Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » 7 dicas para lucrar mais em 2023

7 dicas para lucrar mais em 2023

Todos estão cansados de ver os jonais falando sobre a crise e as perspectivas ruins para a economia brasileira. São muitos os motivos para que as pessoas não acreditem em sucesso financeiro em 2017, mas é preciso acreditar em possibilidades de aumento dos lucros. Pensando nos desafios que vêm pela frente, elaboramos um série de 5 dicas para te ajudar no ano que se aproxima.

Por GestãoClick
Atualizado em
7 dicas para lucrar mais em 2023

Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas precisaram se reinventar para conseguir sobreviver frente às mudanças drásticas e inesperadas do mercado. Em 2023, com o fim da pandemia, a realidade é outra. Porém, algumas situações modificaram para sempre a forma como as pessoas enxergam o consumo. Com isso, os empreendedores precisam adotar novas medidas para lucrar mais neste ano.

Pensando nos desafios que vêm pela frente, elaboramos uma série de 7 dicas para te ajudar a impulsionar os lucros do seu negócio neste ano.

1- Avalie os resultados dos últimos meses

Nossa primeira dica é o básico que dá certo: quem quer crescer e lucrar mais precisa saber qual a sua realidade de mercado e os desafios que enfrenta.

Observe suas contas, contabilize quais setores estão alcançando melhores resultados, visualize os pontos negativos de seus balanços financeiros. Além disso, construa uma avaliação que possibilite uma análise ampla e complexa dos fatores que influenciam em sua rotina financeira, como gastos extras, feriados, impostos e manuntenção de estoque e equipamentos.

Após essa reflexão e processamento de informações, vá em direção ao próximo passo.

Leia também: https://gestaoclick.com.br/blog/os-principais-indicadores-de-desempenho-empresarial-e-como-utiliza-los/ 

2- Estude o mercado e a concorrência

Os seus concorrentes e os outros setores do mercado podem ter a resposta para os seus problemas. Nenhuma empresa está livre de imprevistos e imperfeições administrativas. Por isso, para evitar os piores entraves, é necessário tentar prever os prejuízos e reduzir as falhas gerenciais.

Aprenda com os seus concorrentes, tanto nos exemplos positivos quanto nos negativos. É importante que você fuja do senso comum, diversifique suas fontes de informação e esteja aberto a novas ideias. Manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e as inovações em seu setor também é um ponto crucial para ajudar você a lucrar mais.

3- Elabore um planejamento e defina metas graduais

Após essa avaliação interna e externa, construa um cronograma administrativo e de ações.

Com todas as informações levantadas sobre o seu passado recente em mãos e após uma leitura estratégica do seu campo de atuação e do mercado, faça reuniões com sua equipe.

Encontre-se com o seu time e, em conjunto, construam um plano detalhado de ações para cada mês e para cada semana deste ano. Assim, você define metas mais realistas e traça um planejamento estratégico eficiente e viável de acordo com a realidade da sua equipe e do seu negóvio.

Desse modo, o seu futuro estará mais claro, para você e todos aqueles que trabalham em seu projeto.

4- Seja flexível

Para que as metas do seu planejamento estratégico sejam alcançadas, você precisará fazer mudanças em alguns pontos da sua empresa que estão estagnados. Ser flexível é essencial para lucrar mais. Isso significa estar aberto a novas ideias, avaliar constantemente seus processos, identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças quando necessário.

Por isso é imprescindível que você:

  • Busque diversificar seus produtos e/ou serviços;
  • Esteja atento e se adapte às mudanças tecnológicas, adotando novas formas de promover suas vendas e de gerenciar sua empresa;
  • Flexibilize preços e formas de pagamento de acordo com as demandas dos seus clientes;
  • Ofereça horários de funcionamento mais flexíveis;
  • Invista em atendimento humanizado;
  • Diversifique seus canais de venda, ter um site ou uma loja no Instagram podem ajudar a alavancar ainda mais as vendas na sua empresa.

5- Construa parcerias estratégicas

Encontre parceiros que atuem em setores relacionados aos seus objetivos. Essa é uma ótima forma de aumentar a sua visibilidade e, consequentemente, ganhar clientes e força no mercado.

Repare que as maiores corporações sempre atuam em parceria, seja com outras empresas ou até mesmo com influenciadores digitais ligados àquele determinado nicho. Provavelmente você não vai conseguir fazer com que o seu empreendimento comece a lucrar mais sozinho.

Se informe, converse, visite feiras, eventos e faça networking. Em novas relações você encontrará diferentes possibilidades de expansão.

6- Esteja presente nas redes sociais

Pode parecer futilidade ou perda de tempo, mas a presença ativa nas redes sociais é fundamental para alavancar o lucro de qualquer empresa nos dias de hoje, independentemente do seu porte ou segmento.

Afinal, o número de pessoas que utilizam esses canais está cada vez maior, abrangendo diferentes faixas etárias e classes sociais. As redes sociais desempenham um papel crucial como vitrine, permitindo a divulgação de informações e até mesmo a realização de compras de forma facilitada.

Portanto, estar presente ativamente nas redes sociais é uma forma eficiente de alcançar um público maior, fortalecer sua marca e maximizar seus lucros.

7- Automatize processos

Você não vai conseguir aumentar sua lucratividade se continuar perdendo tempo com várias planilhas e com papeladas desnecessárias. Por isso, o ideal para conseguir lucrar mais é adotar um sistema de gerenciamento online, um ERP, como o da GestãoClick.

Ao utilizar o nosso software, você automatiza aquilo que não precisa, necessariamente, ser feito
manualmente. Isso inclui tarefas como registros de vendas, controle de estoque, emissão de notas fiscais, gestão de clientes e fornecedores, entre outros processos operacionais.

Automatizando essas atividades, você consegue ganhar tempo e maximizar a eficiência dos seus processos, reduzindo erros e permitindo que a sua equipe foque em atividades que realmente exigem intervenção humana.

Nós da GestãoClick oferecemos o melhor software de gerenciamento do mercado. Faça um teste gratuito durante 10 dias e comece a automatizar seus processos agora mesmo!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo