Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » 7 tendências para aumentar as vendas online

7 tendências para aumentar as vendas online

A pandemia de Covid-19 impulsionou ainda mais o crescimento, já constante, de vendas online. Agora, mesmo no período pós-pandemia, o volume desse tipo de venda continua bastante intenso. Isso mostra que esse é um hábito que veio para ficar. Mas, afinal, você sabe como aumentar as vendas online? Veja abaixo! Os consumidores estão, cada vez […]

Por GestãoClick
Atualizado em
7 tendências para aumentar as vendas online

A pandemia de Covid-19 impulsionou ainda mais o crescimento, já constante, de vendas online. Agora, mesmo no período pós-pandemia, o volume desse tipo de venda continua bastante intenso. Isso mostra que esse é um hábito que veio para ficar. Mas, afinal, você sabe como aumentar as vendas online? Veja abaixo!

Os consumidores estão, cada vez mais, escolhendo opções que apresentam maior facilidade e comodidade para o seu dia a dia. Nesse caso, é fundamental que a empresa esteja atenta e acompanhe de perto a evolução do comportamento do consumidor, que está em constante mudança.

Atualmente, os consumidores esperam, mais do que nunca, uma experiência de compra personalizada, rápida e fácil. Assim, investir nas tendências do e-commerce permitirá que você se adapte a essas necessidades de forma mais assertiva. 

Portanto, é importante ajustar suas estratégias para se adaptar às demandas em constante evolução do mercado, às expectativas dos consumidores, aos novos canais e às ferramentas digitais, usando o e-commerce como uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas online.

Neste conteúdo, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as principais tendências que podem impulsionar suas vendas online no contexto atual. Descubra estratégias eficazes e conheça boas práticas para alcançar resultados excepcionais em seu negócio.

Boa leitura!

Quais as principais tendências para aumentar as vendas online?

Você precisa conhecer seus consumidores, sua concorrência e, principalmente, as melhores estratégias para alavancar o seu negócio. Logo, pensando em te ajudar nessa tarefa, reunimos uma lista com algumas dicas essenciais para garantir o seu sucesso nas vendas.

Está com papel e caneta em mãos? Ótimo! Vamos começar!

Leia também: Vendas multicanal: conheça estratégias para aumentar suas vendas

1. Analise o comportamento do consumidor

Estudar o comportamento do público-alvo é fundamental para quem está começando a desenvolver uma estratégia sólida de vendas online. Outro detalhe importante é analisar o que os seus potenciais clientes têm procurado na internet

No começo da pandemia de Covid-19, por exemplo, foi comum encontrar buscas por novas informações, trends e dicas no YouTube. Alguns temas — como “home office” —, conforme o Think With Google, tiveram um crescimento de 48% se comparado ao ano de 2019. Outros assuntos em alta foram “exercícios em casa”, “receitas rápidas e práticas” etc.

Sendo assim, se a sua marca tivesse produtos relacionados a esses tópicos, uma ótima ideia seria investir em estratégias de marketing no YouTube, para atrair leads qualificados e alavancar as vendas. 

2. Estude a concorrência

Será que os seus concorrentes estão abaixando ou aumentando os preços dos produtos? Fazer uma análise aprofundada desse comportamento pode parecer invasivo, mas é essencial para manter-se competitivo no mercado.

Portanto, observe os tipos de vendas que eles estão realizando, as principais configurações dos sites, os preços e as promoções, bem como as páginas de checkout. Caso seja possível, realize compras para testar e conhecer as formas de pagamento e de entrega que estão sendo disponibilizadas.

Acompanhar e compreender as estratégias de precificação dos concorrentes pode fornecer insights valiosos sobre as tendências do mercado e ajudar a tomar decisões mais informadas pensando em estratégias para aumentar as vendas online.

Além disso, entre em contato com o atendimento para verificar se há demora na resposta. Ter esse tipo de acompanhamento te ajuda a pensar “fora da caixa” e perceber, junto ao comportamento do seu consumidor, quais necessidades dele ainda não foram supridas e como você pode resolver.

3. Aplique uma estratégia de preços

A estratégia de preços de sua empresa está totalmente relacionada à análise da concorrência. Essa precificação garante que sua loja atinja o custo ideal para cada produto, com base no equilíbrio entre o valor das ofertas em relação aos concorrentes e a demanda dos clientes.

Por isso, para aumentar as vendas online, é importante entender a inteligência de mercado e alguns conceitos de precificação de produtos, como custos variáveis, tributação corporativa, margem de lucro e margem de contribuição.

Aprenda aqui: Margem de contribuição: o que é e como calculá-la no seu negócio

4. Ofereça diferentes meios de pagamento

Aumentar as opções de pagamento para o cliente é sempre uma boa alternativa para aumentar as vendas online. Nesse caso, é importante oferecer diferentes meios de pagamento que podem influenciar diretamente na sua taxa de conversão.

No Brasil, os mais utilizados pelos consumidores são o Pix, o boleto bancário e os cartões de débito e crédito. Além disso, você pode disponibilizar um QR Code que direciona o cliente diretamente para o aplicativo do banco escolhido. Sem dor de cabeça, né?

5. Invista em promoções e ofertas especiais

Uma ideia interessante para aumentar as vendas online é oferecer descontos e criar promoções para os seus clientes. Isso porque, nas vendas online, cupons e frete grátis podem ser grandes incentivos para a finalização da compra. 

Porém, para que essas estratégias de descontos e promoções sejam eficazes e gerem lucros para o seu negócio, é fundamental realizar um cálculo preciso e uma análise detalhada dos preços promocionais. Isso envolve considerar não apenas os custos associados à oferta, mas também o impacto nas margens de lucro, a demanda esperada e a competitividade do mercado.

Essa análise permitirá que você ofereça descontos atrativos para os clientes, impulsione suas vendas e, ao mesmo tempo, mantenha a saúde financeira do seu negócio.

6. Trabalhe o pós-venda e tenha um ótimo relacionamento com o cliente

O pós-venda e o relacionamento com os seus consumidores são etapas de venda fundamentais para a fidelização e a recorrência das compras. Portanto, é importante realizar o acompanhamento da venda, monitorar a satisfação do cliente e nutrir esse consumidor com novas ofertas e, até mesmo, novidades que estão chegando na sua loja virtual.

7. Acompanhe as tendências do mercado

A indústria passa por constantes transformações, portanto, é fundamental acompanhar as tendências em alta e utilizar as melhores estratégias para impulsionar as vendas do seu negócio. Ficar atento às mudanças e entender as preferências dos consumidores permitirá que você se adapte de forma ágil e eficiente, mantendo-se relevante e conquistando resultados positivos no mercado atual.

E, para se manter sempre atualizado sobre as tendências do mercado, acompanhe o blog da GestãoClick

Leia também: 12 dicas essenciais para o seu negócio

E aí, já assimilou todas as dicas para impulsionar suas vendas ao máximo?

Se você está pensando em aumentar as vendas do seu e-commerce, conheça o GestãoClick e não deixe de acompanhar nossos conteúdos! 

Além disso, aproveite todas as funcionalidades do nosso sistema testando o GestãoClick por 10 dias grátis. Essas funcionalidades incluem a integração com plataformas de e-commerce, como a Loja Integrada, Nuvemshop e Mercado Pago. Isso facilita a comunicação entre canais de venda e o sistema de gestão, além de tornar o fluxo de informações mais fluido e coerente, ajudando a aumentar as vendas online.

Nosso conteúdo foi útil para você e sua empresa? Então, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas.

Até a próxima!

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo