Fluxo de Caixa Básico
Se o empreendedor analisar apenas as entradas (vendas ou contratos), pode se enganar quando a real situação financeira da empresa. Conheça o programa para Fluxo de Caixa Básico.
Se o empreendedor analisar apenas as entradas (vendas ou contratos), pode se enganar quando a real situação financeira da empresa.
Um aumento repentino nas vendas ou alteração na data de vencimento dos contratos precisa levar em conta os débitos da empresa. O balanceamento entre os valores de entrada e os valores de saída é chamado de fluxo de caixa.
O que é fluxo de caixa básico?
Geralmente, pequenas empresas começam esse tipo de organização através de planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online capaz de realizar o fluxo de caixa básico automaticamente.
Com o fluxo de caixa básico você consegue:
Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
Avaliar se o recebimento das vendas será suficiente para manter a empresa no verde;
Tomar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro previamente;
Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;
Ter dados precisos para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;
Analisar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;
Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.
Veja um exemplo de fluxo de caixa básico:
Como fazer fluxo de caixa?
O uso de planilhas dentro de empresas já está defasado. Realizar um processo tão importante como o fluxo de caixa e submetê-lo a falhas humanas é um grande risco para a sua gestão. Por isso, recomendamos o uso de um software de fluxo de caixa básico capaz de automatizar esse processo e fornecer dados precisos quanto a situação financeira da sua empresa.
Veja alguns recursos
Veja algumas das funcionalidades que oferecemos para auxílio na gestão da sua empresa.