshipping tem crescido bastante nos últimos anos, porque oferece uma série de pontos positivos para os envolvidos no processo. Ou seja, tanto vendedores quanto fornecedores e compradores saem ganhando ao participarem desse ciclo de negócio.

Ainda não conseguiu entender exatamente quais benefícios esse modelo pode oferecer para você? Reunimos algumas das principais vantagens, para que te ajudar a compreender melhor esse processo e avaliar se ele é viável ou não para o seu negócio.

Vantagens para vendedores

Vender produtos na internet pode ser algo desafiador, principalmente para quem está começando e conta com baixo capital para investimentos iniciais. Além disso, pequenos empreendedores também podem passar por uma série de dificuldades principalmente com relação à ausência de uma loja ou estoque físicos.

O dropshipping surgiu como um facilitador para esse tipo de situação e suas vantagens podem auxiliar o empresário a alavancar suas vendas online mais rapidamente, além de otimizar processos internos.

  • Baixo investimento inicial: com o dropshipping, o vendedor não precisa se preocupar em investir capital em um estoque físico. Essa possibilidade reduz consideravelmente os custos para investimento no início da jornada de empreendedorismo digital e possibilita que esses recursos sejam utilizados para investimentos em outras áreas, como gestão empresarial e marketing.
  • Menos riscos operacionais: como os vendedores não lidarão com estoque próprio, armazenamento, embalagem e processo de envio, os riscos de operação tornam-se bem menores. Em outras palavras, nada de produto estacionado no estoque ou de despesas relacionadas a envio. O dropshipping permite que o vendedor evite riscos e despesas, pois transfere essas responsabilidades aos fornecedores.
  • Maior variedade e flexibilidade: o dropshipping concede aos vendedores flexibilidade para lidar com formas de trabalho, ofertas, organização e disponibilidade. Além disso, o modelo permite um leque muito maior de possíveis produtos, de variados nichos e segmentos. O que garante grande vantagem competitiva e capacidade de adaptação às exigências do mercado.

Benefícios para fornecedores

Os fornecedores são peça fundamental para que o dropshipping funcione da maneira correta e garanta benefícios para vendedores, compradores e, claro, para os próprios fornecedores também.

  • Menos risco financeiro: o dropshipping concentra os riscos financeiros ‒ falta de pagamento de clientes, por exemplo ‒ nos próprios vendedores. Assim, os fornecedores só precisam realizar o envio dos produtos após o recebimento do pedido e da confirmação do pagamento, o que elimina o risco de estoque não vendido ou desperdiçado.
  • Grande alcance mercadológico: essa é uma das principais vantagens que os fornecedores encontram no dropshipping. Com ele, é possível aumentar de forma significativa o alcance de mercado, atingindo vendedores e nichos bastante específicos e ampliando a cartela de clientes.
  • Ampliação do número de vendas: como consequência do benefício anterior, as vendas tendem a aumentar muito. Pois os vendedores funcionam como uma espécie de promotores das mercadorias em tempo integral, sem preocupações com outras áreas do ciclo de vendas. Por isso, há uma grande exposição da marca e dos produtos fornecidos.

Aspectos favoráveis para clientes

É óbvio que o dropshipping não teria tanto sucesso se os clientes também não fossem verdadeiramente beneficiados com o processo. Conhecer os aspectos favoráveis para os consumidores é importante para ajudar você a tomar a decisão certa para o futuro do seu negócio online.

  • Grande variedade de produtos: os clientes possuem acesso a uma enorme variedade de produtos de diferentes vendedores e fornecedores. Esse fator facilita com que o comprador encontre o item desejado e até mesmo em maior quantidade.
  • Preços competitivos: os vendedores que adotam o dropshipping normalmente são mais ousados com preços e promoções. Isso porque eles não possuem tantos custos quanto um vendedor que possui um estoque físico e tenha gastos com armazenamento e envio de produtos. Essa diminuição de gastos gera automaticamente benefícios para o consumidor final, que encontrará preços mais competitivos e viáveis para a sua condição financeira.
  • Praticidade e agilidade: no geral, comprar online é sempre mais prático e rápido. Com o dropshipping fica ainda mais descomplicado e cômodo, porque além de poder realizar a compra de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, o cliente ainda tem a vantagem de ter o produto enviado de maneira mais rápida. Isso porque o fornecedor não precisa se preocupar com o processo de vendas, apenas com embalo e despacho das mercadorias.

Gestão empresarial estratégica e dropshipping

Ter uma gestão empresarial estratégica é peça fundamental para que um negócio online consiga alcançar prosperidade. Isso não é diferente com o dropshipping. Nesse contexto, o GestãoClick pode ser bastante útil para empreendedores que adotam ou pretendem adotar esse modelo.

O nosso software de gestão empresarial é capaz de facilitar operações de dropshipping e otimizar o gerenciamento de dados importantes para a sua loja virtual. Assim sendo, é importante ressaltar que o GestãoClick é uma ferramenta ERP que apresenta diversas integrações que tem como objetivo principal descomplicar a rotina do empresário. Algumas dessas integrações são essenciais para o gerenciamento de um e-commerce.

Nosso ERP possui integração com a Loja Integrada, Mercado Pago e NuvemShop, plataformas que realizam vendas online com facilidade e rapidez. Com isso, você consegue sincronizar dados automaticamente da sua loja digital com o ERP, armazenando informações, gerindo relatórios e automatizando processos

Essa função elimina a necessidade de ter diferentes planilhas confusas e papeladas obsoletas. Com o GestãoClick, você centraliza todas as informações em um único software, que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, basta que o dispositivo esteja devidamente conectado à internet. Tudo isso de maneira prática, segura e estratégica, visando ampliar o lucro do seu negócio e aumentar a confiabilidade da sua empresa.

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Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Carol é jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em revisão e preparação de textos pela PUC Minas.
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